Chico Rey

FRANCISCO APARECIDO JESUS GOMES
(63 anos)
Cantor

☼ Arapongas, PR (09/11/1952)
┼ Maceió, AL (26/02/2016)

Francisco Aparecido Jesus Gomes, mais conhecido pelo nome artístico Chico Rey, foi um cantor brasileiro que fez, junto com o irmão José Cláudio Gomes, conhecido por Paraná, a dupla sertaneja Chico Rey & Paraná.

Irmãos, nascidos em Arapongas, no interior do estado do Paraná, eles possuem uma carreira de grandes sucessos. O primeiro disco de Chico Rey & Paraná foi gravado em 1981, mas o sucesso só veio em 1988 com a música "Quem Será Seu Outro Amor". Era o quinto álbum gravado pela dupla paranaense.

Em 2011, para comemorar os 30 anos de carreira, 21 discos gravados e um DVD, os irmãos lançaram uma biografia. São 228 páginas escritas pelo radialista e compositor Clayton Aguiar.

"Os dois têm uma história de luta. Eles saíram do interior sem dinheiro e construíram uma carreira sólida e de sucesso. São boas referências num mundo que hoje ensina que não vale a pena trabalhar. Eles mostram que trabalhar e sonhar é possível. Por isso, e para comemorar as três décadas de sucesso, decidi escrever o livro."
(Clayton Aguiar, autor e primeiro empresário dos cantores)

Chico Rey & Paraná
A passagem mais triste da história de Chico Rey & Paraná ocorreu quando eles tinham 6 e 4 anos, respectivamente.

"Os pais deles foram levar a irmã mais nova ao médico de charrete. Ela tinha uns 15 dias de vida. No meio do caminho, o couro que prendia a carroça no cavalo se rompeu. E Dona Aparecida, a mãe dos cantores, levou um susto tão grande que teve um surto psicótico e passou a ter a idade mental de uma criança de 5 ou 6 anos de idade."
(Clayton Aguiar)

A partir dessa data os irmãos nascidos em Arapongas, no interior do Paraná, tiveram que assumir a responsabilidade de cuidar da casa e da mãe, enquanto o pai trabalhava. "Mas também tem muita história curiosa e engraçada no livro", diz o radialista e amigo da dupla.

Quando começou a cantar, a dupla usava o nome Devanil & Denival.

"Conheci eles com esse nome num programa de auditório em Brasília, DF. Eles sempre cantaram lindamente. Depois de alguns anos, reencontrei os dois num show e eles me convidaram para empresariar a carreira deles. A primeira coisa que fiz foi trocar o nome."

Clayton Aguiar cuidou dos negócios da dupla até meados da década de 1980, quando lançou seu primeiro álbum e começou a fazer shows. Foi aí que o empresário escolheu cuidar da própria carreira. "Mas continuamos muito amigos", justifica.

Depois do estouro em 1988, a dupla continuou cantando no interior do país, mas perdeu a visibilidade na capital. "Eles nunca pagaram para tocar numa rádio", afirma Clayton Aguiar.

Em 2006, gravaram "Alma Transparente" com o cantor Leonardo. A música foi uma das mais pedidas nas rádios de São Paulo e desde então, os irmãos mantinham uma média de 100 shows por ano.

Morte

Chico Rey faleceu por volta das 15h00 de sexta-feira, 26/02/2016, aos 63 anos. De acordo com o produtor da dupla e sobrinho do cantor, Tayann Gomes, Chico Rey estava de férias com a esposa Meire e as duas filhas do casal, Camila e Flávia.

"Ele sofria de diabetes e, por isso, fazia hemodiálise. Ontem ele teve um problema na fístula, ela começou a sangrar, e ele foi ao Hospital Vida, em Maceió, para receber um ponto. Hoje o sangramento continuou e ele foi recolhido para ficar internado. A partir daí ele teve uma parada cardíaca e não resistiu."
(Breno César, amigo da família)

De acordo com Tayann Gomes, o corpo ainda aguarda liberação para ser transportado de Maceió para Brasília, cidade em que Chico Rey morava e onde será realizado o velório e enterro.

"Estamos tentando que o corpo seja liberado para pegar o voo de 4h00, que chega em Brasília por volta de 6h00."

Ainda segundo o sobrinho, toda a família está bastante abalada com o falecimento.

"Há alguns anos ele já enfrentava problemas de saúde. A gente meio que esperava, mas nunca estamos de fato preparados!"

O enterro de Chico Rey deve ocorrer no Cemitério de Taguatinga, em Brasília.

Fonte: Wikipédia, Ego e Só Notícias
Indicação: Miguel Sampaio, Nelson Carvalho e Edmar Fernandes

Um comentário:

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!