Wander Taffo

WANDERLEY TAFFO JÚNIOR
(53 anos)
Guitarrista

* São Paulo, SP (17/05/1954)
+ São Paulo, SP (14/05/2008)

Mais conhecido como Wander Taffo foi um guitarrista e diretor geral da EM&T (Escola de Música e Tecnologia). Ele tocou com Rita Lee e nas bandas Memphis, Made in Brazil, Secos e Molhados, Gang 90 e as Absurdettes, Joelho de Porco, Rádio Táxi e Banda Taffo.

Carreira

Com carreira iniciada com a Banda Memphis em 1973, Wander fundou a banda Rádio Táxi, que fez muito sucesso com a música Eva em 1983. No final dessa década, Wander deixou o grupo e passou a fazer carreira solo, junto com os irmãos Andria Busic e Ivan Busic, lançando o disco Wander Taffo, produzido pelo produtor musical Liminha.

Chegou a receber o Prêmio Sharp de Música na categoria Revelação Pop Rock Masculino por um solo gravado em Los Angeles, em 1989. No ano seguinte, foi eleito melhor guitarrista do Brasil pela crítica especializada.

Com Marcelo Souss nos teclados, formou-se a Banda Taffo, que teve sucesso com seu disco Rosa Branca.

Wander Taffo (Foto: Valéria Gonçalvez - Agência Estado)
Wander participou ainda de diversos discos: Marina Lima (1991), Cássia Eller (1994), Clássicos, de Guilherme Arantes (1994), entre outros. Em 1996, lançou seu terceiro disco solo, Lola, que teve a música Sempre Junto de Você na trilha sonora da novela O Amor Está no Ar, da Rede Globo.

Em julho de 1997, Taffo abriu o Instituto de Guitarra e Tecnologia (IG&T). Assim, paralisou seus projetos musicais, dedicando-se exclusivamente ao projeto. A escola, hoje conhecida como Escola de Música & Tecnologia (EM&T), une alta tecnologia a um centro de conveniência nos moldes do GIT de Los Angeles (Estados Unidos), algo inédito na América Latina, de onde é considerada a melhor escola musical. Em apenas um ano de funcionamento, o IG&T atingiu mil matrículas. Já os irmãos Busic hoje estão no Dr. Sin.

Em 2006, Wander voltou com a sua ex-banda Rádio Táxi, que lançou um DVD marcando a volta da banda. Ele planejava ainda a volta da Banda Taffo para julho de 2008, mas esse projeto foi interrompido por sua morte.

Wander Taffo faleceu na manhã de 14 de maio de 2008 em decorrência de Parada Cardiorrespiratória. Taffo não tinha histórico de problemas de saúde, segundo sua assessoria de imprensa. Ele tinha trabalhado normalmente no dia anterior e morreu enquanto tomava o café da manhã. Deixou esposa e dois filhos.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!