Marisa Letícia

MARISA LETÍCIA LULA DA SILVA
(66 anos)
Primeira-Dama Brasileira

☼ São Bernardo do Campo, SP (07/04/1950)
┼ São Paulo, SP (03/02/2017)

Marisa Letícia Lula da Silva, nascida Marisa Letícia Rocco Casa, foi a primeira-dama do Brasil de 01/01/2003 a 01/01/2011, quando seu marido, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no cargo de presidente da República.

Filha de Antônio João Casa (filho de Giovanni Casa e Carolina Gambirasio) e Regina Rocco (filha de Mariano Rocco e Giovanna Boff), Marisa nasceu numa família de imigrantes italianos, lombardos de Palazzago, província de Bérgamo, de origem agrícola. Morou com os dez irmãos no sítio dos Casa até os 5 anos de idade. Neste sítio, seu avô paterno construiu uma capela em homenagem a Santo Antônio, ainda existente. Hoje, toda a área do sítio chama-se Bairro dos Casa, em homenagem a seus antepassados, pioneiros da região.

Em 1955, Marisa e sua família mudaram-se para o centro de São Bernardo do Campo, região do Grande ABC, em São Paulo. Depois de frequentar uma escola humilde, Marisa foi transferida, na terceira série, para o Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz. Aos nove anos, já tinha experiência como pagem de três garotas mais novas.

Aos 13 anos de idade, com a autorização do pai, Marisa começou a trabalhar na fábrica de chocolates Dulcora, como embaladora de bombons. Permaneceu nesta fábrica até os 19 anos de idade, quando se casou com o taxista Marcos Cláudio e deu à luz seu primeiro filho, Marcos. Seis meses após o casamento, ainda grávida, Marisa perdeu o marido, assassinado a tiros.

Mais tarde, em 1973, trabalhou como inspetora de alunos em um colégio estadual. Neste mesmo ano, já viúva, conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos de sua cidade natal. Os dois se casaram 7 meses depois. O relacionamento de mais de 30 anos gerou três filhos: Fábio, Sandro e Luís Cláudio. Marisa tem ainda uma enteada, Lurian, filha de Lula e sua ex-namorada Miriam Cordeiro.

Em 1980, quando Lula e diversos sindicalistas estavam presos devido às greves, Marisa liderou a Passeata das Mulheres, em protesto pela liberdade dos sindicalistas.

Vida Política de Lula

Marisa começou na vida política militando ao lado do marido, eleito presidente do Sindicato em 1975, para que outras mulheres se juntassem ao movimento sindical na região. Em 1978, iniciaram-se as greves no ABC paulista.

Foi Marisa quem cortou e costurou a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT), quando este foi fundado em 10/02/1980. Participou ativamente no início das atividades do partido, ajudando a criar núcleos e a estampar camisetas. Com a intervenção do Governo Federal no sindicato em abril do mesmo ano, Lula e outros sindicalistas foram presos, e as reuniões eram realizadas ilegalmente em sua casa.

Nesse período, ela organizou uma passeata de mulheres pela libertação dos sindicalistas. Centenas de mulheres e de crianças, todas cercadas por policiais, tanques e cavalaria, saíram da Praça da Matriz e caminharam pela rua Marechal Deodoro até o Paço Municipal, retomando à Igreja da Matriz.

Durante as disputas eleitorais de 1982, 1986, 1994 e 1998, nas quais Lula se candidatou, Marisa dedicou-se aos filhos, à casa e às campanhas. Em 2002, entretanto, com os filhos já adultos, pôde se dedicar exclusivamente à campanha do marido.

Em 01/01/2003, Marisa Letícia tornou-se a primeira-dama do Brasil. Em outubro daquele mesmo ano, recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Real, durante visita do rei Haroldo V e da rainha Sônia da Noruega.

Em 23/07/2003 foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e em 05/03/2008 com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. Nos oito anos como primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia não participou ativamente de nenhum projeto, fato duramente criticado pela oposição. Tradicionalmente a primeira-dama de um país realiza projetos sociais, em paralelo as ações oficiais.

No primeiro turno das eleições de 2006, Marisa Letícia não deu tanto apoio a Lula quanto nas eleições anteriores. Assim como o marido, ela acreditava que a disputa seria resolvida no primeiro turno. Entretanto, com a disputa encaminhada para segundo turno, Marisa começou a participar mais ativamente da campanha, mantendo uma agenda própria e realizando caminhadas sozinha em prol do marido em Brasília e em Goiânia.

Nomes

Marisa nasceu Marisa Letícia Casa. Ao casar-se, seu nome passou para Marisa Letícia Casa dos Santos. Ao casar-se pela segunda vez, passou para Marisa Letícia Casa da Silva. Quando Lula incorporou seu apelido no nome, Marisa mudou novamente de nome, passando a chamar-se Marisa Letícia Lula da Silva.

Operação Lava Jato

Em 04/03/2016, Marisa Letícia foi alvo da Polícia Federal de busca e apreensão na 24ª fase da Operação Lava Jato.

Morte

Em 24/01/2017, Marisa foi internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.

Ela passou mal na tarde de terça-feira, 24/01/2017, quando estava em casa, em São Bernardo do Campo, e foi socorrida pelo médico cardiologista Roberto Kalil, que atende a família do ex-presidente Lula.

Marisa foi submetida a um cateterismo e o procedimento foi considerado bem-sucedido, segundo fonte ligada à família dela. O principal objetivo era estancar o sangramento no cérebro, provocado por um aneurisma (dilatação anormal de um vaso sanguíneo). Logo em seguida ela foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Marisa Letícia Lula da Silva morreu na sexta-feira, 03/02/2017, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, SP, aos 66 anos de idade.

Seguindo o protocolo oficial para constatar a morte cerebral, os médicos submeteram Marisa Letícia a dois testes: O primeiro ocorreu às 12h05 e o segundo, às 18h05. O protocolo determina que o último exame seja conduzido por outro médico para comprovar a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais.

O óbito foi constatado às 18h57, segundo boletim médico. Lula e sua família autorizaram a doação dos órgãos.

Logo após a divulgação do boletim, Lula postou em suas redes sociais informações sobre o velório.


Também nas redes sociais, Lula lembrou com carinho da esposa.

"A ex-primeira-dama costurou a primeira bandeira do PT, começou a trabalhar aos 9 anos e organizou resistência das mulheres durante as grandes greves do ABC!"

Ao saber da morte de Marisa Letícia, o presidente Michel Temer decretou luto oficial de três dias no país.

Fonte: Wikipédia e G1

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil perdeu a ex-primeira Dama e foi uma mulher Elegante no seu modo de ser nas palavras enfim,uma mulher cautelosa e muito ligada a familia........

      Excluir
  2. Foi primeira dama do Brasil durante 2 periodos tão tendo feito nada de relevante para o pais. a marcar o exemplo a epoca de Darcy Vargas tambem por 2 periodos e Sara K criadora do das Pioneiras Sociais estas sim estão na historia ,

    ResponderExcluir
  3. Uma grande mulher que esteve sempre ao lado do Lula, sempre até ser presidente. Um Lula que batalhou pelos mais pobres, que muitos obtiveram essas melhorias e que hoje se acham elite e com arrogância desfaz do que fez.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus a tenha, mas em vida ela aproveitou e MUITO do dinheiro que o marido ladrão dela garfou

    ResponderExcluir