França Júnior

JOAQUIM JOSÉ DE FRANÇA JÚNIOR
(52 anos)
Advogado, Dramaturgo, Jornalista e Pintor

* Rio de Janeiro, RJ (18/03/1838)
+ Poços de Caldas, MG (27/09/1890)

Cursou humanidades no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e formou-se em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1862. Após exercer a advocacia, residiu por um período na Bahia, onde foi nomeado secretário de governo do presidente daquela província.

Por volta de 1880 retornou ao Rio de Janeiro e aprendeu a desenhar com o aquarelista Benno Treidler. Entusiasmado com a descoberta da nova arte, frequentou como assistente a Academia Imperial, onde lecionavou Georg Grimm.

Desligando-se este da academia, acompanhou o mestre que acabara de formar o Grupo Grimm para pintar ao ar livre e ao natural. Mas pouco durou esta ligação com o grupo do paisagista alemão. Concentrou-se mais na sua vocação jornalística e literária.

Escreveu diversas comédias teatrais que alcançaram enorme sucesso popular. Personalidade de escol e multifacetada, não tinha como prioridade a pintura. Porém, a obra que deixou, além de não ser pequena, tem boa qualidade e faz parte da nascente paisagística brasileira.

Academia Brasileira de Letras

É o patrono da cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras, da qual Urbano Duarte de Oliveira é o fundador.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!