Ema D'Ávila

EMA D'ÁVILA
(68 anos)
Atriz e Humorista

* Porto Alegre, RS (10/04/1916)
+ Rio de Janeiro, RJ (25/03/1985)

Talentosa comediante no teatro, no cinema atuou em filmes do período da chanchada. Na televisão, participou de programas humorísticos e telenovelas.

Irmã do comediante Walter D'Ávila, ela também logo mostrou interesse pela arte de representar e pela comédia. Começou em rádio, embora tenha trabalhado com o irmão em teatro, cinema e televisão. Seu gênero de comédia não era histriônico, era contido, humano, próxima da realidade. Ganhou por isso várias vezes prêmios de Melhor Comediante Feminina. Interpretava ricaças neuróticas e roceiras cheias de maneirismos.

Em palco estreou em 1938, em rádio em 1946 e em cinema e televisão, um pouco depois.

Em cinema sua atuação foi marcante nas comédias: "Na Corda Bamba", "Pintando o Sete" e "Os Dois Ladrões". Participou em filmes ao lado dos famosos Oscarito e Grande Otelo.

Na televisão atuou em diversos programas humorísticos como "Balança Mas Não Cai" e "Noites Cariocas". Sempre seus tipos marcavam e ela era elogiada. Também participou da novela "Marrom Glacê", onde viveu uma simpáticas velhinha, Dona Bá.

Ema D'Ávila faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 25 de março de 1985, vítima de um Acidente Vascular Cerebral.

Um comentário:

  1. Nescessit com urgencia o nome ou telefone de algum parente da Atriz falecida Ema D'avila, irmã tb do ator ja falecido walter d'avila. Entrar em contato com hpp.2x2@hotmail.com.br falar com Helena Atenciosamente

    ResponderExcluir