Cátia Pedrosa

CÁTIA SILVEIRA PEDROSA
(55 anos)
Atriz, Modelo e Apresentadora

☼ Rio de Janeiro, RJ (09/03/1963)
┼ Rio de Janeiro, RJ (20/03/2018)

Cátia Silveira Pedrosa foi uma atriz e modelo, nascida no Rio de Janeiro RJ, no dia 09/03/1963.

Foi eleita em 1982 a "Garota Carinho" em votação promovida pela revista jovem publicada pela Bloch Editores e "A Mais Bela Estudante do Rio de Janeiro".

Em 1983 foi rainha do carnaval carioca e eleita Miss Rio de Janeiro. No mesmo ano, elegeu-se Miss Mundo Brasil, dentro de um quadro especial criado para o concurso no "Programa Sílvio Santos", no SBT.

Seu desempenho no Miss Mundo fez com que ela ficasse entre as quinze melhores do mundo, ficando em terceiro lugar na classificação final. Tendo representado o Brasil, ainda foi eleita Miss Personalidade.


Ainda em 1983, realizou um sonho de criança: Trabalhar na televisão. Contratada pelo SBT, passou a apresentar "O Povo Na TV" e "Clube dos Artistas".

Com a determinação de se tornar atriz, estrelou em 1984 a peça "Amores de Casanova", dirigida pelo badalado Sebastião Apolônio. Na peça, ela interpretou dois papéis. Seu desempenho ganhou elogios do diretor: "Essa garota tem a determinação de uma campeã".

Em 1986, resolveu interromper a carreira para ter um filho, grávida que estava do apresentador Wagner Montes.

Em 1988, voltou à televisão. Sua exposição acabou por redundar num convite da revista Playboy para um ensaio fotográfico. Foi a capa de junho daquele ano, com direito a instigantes fotos internas, assinadas pelo fotógrafo Paulo RochaCátia Pedrosa foi a primeira Miss Mundo Brasil a posar nua para uma publicação dirigida ao público masculino.

Em 2013, surpreendeu o meio artístico ao postar no Facebook que estava passando por problemas financeiros e de saúde.

Miss Mundo

O Brasil começou a enviar candidatas ao Miss Mundo em 1958. As jovens eram eleitas durante o mesmo concurso que indicava a brasileira ao Miss Universo.

A partir de 1981, quando o Miss Brasil deixou de ser promovido pelos Diários e Emissoras Associados, a eleição da Miss Brasil ao Miss Mundo passou por várias coordenações.

Em 1983, o Miss Mundo Brasil foi promovido pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), realizado no dia 23/10/1983, no Teatro Sílvio Santos, com apresentação de Sílvio Santos, durante o seu programa dominical transmitido pelo SBT.

O concurso foi disputado por 10 candidatas, duas de cada região: Pará e Rondônia (Norte), Ceará e Pernambuco (Nordeste), Brasília e Goiás (Centro-Oeste), Rio de Janeiro e São Paulo (Sudeste), Paraná e Rio Grande do Sul (Sul).

O Top 3 foi formado por Cátia da Silveira Pedrosa, do Rio de Janeiro, primeira colocada, e por Simone de Fátima Candreiro do Nascimento, do Pará, e Elaine Escobar Lopes, do Rio Grande do Sul, empatadas. As demais candidatas representavam Brasília (Cesira Bertoni), Ceará (Pautila Dantas de Andrade), Góias (Laurene Paranhos Carvalho), Paraná (Darlene Alexandrino da Silva), Pernambuco (Mônica Queiroz Fernandes de Oliveira), Rondônia (Kélia Regina Vieira) e São Paulo (Karen Rovena Ribeiro).

Antes de participar do Miss Mundo Brasil, a carioca Cátia Pedrosa, tinha em seu currículo os seguintes títulos: "Rainha dos Estudantes da Zona Norte" (1979), "Garota Carinho do América Futebol Clube" (1981), "Rainha do Carnaval" (1982) e "Vice-Miss Rio de Janeiro" (1982).

Cátia Pedrosa recebeu no Albert Hall, em Londres, no dia 17/11/1983, o título de Miss Personalidade e foi a terceira colocada no Miss Mundo 1983. Eram 72 candidatas. Cátia Pedrosa perdeu apenas para Sarah-Jane Hutt, Miss Reino Unido, eleita Miss Mundo, e Rocio Isabel Luna Florez, Miss Colômbia, segunda colocada.

A Favorita de Donald West

Para o missólogo canadense Donald West, criador e editor do Pageantopolis, onde se encontram listas de participantes e fotos dos principais concursos de beleza do planeta, as cinco candidatas brasileiras ao Miss Mundo que mais o impressionaram foram:
  • Maria Isabel de Avellar Elias (1964, quarto lugar)
  • Lucia Tavares Petterle (1971, eleita Miss Mundo )
  • Madalena Sbaraini (1977, quarto lugar)
  • Cátia Silveira Pedrosa (1983, terceiro lugar)
  • Lara Andressa de Brito (2003)
"São mulheres que além de lindas possuem aquele algo mais, um brilho próprio, que é tão importante em concursos de beleza!"

Sua favorita entre elas é Cátia Pedrosa.
"Sua beleza única e personalidade contagiante, fazem dela uma candidata absolutamente inesquecível. Poderia ter vencido em 1983!"
Afastada dos holofotes da mídia e dedicada a outros valores e atividades, formando-se em Direito pela Unip Ead, Alphaville, Barueri, Cátia Pedrosa não renega o tempo onde sua imagem era conhecidíssima de norte a sul do Brasil. Ela foi apresentadora dos programas do SBT "O Povo na TV" e "Clube dos Artistas". Fez humor em "A Praça é Nossa" e sucesso no teatro, quando interpretou dois papéis na peça "Amores de Casanova". Posou para a revista Playboy em junho de 1988, e teve um filho, Wagner Montes Júnior, fruto de sua união que durou um ano com o apresentador de TV Wagner Montes.

Cátia Pedrosa afastou-se da televisão por problemas de saúde e vinha lutando nos últimos anos contra um câncer no abdômen. Antes, também sofreu com Síndrome do Pânico e, na época, tentou se matar nove vezes.

Cátia Pedrosa faleceu na terça-feira, 20/03/2018, no Rio de Janeiro, RJ, aos 55 anos vítima de um câncer no abdômen.

Fonte: Wikipédia e Miss Mundo Brasil
#FamososQuePartiram #CatiaPedrosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!