Lauro Borges

LAURENTINO BORGES SAES
(66 anos)
Ator, Radioator, Radialista, Apresentador e Jogador de Futebol

* São Paulo, SP (14/01/1901)
+ São Paulo, SP (11/06/1967)

Lauro Borges nasceu no bairro Santa Efigênia, na capital paulista, e seu nome verdadeiro era Laurentino Borges Saes.

Criado por uma tia, pois seus pais morreram cedo, Lauro desde criança percebeu que sua vocação era a imitação. Junto com outro grande humorista e cantor que foi Castro Barbosa, Lauro criou um dos programas mais marcantes do humorismo radiofônico nacional. o "PRK-30", que fez a alegria do povo brasileiro por vinte anos, de 1944 a 1964.

O que pouca gente sabe é que a primeira profissão de Borges foi ser jogador de futebol, Em 1917, ele ingressa em alguns times juvenis de São Paulo. Em 1919 vai jogar no Palestra Itália, hoje o Palmeiras. No período de 1927 a 1931 vem para o Rio e joga no Botafogo e no Flamengo, com o apelido de Saes Meia Dúzia. Lauro deixou o futebol em 1931.

Sua amizade com o locutor esportivo Amador Santos lhe dá uma guinada na carreira. Amador percebe que Lauro era um grande improvisador e imitador e o leva para trabalhar na "Hora Rubro Negra".

Posteriormente, o "Programa Casé" lhe abre as portas para o humorismo. Ele conhece seu parceiro, Castro Barbosa, no humorístico "Só Rindo" em 1937, O programa era produzido por um grande fã e incentivador da dupla, Renato Murce, futuro marido de Eliana Macedo, musa das chanchadas da Atlântida.

Lauro e Castro trabalharam ainda no humorístico "PRK-20", embrião da "PRK-30".

A PRK "-30" estreiou na Rádio Mayrink Veiga em 1944, mas Castro só se junta a Lauro em 1945, substituindo o humorista Pinto Filho. Estava formada a maior dupla cômica do rádio brasileiro. Otelo Trigueiro (Borges) e Megaterio Nababo de Alicerce (Barbosa). Eles se transformam em um grande sucesso do rádio até 1959 passando pelas estações Mayrink Veiga e Nacional. Em 1961, Castro Barbosa deixa a parceria com Lauro Borges sendo substituído por Daniel Guimarães. Dessa data até 1964, Lauro e Daniel apresentaram a "PRK -30" pela TV Paulista em São Paulo e TV Rio, no Rio de Janeiro.

Filmografia

1949 - Pra Lá de Boa
1948 - Folias Cariocas
1940 - Laranja-da-China
1939 - Banana-da-Terra

Morte

Em 11 de junho de 1967, uma manhã de domingo, o corpo de Lauro Borges é achado com um tiro na cabeça na garagem do prédio onde morava na Rua Ministro Godói, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. A versão oficial de sua morte foi de que houve um suicídio, mas todas as evidencias apontavam para um assassinato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário