Berenice Azambuja

BERENICE DA CONCEIÇÃO AZAMBUJA
(69 anos)
Cantora, Compositora e Instrumentista

☼ Porto Alegre, RS (21/03/1952)
┼ Passo Fundo, RS (03/06/2021)

Berenice da Conceição Azambuja foi uma cantora, compositora e instrumentista de música nativista gaúcha, nascida em Porto Alegre, RS, no dia 21/03/1952.

Seu maior sucesso é a canção "É Disto Que o Velho Gosta", do álbum "Romance de Terra e Pampa", de 1980, composta por Gildo Campos. Berenice Azambuja tem gravado entre CDs e vinis 17 discos e um DVD.

Berenice Azambuja nasceu no bairro Partenon em Porto Alegre, RS, filha de Pedro Paulo de Azambuja e Ernestina da Conceição Azambuja. Cresceu no meio artístico onde o pai era violinista e a mãe artista circense, e com uma tia próxima aprendeu a tocar acordeão ainda criança.

Aos 7 anos, ganhou sua primeira acordeona e entrou no conservatório de música, se formando aos 11 anos em teoria e solfejo.

Foi aos 11 anos de idade que se apresentou no programa infantil "Clube do Guri", acompanhando no acordeão a cantora Elis Regina, na época também criança.


Com 12 anos, se formou em acordeão, aos 14 anos fez curso de aperfeiçoamento e, aos 15 anos, curso superior de música. Quando ia entrar para o curso de maestrina parou devido as viagens junto com os conjuntos de baile, onde se apresentava como menina prodígio que cantava e tocava.

Foi na sua juventude que ela adotou o chiripá, típico traje masculino gaúcho, para se apresentar. Usar vestido de prenda dificultava os movimentos com o acordeão, além de que esta era desconfortável, com sua saia de armação e exigindo o uso de salto alto. Assim, a mãe de Berenice fez um chiripá para mulher, onde os bordados eram voltados para a frente em vez de para trás, como é no chiripá masculino tradicional, parecendo uma sainha. O uso do chiripá gerou críticas entre tradicionalistas mais conservadores, mas acabou se tornando uma marca-registrada de Berenice. Atualmente a peça adaptada é amplamente difundida entre as mulheres que frequentam o meio tradicionalista, assim como outros elementos que foram estilizados para atenderem ao público feminino, como a bombacha, o cinto e o lenço.

Além de tocar em conjuntos de música regionalista, Berenice durante um tempo participou de um grupo de jovem guarda chamado As Brasas, As Carecas, junto com a cantora Yoli Planagumá. Esse grupo era formado só por mulheres jovens e todas as integrantes, excetuando ela, haviam raspado a cabeça. Durante a apresentação elas usavam perucas e no ponto alto da apresentação, rapazes da platéia eram chamados para tirar as perucas exibindo assim as carecas das cantoras. Berenice encerrava o show com o seu acordeão vestida de gaúcho.


Em 1975, aos 23 anos gravou "Fogo de Chão", seu primeiro disco acompanhada do grupo Os Açorianos. Durante a mixagem desse disco ela assinou o contrato com a gravadora Continental para gravar o primeiro disco solo, "Gauchinha Faceira", em 1976.

Em 1980 lançou o disco "Romance de Terra e Pampa" com o seu grande sucesso "É Disto Que o Velho Gosta", composta junto com Gildo Campos em homenagem ao seu pai. Esse sucesso foi um marco em sua carreira, projetando ela nacionalmente. A música foi regravada em 1985, por Sérgio Reis, e em 1996, por Chitãozinho & Xororó.

Nas eleições de 2016, Berenice se candidatou a vereadora no município de Cidreira, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, pelo Partido Social Democrático (PSD). Não se elegeu, recebendo somente 23 votos.

Morte

Berenice Azambuja faleceu na noite de quinta-feira, 03/06/2021, aos 69 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ela estava internada no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, cidade ao norte do Rio Grande do Sul. Berenice lutava contra um câncer no pâncreas.

O velório começou às 4h00 de sexta-feira, 04/06/2021, no Cemitério de Vila Lângaro, município que fica a cerca de 40 quilômetros de Passo Fundo, RS. O sepultamento ocorreu às 17h00.

Em abril de 2021, Berenice recebeu alta de hospital após superar a Covid-19. Para comemorar, saiu da instituição tocando gaita e cantando o seu maior sucesso "É Disto Que o Velho Gosta".

Berenice Azambuja deixou um filho.

Discografia

  • 1975 - Fogo de Chão (Com o grupo Os Açorianos)
  • 1976 - Gaúchinha Faceira (Continental)
  • 1978 - É o Sucesso (Continental)
  • 1979 - Canto Para Mil Querências (Continental)
  • 1980 - Romance de Terra e Pampa (Continental)
  • 1981 - Tropeada da Vida (Continental)
  • 1983 - Canto da Terra (Continental)
  • 1984 - Berenice Azambuja - Vol. 8 (Continental)
  • 1986 - Xote Largado (Continental)
  • 1989 - No Jeitinho Brasileiro (Chantecler)
  • 1992 - Berenice Azambuja
  • 1995 - Um Pedaço do Meu Pago (ACIT)
  • 1998 - Chimarrão e Água de Côco (ACIT)
  • 1999 - Mulher Quartuda (ACIT)
  • 2003 - Quem Tá Mandando é a Mulherada (USA Discos)
  • 2008 - Dançando Num Saravá (USA Discos)

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #BereniceAzambuja

6 comentários: