Fernando Faro

FERNANDO ABÍLIO DE FARO SANTOS
(88 anos)
Diretor e Produtor Musical

☼ Aracaju, SE (21/06/1927)
┼ São Paulo, SP (25/04/2016)

Fernando Abílio de Faro Santos, conhecido como Fernando Faro, foi um produtor musical brasileiro, criador do programa "Ensaio", da TV Cultura.

Fernando Faro, apesar de ter nascido em Aracaju, foi criado em Salvador, BA. Mudou-se para São Paulo para estudar Direito no Largo São Francisco. Em pouco tempo desistiu do Direito e começou a trabalhar como repórter para publicações como "A Noite" e "Jornal de São Paulo".

No anos 1960 levou peças de teatro para a Rádio Cultura no programa "Ribalta", antes de migrar para a TV Paulista.

Além da TV Cultura, Fernando Faro teve passagens por canais como TV Tupi, TV Globo, TV Bandeirantes e TV Record.

Desde a década de 1960, criava e produzia shows e programas de TV para artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina e Gal Costa.

Foi Fernando Faro quem idealizou o tom documental do programa "Ensaio", que priorizava close-ups no rosto e em partes do corpo dos entrevistados. Ficou famoso também por incluir, de forma simpática, os erros de gravações na edição final.

Em 2007, para comemorar os 80 anos de Fernando Faro, a Fundação Padre Anchieta lançou sua biografia, "Baixo", cujo título é uma referência ao termo usado para chamar qualquer um à sua volta: "Ô, baixo!". O apelido Baixo foi dado por Cassiano Gabus Mendes pela sua altura que era 1,65 e pela fala tranquila.

Morte

Fernando Faro morreu na noite de domingo, 24/04/2016, aos 88 anos, em São Paulo, SP. Em nota, a TV Cultura informou que a causa da morte foi infecção pulmonar.

Fernando Faro estava internado desde 26/01/2016 no Hospital Oswaldo Cruz, inicialmente por causa de uma desidratação. Segundo a produtora que trabalhava com ele, o quadro se agravou e evoluiu para infecção.

O velório de Fernando Faro começou às 9h00 de segunda-feira, 25/04/2016,  no Cemitério do Araçá. O enterro ocorreu às 17h00, no mesmo local.

Fonte: Wikipédia e G1
Indicação: Miguel Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!