Homero Silva

HOMERO SILVA
(63 anos)
Apresentador de TV, Radialista e Político

* São Paulo, SP (30/01/1918)
+ São Paulo, SP (19/09/1981)

Foi o primeiro apresentador da televisão brasileira. Apresentava o programa TV Na Taba da TV Tupi. Foi também radialista das rádios Tupi e Difusora nas décadas de 40 e 50. Apresentava o programa de auditório Clube Papai-Noel, onde surgiram vários cantores e cantoras, entre as quais Wilma Bentivegna. Na cidade de São Paulo existe uma praça com o seu nome localizada no bairro da Pompéia, próximo à avenida de mesmo nome.

Homero Silva nasceu em São Paulo, no bairro do Cambuci. Descendente de italianos, seu pai era Eloi Domingues da Silva e a mãe Dona Cândida. Aos 18 anos Homero Silva perdeu o pai, e ele e mais um irmão menor, ficaram aos cuidados de Cândida.

O pai, fotógrafo, era pobre. E assim, Homero e o irmão Gilberto, acostumaram-se a dividir tudo, até um par de sapatos, pois a mãe comprava um número intermediário, que pudesse servir aos dois, na hora de irem à escola. E eles iam em turnos diferentes. Assim mesmo, ambos conseguiram entrar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, respectivamente em primeiro e segundo lugares.

Homero Silva e Assis Chateaubriand
Rapazes sérios, religiosos, extremamente inteligentes, eram admirados por todos. Gilberto, o mais novo, prosseguiu a carreira jurídica, mas Homero fez um concurso de locutor na Rádio Tupi de São Paulo, e passou, pois era dono de uma voz bonita e marcante.

E aí começou a carreira que, se não única, foi a mais importante de sua vida. Logo chegou a diretor da emissora. É preciso lembrar que seu grande sucesso deu-se à apresentação do programa infantil Clube do Papai Noel , onde ele era tão querido que as crianças o chamavam de Papai Noel. Nesse programa iniciaram a carreira artística: Hebe Camargo, Erlon Chaves, Wilma Bentivegna, Wanderley Cardoso, Vida Alves, e muitos outros.

Foi um acontecimento esse programa que começou na rádio e, mais tarde, transferiu-se para a televisão. Homero Silva, aliás, foi escolhido para ser o primeiro locutor, aquele que apresentou a PRF3-TV Tupi, aos telespectadores, no lançamento da primeira emissora de televisão da América Latina.

Homero Silva, alguns anos antes havia se casado com Yolanda. Desse casamento nasceram dois filhos: CéliaHomero Silva Filho. Na televisão Homero era super admirado pela perfeição de suas apresentações, por sua cultura, por sua verve. Apresentava também outros programas: Ponta de Lança, Boa Noite Amigos, e o famoso Clube dos Artistas, que foi uma criação de Airton Rodrigues, mas teve Homero Silva como apresentador por muitos anos.

Homero Silva, porém, não se satisfez somente com a vida artística, embora tivesse total sucesso. Foi para a política. Foi vereador da cidade de São Paulo, por duas vezes. Foi deputado, também por dois mandatos. Foi candidato à Prefeito, perdendo apenas por 50 votos, o que até suscitou muita polêmica, mas Homero, homem sério, quis deixar de lado e prosseguiu sua vida.

Quando deixou a TV Tupi, Homero Silva foi ser Presidente da Fundação Padre Anchieta e, posteriormente, diretor artístico da Rádio Cultura. Homero Silva, ainda desejoso de eternamente lutar, entrou para as lides universitárias e foi professor de Direito Constitucional na FMU e nas Faculdades de Bragança Paulista. Isso o fez rejuvenescer, pois adorava estar com os jovens, assim como tinha adorado trabalhar com crianças.

Uma das coisas que criou, com muito êxito foi a Campanha do Natal da Criança Pobre, que aconteceu por vários anos consecutivos e que revolucionou todo o bairro do Sumaré, que era chamado de A Cidade do Rádio, pois era a sede das Rádios Tupi, Difusora e da Televisão Tupi.

Assim foi Homero Silva, que faleceu em 19 de setembro de 1981. Ele havia se casado pela segunda vez com Mariinha, e com ela teve a filha Silvana, que é médica. Ele estava com Mariinha quando faleceu. Ao seu enterro compareceram centenas de amigos, entre artistas, advogados, professores, políticos e fãs.

Fonte: NetSaber Biografias e Wikipédia

Um comentário:

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!