Mestre Trambique

JOSÉ BELMIRO LIMA
(70 anos)
Percussionista e Compositor

☼ Rio Novo, MG (19/05/1945)
┼ Rio de Janeiro, RJ (22/02/2016)

José Belmiro Lima conhecido como Mestre Trambique nasceu em Rio Novo, MG, em 19/05/1945. Mudou-se de Minas Gerais para o Rio de Janeiro com meno de um ano de idade.

No Rio de Janeiro se criou, fez seu nome no mundo da música a partir dos 16 anos e se transformou num dos maiores percussionistas brasileiros.

Mestre Tambique era músico profissional desde 1963, ligado à escola de samba Unidos de Vila Isabel. Fundador da escola de samba mirim Herdeiros da Vila, Mestre Trambique, que tocou com cantores como Martinho da Vila e Ney Matogrosso, integrou o Grupo Semente a partir de 2003, com o qual a cantora Teresa Cristina se projetou ao longo dos anos 2000.

Mestre Trambique foi também compositor, tendo sido parceiro de Nei Silva e Paulinho Correia na criação do samba "Na Aba", lançado pelo cantor Bezerra da Silva em 1982, mas propagado na voz de Martinho da Vila, em gravação de 1984. Mestre Trambique foi um mestre como ritmista de samba.

Mestre Trambique, Teresa Cristina e Bernardo Dantas
 Minha História

Meu nome é José Belmiro Lima, mais conhecido como Mestre Trambique. Minha história começou cerca de 35 anos na minha comunidade, quando comecei a perceber que dentro dela havia um grupo muito ocioso de jovens. Foi então que resolvi desenvolver um projeto de aula de percussão.

O primeiro passo foi trabalhar a questão do respeito, responsabilidade, comprometimento, etc. Afinal, para participar do projeto era necessário ser assíduo na escola e também tirar notas boas. Assim surgiu a Bateria Mirim de Vila Isabel, com um lindo trabalho de aulas de percussão, ensinando a tocar, afinar e se apresentar.

Hoje em dia a maioria desses jovens fazem parte da Bateria da Unidos de Vila Isabel e muitas outras escolas de samba. Muitos deles são músicos profissionais de sucesso como Dudu Nobre, Bruno Cunha, Alisson, músico do Marcelo D2, e tantos outros.

Sou músico profissional desde 1963, fiz parte da banda e gravação de CD e DVD de vários artistas como Ney Matogrosso, João Nogueira, Cartola, Wilson das Neves, Wilson Moreira, Bezerra da Silva e ultimamente faço parte do Grupo Semente que acompanha a cantora Tereza Cristina. Quero resgatar essa cultura de formação de talentos na comunidade!

O público que beneficio são de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.

O trabalho que desenvolvo é por conta própria, não tenho nenhum tipo de parceria. As oficinas de precursão são sempre na porta da minha casa, onde tenho uma oficina com alguns instrumentos de percussão que adquiri ao longo do meu trabalho. As aulas são de cuíca, tamborim, chocalho, reco-reco, marcação, repique, caixa, etc.

Na verdade eu não tenho um número estipulado de alunos. Quem tem o desejo de aprender, as portas da minha casa estarão abertas. Já cheguei a ensinar à bateria da Herdeiros da Vila, onde sou fundador da escola com a saudosa Dinorah das Gatas, com 150 crianças.

O meu sonho é ter uma estrutura e uma melhor organização. Busco apoio para continuar pondo em prática o meu sonho de resgatar a cultura de formação de talentos na comunidade.

Essa ação já mudou a vida de muitas pessoas, como a minha também. Na verdade eu que aprendo mais com eles. Existem muitas histórias de superação. Acabo sendo um membro da família de cada um deles.

Morte

José Belmiro Lima, o Mestre Trambique, morreu na madrugada de segunda-feira, 22/02/2016, aos 70 anos, no Rio de Janeiro, RJ, vítima de um câncer, informaram a escola de samba Unidos de Vila Isabel e o Grupo Semente.

O enterro ocorreu na terça-feira, 23/02/2016, no Cemitério do Catumbi, a partir das 13h30.

A escola de samba Unidos de Vila Isabel lamentou, em rede social, a morte do músico:

"É com pesar que a Unidos de Vila Isabel informa o falecimento de José Belmiro Lima, o notável mestre Trambique. Vítima de um câncer, ele faleceu na madrugada desta segunda-feira e o sepultamento acontece no cemitério do Catumbi, a partir das 13h30 desta terça-feira, dia 23 de fevereiro. O velório tem início ás 10h00, no mesmo local. Um dos músicos mais conceituados do cenário musical brasileiro, Trambique é 'cria' da Unidos de Vila Isabel e sempre levou o nome da Escola nos trabalhos que fez fora do carnaval. Mais recentemente, ele integrava o grupo Semente, que acompanha a cantora Tereza Cristina, mas trabalhou também com Ney Matogrosso, João Nogueira, Cartola, Wilson das Neves, Wilson Moreira e Bezerra da Silva. Outro serviço de muita relevância para a cultura do samba prestado por Trambique foi a fundação da Herdeiros da Vila, agremiação mirim da azul e branca do bairro de Noel."

Indicação: Miguel Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!