Aérton Perlingeiro

AÉRTON PERLINGEIRO
(70 anos)
Apresentador de TV e Locutor de Rádio

* Macaé, RJ (28/12/1921)
+ Rio de Janeiro, RJ (31/10/1992)

Aérton Perlingeiro nasceu na cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro, em 1921. Algumas de suas biografias citam a cidade de Miracema como de seu nascimento. Ele foi um apresentador de rádio e TV, e por décadas teve muito prestígio.

Começou sua carreira artística em 1943, na Rádio Transmissora, no Rio. Sempre como apresentador e locutor. Transferiu-se para a Rádio Tupi, Rádio Fluminense e para a Rádio Clube.

No ano de 1956, foi para a televisão. Em São Paulo, o colega Airton Rodrigues criou o programa Almoço Com As Estrelas. E o mesmo fez Aérton Perlingeiro no Rio de Janeiro. Ambos programas foram um sucesso e tinham o mesmo formato: Uma mesa grande, para um almoço rápido e vários cantores, atores e personalidades nacionais eram entrevistados.

No Rio, Aérton era o mestre de cerimônias, além de ser também o produtor. Naquele tempo era assim e por isso tanto ele, como Airton Rodrigues em São Paulo, tinham muito trabalho. Mas tinham também muita fama e estima por parte de toda a classe artística, que desejava muito aparecer nesses programas.

Tanto o programa de São Paulo como o do Rio, eram transmitidos na hora do almoço de sábado e ficavam no ar por várias horas. O programa do Rio chamava-se Aérton Perlingeiro Show e existiu de 1956 até 1980, quase 30 anos no ar, só terminando quando a emissora faliu.

O programa de Aérton teve 2204 edições. Tinha alguns quadros e o que era dedicado ao Samba e era apresentado por Jorge Perlingeiro, filho de Aérton.

Aérton foi um recordista da televisão brasileira. Personalidade muito querida pela classe artística, foi um grande incentivador dos cantores populares e do teatro brasileiro. No seu programa, marcavam presença gente importante como Fernanda Montenegro, Fábio Jr., Sidney Magal e o proprietário das Emissoras Associadas, Assis Chateaubriand.

Criou o troféu O Velho Capitão, busto de bronze representando a figura de Assis Chateaubriand. Esse troféu foi entregue para mais de 300 personalidades, dentre os quais as cantoras Maysa Monjardim, Elis Regina e Elizeth Cardoso e o próprio Chateaubriand, que foi pessoalmente receber o prêmio no programa, três meses antes de morrer.

Homem do rádio e da televisão, Aérton foi incansável na promoção da arte, principalmente música e teatro. E ele ficou no primeiro lugar no IBOPE, por 23 anos.

Sofria de forte Bronquite. Veio a a falecer em 1996, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Cifra Antiga
Data de Nascimento e Falecimento: Miguel Sampaio

2 comentários:

  1. Grande nome da Tv hoje totalmente esquecido faleceu ha 22 anos - grandes nomes da jovem guarda e da MPB , em inicio de carreira vi começando em seu programa.

    ResponderExcluir
  2. Aérton Perlingeiro nasceu em Miracema, no Noroeste Fluminense, em 28 de dezembro de 1921. Filho de  Antero Perlingeiro e Jandira Belizario Perlingeiro, foi casado com Azize Feres e pai do Jorge Perlingeiro (nascido no Rio de Janeiro em 18 de janeiro de 1945, formado em direito mas dedicado ao samba) e avô da Bruna Perlingeiro. Foi apresentador/animador de rádio e tv, iniciando carreira na rádio Transmissora, em 1943. Trabalhou nas rádios Tupi, Fluminense e Clube. Na televisão, apresentou entre 1952 a 1980 o Programa Aérton Perlingeiro, nas tardes de sábado, na Rede Tupi. Foi apresentador do programa "Almoço com as Estrelas". Aérton Perlingeiro morreu no Rio de Janeiro, aos 70 anos, em 31 de outubro de 1992.
    Obs: A cidade de Miracema como local de nascimento me foi confirmada, via e-mail, por seu filho, Jorge Perlingeiro.A família Perlingeiro possui várias ramificações, não  só em Miracema, mas também em Santo Antonio de Pádua, cidade da qual Miracema se emancipou em 03 de maio de 1936. Portanto, Aerton quando nasceu, Miracema ainda distrito de Pádua.Fonte: www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir