Ruy Maurity

RUY MAURITY DE PAULA AFONSO
(72 anos)
Cantor e Compositor

☼ Paraíba do Sul, RJ (12/12/1949)
┼ Rio de Janeiro, RJ (01/04/2022)

Rui Maurity de Paula Afonso, ou simplesmente Ruy Maurity, foi um cantor e compositor nascido em Paraíba do Sul, RJ, no dia 12/12/1949.

Sua mãe, Iolanda Maurity Santos, foi a primeira violinista a integrar a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e seu irmão é o pianista Antônio AdolfoRuy Maurity aprendeu sozinho a tocar violão.

Em 1970, venceu o III Festival Universitário do Rio de Janeiro com a música "Dia Cinco", que compôs junto com José Jorge. No mesmo ano, gravou seu primeiro LP, "Este é Rui Maurity", pela gravadora EMI-Odeon.

Ruy Maurity alcançou projeção nacional no período em que fez discos pela gravadora Som Livre, lançando músicas geralmente compostas com o parceiro José Jorge.


Da obra autoral registrada nessa companhia fonográfica, duas músicas da parceria de Ruy Maurity com José Jorge fizeram sucesso nacional naquela áurea década de 1970. Em 1971 o Brasil cantou a trágica saga ruralista de "Serafim e Seus Filhos", música de realismo fantástico incluída no repertório do álbum "Em Busca do Ouro" (1972), assinado por Ruy Maurity & Trio, e "Nem Ouro, Nem Prata", samba que deu título ao quarto álbum do artista, lançado em 1976 com regravação (de levada mais ágil e menos sedutora) de "Serafim e Seus Filhos" no repertório.

Lançou o disco "Safra 74", que teve algumas de suas músicas incluídas nas trilhas sonoras das novelas "Escalada" (1975) e "Fogo Sobre Terra" (1975), da TV Globo.

Em 1976 e 1977, lançou, respectivamente, os LPs "Nem Ouro Nem prata" e "Ganga Brasil", que inclui a gravação do tema principal da novela "Dona Xepa" (1977), da TV Globo.


Em 1978, gravou o disco "Bananeira Mangará". Com o tempo foi caracterizando cada vez mais a sua carreira com os temas e músicas regionais.

Na década de 1980, gravou os discos "Natureza" (1980) e "A Viola no Peito" (1984).

Ruy Maurity tem uma de suas músicas lembrada todo ano, no réveillon, "Marcas do Que Se Foi". Realizou, ainda, inúmeros shows em diversas cidades brasileiras.

Em 1998, lançou o CD "De Coração", distribuído atualmente pela Kuarup, no qual interpreta diversas parcerias com José Jorge.

Ruy Maurity era casado com Suzana Waldeck de Paula Afonso, e tem três filhos:  Alexandre e os gêmeos Marco Antônio e Mariana.

Morte

Ruy Maurity faleceu na sexta-feira, 01/04/2022, aos 72 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, no Rio de Janeiro, RJ.

Desde 17/03/2022, estava em coma em decorrência de duas paradas cardíacas sofridas após se submeter a um exame de endoscopia.

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #RuyMaurity

Um comentário:

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!