MÁRIO MIGUEL NICOLA GARÓFALO
(84 anos)
Radialista e Jornalista
* Fortaleza, CE (16/06/1920)
+ Brasília, DF (27/09/2004)
Mario Miguel Nicola Garófalo, filho dos italianos José Garófalo e Inês Bisceglia Garófalo, nascido em Fortaleza, Ceará em 16/06/1920.
Jornalista profissional desde 1946, como repórter do jornal Correio da Noite no Rio de Janeiro e criador da rádio-reportagem, no Brasil, pela Emissora Continental, no Rio de Janeiro, em 1948.
Foi diretor do Observatório Astronômico, da Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, no Rio Janeiro, de 1957 à 1959. Membro da bancada de imprensa da Câmara dos Deputados de 1946 a 1970. Decano da Sala de Imprensa da Presidência da República desde 1946.
Em 1950 foi o primeiro e único rádio-repórter a acompanhar a primeira grande peregrinação brasileira com 1.500 passageiros a bordo do navio auxiliar de guerra Duque de Caxias de onde fazia transmissões diárias para o Brasil. Nessa mesma viagem, também transmitiu do cemitério militar brasileiro em Pistoia, Itália, a visita dos participantes da peregrinação brasileira à Roma.
![]() |
Mário e o Papa João Paulo II |
No Congresso Internacional de Propaganda e Marketing realizado em New York em 1986, foi declarado numa das conferências pronunciadas naquele congresso pelo Srº Duailibe que o maior anúncio comercial radiofônico no rádio já feito, em todo mundo, foi feito pelo repórter Mario Garofalo em 31 de janeiro de 1951, quando transformou o presidente Getúlio Dorneles Vargas no dia de sua posse, em garoto-propaganda das Casas Gebara pela cadeia formada pela Agência Nacional, com todas as rádios do Brasil.
Convidado e intimado pelo presidente Juscelino Kubitschek, participou da Caravana de Integração Nacional, inaugurando a estrada de rodagem Belém–Brasília em janeiro 1960, prosseguindo até Porto Alegre, RS, atravessando o Brasil, pela primeira vez, do Norte ao Sul.
No dia 21 de abril de 1960, foi a primeira imagem e voz a sair de Brasília para o Brasil fazendo a transmissão da inauguração da nova capital do Brasil, pela TV Tupi Rio e Rádio Tupi, únicas emissoras naquela transmissão, através da mais extensa rede de microondas já feita no mundo.
![]() |
Mário Garófalo e Juscelino Kubitschek |
Mário Garófalo foi oficial de informações da Organização dos Estados Americanos (OEA) na década de 1970.
Como repórter conheceu quase todo o Brasil, além de outros países e recebeu o título de Pioneiro da Capital Federal no 19º aniversário de Brasília, em 1979.
![]() |
Mario Garófalo e Lúcia Batista Garófalo |
Era casado com Lúcia Batista Garófalo, segundo casamento, por 28 anos, e tem um filho, Mário Antonio, do primeiro casamento
Mário Garófalo faleceu em 27/09/2004 às 02:00 hs., no Hospital Santa Lúcia em Brasília vítima de Falência Múltipla dos Órgãos
Fonte: Brasília Super Rádio FM e Projeto VIP
Amo a Brasilia Super Rádio FM e fui pesquisar mais sobre o querido Mário. Aqui encontrei execelentes informações. Parabens pelo post!!!
ResponderExcluirEscuto quase todos os dias a Super Rádio FM, obra deste grande homem e sua mulher.
ResponderExcluirA diferença é a música !
Grande Mário Garófalo!
ResponderExcluirGrande Lúcia Batista Garófalo!
Minhas efusivas congratulações!!
Ouço diariamente essa fantástica obra de vocês:
a Brasília Super Rádio FM
Muito Obrigado