Rogério Cardoso

ROGÉRIO CARDOSO FURTADO
(66 anos)
Ator, Humorista e Compositor

☼ Mococa, SP (07/03/1937)
┼ Rio de Janeiro, RJ (24/07/2003)

Rogério Cardoso Furtado foi um ator e humorista brasileiro nascido em Mococa, SP, no dia 07/03/1937.

Começou a carreira em 1958 no teatro, e ao todo chegou a fazer mais de quarenta peças. A carreira televisiva teve início em 1963 na TV Excelsior, onde participou dos programas humorísticos "A Cidade Se Diverte", "Moacyr Franco Show" e "Times Square". Na TV Record, fez a "Praça da Alegria".

É também lembrado, por, na década de 70, ter estrelado um comercial cômico da Volkswagen Variant.


Com seus personagens sempre cômicos e marcantes, conseguiu conquistar o gosto do público. Entre eles, o estudante Rolando Lero do programa "Escolinha do Professor Raimundo", liderado por Chico Anysio, na TV Globo. Um de seus bordões mais famosos era: "Captei Vossa Mensagem Amado Mestre!".

Seu outro grande personagem de sucesso veio interpretando o Salgadinho, na telenovela "Explode Coração" (1995). O êxito do personagem o motivou a tentar carreira na política, elegendo-se vereador pelo PSDB do Rio de Janeiro, em 1996.

Seu último trabalho na televisão, era ao lado da atriz Nair Bello no programa "Zorra Total", onde interpretava o personagem Epitáfio, e aparecia toda semana na televisão com o personagem Seu Flô, no programa "A Grande Família", um dos mais tradicionais da TV Globo.

Rogério Cardoso também se destacou como compositor. Um dos seus sucessos é muito cantado e conhecido mas poucos sabem que é de sua autoria, a música "Pequeno Mundo", versão brasileira da música "It's a Small World" da Disney.

Rolando Lero

Rolando Lero é um dos personagens da "Escolinha do Professor Raimundo", que era interpretado por Rogério Cardoso. Este personagem fazia graça "enrolando" o Professor Raimundo, já que ele nunca sabia as respostas. O personagem contribuiu com o bordão "Captei vossa mensagem, amado guru!" e variantes, que acabaram por se tornar parte da fraseologia do português falado no Brasil.

A participação do personagem dá-se da mesma forma que com a maioria dos demais alunos da escolinha. O professor o chama para responder uma pergunta e então ele levanta e diz o bordão saudando o mestre.

Após ouvir a pergunta, que geralmente não sabe a resposta correta, Rolando Lero conta alguma história, contorna a pergunta e a devolve para o professor, tentando sensibilizá-lo com dramaturgia. O professor, um pouco impaciente, resolve dar uma dica e diz a primeira sílaba da palavra que é a resposta.

Aí então Rolando Lero diz ter captado a mensagem, mas ele sempre interpreta mal e completa a palavra com uma resposta errada. Por fim, o Professor Raimundo pede para o aluno Ptolomeu, personagem estilo nerd que sempre tem as respostas corretas, para responder a pergunta. Ao ouvir a resposta correta de Ptolomeu, Rolando Lero demonstra sua repulsa ao colega.

Na cultura popular brasileira, advogados levam fama de falarem demais e tentarem enrolar outras pessoas com discursos cheio de palavras pomposas e vazio de significado. O discurso do Rolando Lero tem exatamente a mesma característica. Ele dispõe de um vocabulário rebuscado e elitizado, mas que demonstra ser pobre de conhecimento. Seu discurso é uma tentativa de ludibriar o professor.

Morte

Rogério Cardoso faleceu vítima de um infarto fulminante, no dia 27/07/2003, em sua casa no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro, aos 66 anos.

Rogério Cardoso possuía antigas complicações cardíacas. Ele tinha uma ponte de safena havia nove anos e se submeteu a uma cirurgia para colocação de um stent em fevereiro de 2003.

Sua esposa, Isabel, que dormia a seu lado, contou que Rogério Cardoso sentou-se na cama e em seguida tombou sobre seu corpo.

O corpo de Rogério Cardoso foi velado na Câmara Municipal e sepultado no Cemitério Municipal de sua cidade natal, Mococa, SP.

Ele deixou três filhos e seis netos.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Saudades em 24 de julho de 2003.Nascido em Mococa-SP em 1937, o popular comediante, nos deixou dez anos atrás, deixando uma lacuna na cena nacional. Seu Rolando Lero, marcou a Escolinha do Professor Raimundo (Chico Anyzio) de forma brilhante e definitiva. Quem não se lembra do bordão "Amado Mestre" ou "Entendi vossa mensagem - Amado Guru"

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho verdadeira adoração por Rogério Cardoso. Ainda hoje, assisto sempre que posso o "Seu Rolando Lero", e não me canso de ver. Personagem ícone da televisão brasileira que sempre deixará saudades. Gostaria de tê-lo conhecido.

    ResponderExcluir