Paulo Tapajós

PAULO TAPAJÓS GOMES
(77 anos)
Cantor, Compositor, Produtor e Radialista

* Rio de Janeiro, RJ (20/10/1913)
+ Rio de Janeiro, RJ (29/12/1990)

Estudou desenho na Escola Nacional de Belas Artes, e música com o maestro Lorenzo Fernández. O trio Irmãos Tapajós foi formado em 1927, com seus irmãos Haroldo e Osvaldo.

Em 1928 estreou na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Com a saída do irmão Osvaldo do trio, forma dupla com o irmão Haroldo, gravando "Loura e Morena" de Haroldo Tapajós e Vinicius de Moraes, "Decadência de Pierrô" de Lamartine Babo e Alcir Pires Vermelho, "Eu Chorei" e "Noite Azul". Compôs com Vinicius de Moraes a música "Canção da Noite".

Foi cantor, diretor e produtor de diversos programas da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, em 1942. Saiu da rádio Nacional em 1946 e foi contratado pela Rádio Tupi como diretor artístico. Em 1951 compôs o samba "Morreu o Anacleto", junto com o compositor Donga. Em 1956 gravou o Long Play, chamado "Luar do Sertão".

Dublou diversos desenhos para os estúdios Disney.

Formava a comissão executiva do I Festival Internacional da Canção - TV Rio, Rio de Janeiro, em 1966. Tendo ficado com o cargo de diretor artístico da emissora até 1970.

Em 1971 grava pela RCA Victor "Os Saraus de Jacob - Jacob do Bandolim Recebe o Modinheiro Paulo Tapajós".

Participou de diversos festivais de música pelo país. Por vários anos apresentou, produziu e dirigiu o programa radiofônico "Domingo Musical", do Projeto Minerva - Rádio MEC.

Pai dos cantores e compositores Paulinho Tapajós, Maurício Tapajós e da cantora Dorinha Tapajós.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário