Mário Garófalo

MÁRIO MIGUEL NICOLA GARÓFALO
(84 anos)
Radialista e Jornalista

* Fortaleza, CE (16/06/1920)
+ Brasília, DF (27/09/2004)

Mario Miguel Nicola Garófalo, filho dos italianos José Garófalo e Inês Bisceglia Garófalo, nascido em Fortaleza, Ceará em 16/06/1920.

Jornalista profissional desde 1946, como repórter do jornal Correio da Noite no Rio de Janeiro e criador da rádio-reportagem, no Brasil, pela Emissora Continental, no Rio de Janeiro, em 1948.

Foi diretor do Observatório Astronômico, da Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, no Rio Janeiro, de 1957 à 1959. Membro da bancada de imprensa da Câmara dos Deputados de 1946 a 1970. Decano da Sala de Imprensa da Presidência da República desde 1946.

Em 1950 foi o primeiro e único rádio-repórter a acompanhar a primeira grande peregrinação brasileira com 1.500 passageiros a bordo do navio auxiliar de guerra Duque de Caxias de onde fazia transmissões diárias para o Brasil. Nessa mesma viagem, também transmitiu do cemitério militar brasileiro em Pistoia, Itália, a visita dos participantes da peregrinação brasileira à Roma.

Mário e o Papa João Paulo II
Em Roma transmitiu o encontro da peregrinação brasileira com S. S. o Papa Pio XII. Nessa mesma ocasião conseguiu fazer uma entrevista radiofônica com o mesmo Papa Pio XII.

No Congresso Internacional de Propaganda e Marketing realizado em New York em 1986, foi declarado numa das conferências pronunciadas naquele congresso pelo Srº Duailibe que o maior anúncio comercial radiofônico no rádio já feito, em todo mundo, foi feito pelo repórter Mario Garofalo em 31 de janeiro de 1951, quando transformou o presidente Getúlio Dorneles Vargas no dia de sua posse, em garoto-propaganda das Casas Gebara pela cadeia formada pela Agência Nacional, com todas as rádios do Brasil.

Convidado e intimado pelo presidente Juscelino Kubitschek, participou da Caravana de Integração Nacional, inaugurando a estrada de rodagem Belém–Brasília em janeiro 1960, prosseguindo até Porto Alegre, RS, atravessando o Brasil, pela primeira vez, do Norte ao Sul.

No dia 21 de abril de 1960, foi a primeira imagem e voz a sair de Brasília para o Brasil fazendo a transmissão da inauguração da nova capital do Brasil, pela TV Tupi Rio e Rádio Tupi, únicas emissoras naquela transmissão, através da mais extensa rede de microondas já feita no mundo.

Mário Garófalo e Juscelino Kubitschek
Foi diretor geral do Correio Braziliense e da TV Brasília de 1960 à 1965 e ajudou na criação e ensino do curso de astronomia na Universidade de Brasília de 1964 à 1969. Também foi editor do jornal Vanguarda de Brasília da Associação Comercial do Distrito Federal.

Mário Garófalo foi oficial de informações da Organização dos Estados Americanos (OEA) na década de 1970.

Como repórter conheceu quase todo o Brasil, além de outros países e recebeu o título de Pioneiro da Capital Federal no 19º aniversário de Brasília, em 1979.

Mário Garófalo é detentor de várias medalhas, placas de prata, diplomas, troféus e comendas de vários países. Foi fundador e diretor presidente da Brasília Super Rádio FM, que transmite em 89,9 MHz, há vários anos no ar.

Mario Garófalo e Lúcia Batista Garófalo
Recebeu em grande solenidade no Palácio do Planalto das mãos de sua excelência o presidente da República entre 27 personalidades brasileiras a comenda da Ordem do Mérito Cultural do Brasil, tendo sido o único do Distrito Federal, em novembro de 1999.

Era casado com Lúcia Batista Garófalo, segundo casamento, por 28 anos, e tem um filho, Mário Antonio, do primeiro casamento

Mário Garófalo faleceu em 27/09/2004 às 02:00 hs., no Hospital Santa Lúcia em Brasília vítima de Falência Múltipla dos Órgãos

3 comentários:

  1. Amo a Brasilia Super Rádio FM e fui pesquisar mais sobre o querido Mário. Aqui encontrei execelentes informações. Parabens pelo post!!!

    ResponderExcluir
  2. Escuto quase todos os dias a Super Rádio FM, obra deste grande homem e sua mulher.
    A diferença é a música !

    ResponderExcluir
  3. Grande Mário Garófalo!
    Grande Lúcia Batista Garófalo!
    Minhas efusivas congratulações!!

    Ouço diariamente essa fantástica obra de vocês:
    a Brasília Super Rádio FM

    Muito Obrigado


    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!