Carne Frita

WALFRIDO RODRIGUES DOS SANTOS
(90 anos)
Jogador de Esporte de Mesa

☼ Propriá, SE (27/10/1929)
┼ São Paulo, SP (30/10/2019)

Walfrido Rodrigues dos Santos, conhecido por Carne Frita, foi um jogador de esporte de mesa, considerado um dos melhores jogadores da história da sinuca do Brasil, nascido em Propriá, SE, no dia 27/10/1929.

Carne Frita, aos 10 anos, mudou-se com a família para Penedo, em Alagoas. Menino irrequieto, era exímio na bolinha de gude, que jogava a dinheiro.

O apelido Carne Frita teria sido dado pelo palhaço de um circo, ainda em Penedo, AL. Durante um evento, um palhaço perguntou ao então garoto como ele se chamava. O menino disse "Walfrido". Não se sabe se por palhaçada ou surdez, mas o comediante o chamou de "Carne Frita" e o apelido pegou até a morte do mestre da sinuca. 

Aos 15 anos, ainda em Penedo, AL, não tinha adversários nos salões de sinuca da cidade, e fugiu de casa aos 17 anos em busca de ganhar a vida com a sinuca. Primeiro foi morar em Salvador, BA e depois em Ilhéus, BA, onde sua fama se alastrou.

Aos 22 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, RJ, onde enfrentou e derrotou os melhores jogadores de sinuca da cidade, entre eles Pinguim, Lincoln e Detefon.

Chegou a São Paulo, para ficar, em 1958, aos 29 anos, com o objetivo de buscar mais dinheiro, pela fama da cidade em inúmeros salões de sinuca e com grandes jogadores.

Da esquerda para a direita: Goiano, Maneco, Roberto Carlos, Carlos Argenti, Carne Frita, Manoel Português, pessoa não identificada e Ruy Chapéu.
Assim como na Bahia e no Rio de Janeiro, Carne Frita fez fama em São Paulo, a ponto de ser convidado para exibições em festas de famílias tradicionais, que ficavam impressionadas com a destreza de seu jogo. Numa época em que a sinuca não era um esporte presente na mídia, Carne Frita alcançou o status de Pelé ou Garrincha do esporte.

Duas características marcaram o estilo de Carne Frita: a primeira em relação à postura, mais ereta, diferente da maioria dos praticantes da sinuca, que jogam curvados. A segunda pelo fato de não ser um "matador" impaciente, daqueles que decide uma partida sem deixar o adversário jogar. Sua arma era a defesa, praticamente impedindo o oponente de fazer uma sequência de jogadas.

Sua carreira, porém, teve um revés, em 1974, após uma briga, uma desavença por conta de uma mulher. Ele levou um soco de um homem, suposto marido da moça. O golpe foi desferido com um soco inglês, entre seus olhos e, segundo o próprio Carne Frita, limitou sua visão e reduziu a qualidade de seu jogo, comprometendo a continuidade de sua carreira.

Carne Frita jogou e se apresentou em grande parte do território brasileiro, atingindo o auge entre 1951 e 1974, época que era considerado imbatível, sendo desconhecida qualquer derrota sua nesse período.


Carne Frita residia em São Paulo e costumava frequentar o Salão Big House, na Avenida Álvaro Ramos, no bairro da Água Rasa, Zona Leste de São Paulo.

O talento de Carne Frita é mencionado em obras literárias e no cinema. No livro ganhador do prêmio Jabuti "Malagueta, Perus e Bacanaço", de 1963, o escritor João Antônio faz com que suas personagens se deparem com Carne Frita, "o professor de habilidades", em uma mesa de sinuca.

"Havia na cidade e ainda noutras cidades, bons entendedores e tacos [...] Mas Frita... quem entendia de sinuca era ele", afirma trecho do livro. 

Carne Frita também aparece em uma cena do filme "O Jogo da Vida" (1976), de Maurice Capovilla, com Gianfrancesco Guarnieri, destroçando adversários em uma mesa de bilhar. A obra é inspirada no livro de João Antônio vencedor do Jabuti, num papel autobiográfico de lendário jogador de sinuca.

Astrogildo Silva, autor de "São Paulo Antigo", gravada por Benê Silva, o cita da seguinte forma:
"Cadê o samba do Braz, do Bexiga e as tacadas do bom Carne Frita, cadê o santo rei Pelé..."
Antônio J. Garini, em seu livro "Bom Dia Vida, Bom Dia Amor", menciona no capítulo "Gênio":
"Ser um pouco de Carne Frita no bilhar, um pouco de Pelé no futebol, um pouco de Saint Simon na sociologia..."

Carne Frita em 2013, ainda praticando sinuca.
Morte

Walfrido Rodrigues dos Santos, faleceu por volta das 6h00 de terça-feira, 29/10/2019, aos 90 anos, em São Paulo, SP, vítima de falência múltipla de órgãos.

Tânia Regina Xavier, cuidadora de Carne Frita nos últimos oito anos, dos quais sete também como companheira, afirmou que ele estava mal há algum tempo. Desde o último dia 03/10/2019 foi internado e acabou morrendo no hospital João 23, na Zona Leste de São Paulo.

Seu corpo não foi velado e, por volta das 18h de quarta-feira, 30/10/2019, foi cremado no Crematório da Vila Alpina, na Zona Leste de São Paulo.

Carne Frita deixou três filhos.

Rui Chapéu, outra lenda da sinuca nacional, lamentou nas redes sociais a morte de Carne Frita:
"Se vai um dos maiores jogadores de sinuca do Brasil de todos os tempos. Carne Frita, que Deus lhe dê um lugar muito especial. Você merece muito, meu irmão. Lamento muito sua partida, mas assim é a vida e nos cabe apenas fazer em vida o melhor que pudermos fazer, e você fez! Que Deus te cuide e te guarde. Hoje o céu terá mais uma estrela brilhando!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário