Eliakim Araújo

ELIAKIM ARAÚJO PEREIRA FILHO
(75 anos)
Jornalista

☼ Guaxupé, MG (28/04/1941)
┼ Fort Lauderdale, Estados Unidos (17/07/2016)

Eliakim Araújo foi um jornalista brasileiro nascido em Guaxupé, MG, no dia 28/04/1941.

No dia 01/06/1961, quanto tinha apenas 20 anos, estudante de Direito, foi contratado como redator pela Radio Continental do Rio de Janeiro. Desta forma começava a sua carreira em jornalismo. Pouco depois, passou a redator e apresentador do informativo Reportagem Ducal. Foi nessa condição, que anunciou a renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961.

Depois de quase vinte anos atuando na Rádio Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, em 1983 ele foi convidado pela Rede Globo para apresentar o Jornal da Globo, onde ficou até 1989, tendo também apresentado esporadicamente edições de quase todos os outros telejornais da emissora.

Em 1984, ancorou o comício das Diretas na Candelária, Rio de Janeiro.


Casou-se com a também jornalista Leila Cordeiro. Ela e Eliakim Araújo formaram por muito tempo o "Casal 20 do Jornalismo Brasileiro".

Demitiu-se da Rede Globo e foi para Rede Manchete, onde apresentou, juntamente com Leila Cordeiro, o principal telejornal da emissora, o Jornal da Manchete.

Em 1989, Eliakim Araújo representou a Rede Manchete nos dois debates presidenciais, entre Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva, transmitidos por um pool de emissoras naquele ano. Era a primeira eleição direta para presidente da República, depois do golpe militar de 1964.

A convite de Silvio Santos, o casal se mudou para São Paulo em 1993 para fazer parte da equipe de jornalismo do SBT. Nesta emissora, apresentaram o Aqui Agora e o Jornal do SBT, este último no lugar de Lilian Witte Fibe, que havia saído da emissora.

Eliakim Araújo e Leila Cordeiro
Em 1997 veio o convite da rede americana de televisão CBS para ancoragem do primeiro canal internacional de notícias em língua portuguesa, o CBS Telenotícias, que tinha um telejornal homônimo, CBS Telenotícias, no SBT. O projeto durou três anos e Eliakim Araújo e Leila Cordeiro decidiram então permanecer nos Estados Unidos com os filhos, onde ele produzia vídeos institucionais e jornalísticos, dentro de sua produtora Twenty Communications, além de manter sites de jornalismo junto com Leila Cordeiro.

Durante três anos, apresentou o Câmera Record News, que exibia documentários do programa americano 60 Minutes, da Columbia Broadcasting System (CBS), uma das maiores redes de televisão e rádio dos Estados Unidos.

Em 2016 Eliakim Araújo foi diagnosticado com um câncer no pâncreas, e foi internado num hospital em Fort Lauderdale, Flórida, onde residia, para tratar da doença com uma quimioterapia. No entanto, após um mês do diagnóstico, Eliakim Araújo faleceu aos 75 anos, no dia 17/07/2016, após complicações da doença.

Fonte: WikipédiaG1 

2 comentários:

  1. quem não lembra desse grande jornalista que passou um bom tempo na Rede globo de televisão.............Grande Eliakim Araújo

    ResponderExcluir
  2. Certamente marcou o jornalismo em nosso País!

    ResponderExcluir