Paulo Fortes

PAULO DE PAIVA FORTES
(73 anos)
Cantor Lírico e Ator

* Rio de Janeiro, RJ (07/02/1923)
+ Rio de Janeiro, RJ (09/01/1997)

Paulo de Paiva Fortes, nasceu em 7 de fevereiro de 1923, filho de Auto Barata Fortes e Zélia de Paiva Fortes, carioca da Rua do Riachuelo, bisneto de Cândido Barata Ribeiro, primeiro prefeito do Rio de Janeiro.

Estudou no Colégio São Bento e bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Rio de Janeiro (1948). Na Faculdade de Direito participou do Teatro Universitário, dirigido por Gerusa Camões. O José Torre o assistiu e o levou a estudar com Gabriella Besanzoni.

Em junho de 1945, Gabriella Besanzoni se despedia da carreira e o apresentava em um concerto no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e na Rádio Gazeta de São Paulo. Neste mesmo ano, em 5 de outubro, estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em La Traviata, sua estréia profissional.

Paulo Fortes estudou com Gabriella Besanzoni, Murillo de Carvalho, Pina Monaco e Flaminio Contini em Florença.

Foi o artista que mais vezes atuou no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Participou como ator em diversos filmes e na TV, fez vários recitais de câmara e gravou vários discos.

Promoveu a colocação da estátua de Carlos Gomes defronte ao Teatro Municipal, na Cinelândia. Foi professor da Escola de Canto Lírico Carmem Gomes, do Teatro Municipal.

Paulo Fortes faleceu em 09/01/1997 aos 73 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário