Orlando Dias

JOSÉ ADAUTO MICHILES
(78 anos)
Cantor e Compositor

☼ Recife, PE (01/08/1923)
┼ Rio de Janeiro, RJ (11/08/2001)


Orlando Dias, nome artístico de José Adauto Michiles, foi um canto e compositor nascido em Recife, PE, no dia 01/08/1923.

Orlando Dias foi um cantor diferenciado e muito polêmico. Seu principal sucesso foi "Tenho Ciúme de Tudo". Gravou também músicas de apelo bem popular como "Com Pedras na Mão" e "Coração de Pedra".

Cantor, compositor, neto de um violonista e também poeta, de quem herdou a veia artística e iniciou na música. Em meados da década de 1940, casou-se e pouco depois ficou viúvo. Deixou a cidade de Recife definitivamente em 1950.

Sua marca registrada eram suas interpretações cheias de estilo, exageradas, que se constituíam em verdadeiros "happenings" (o lenço branco acenado, gestual teatral, inclusive a mania de se ajoelhar no palco, declamação de versos emocionados e roupas desalinhadas), sendo portanto um dos precursores do que hoje se chama estilo Brega-Romântico.


Em 1938, deu início à carreira participando de um programa de calouros sem sucesso. Logo depois, em outra tentativa na Rádio Clube de Pernambuco, foi mais feliz. Nessa época, costumava imitar o ídolo Orlando Silva.

Na década de 1940, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde conseguiu contrato na Rádio Mayrink Veiga. Voltou ao Recife, por volta de 1946, mas depois da perda da esposa, decidiu voltar ao Rio de Janeiro.

Em 1952, gravou seu primeiro disco pela Todamérica, com o samba "Tive Ciúme" (Almeida Freire) e o bolero "Ainda Não Sei" (Peterpan).

Em 1953 lançou o samba "Não Te Quero Bem Nem Mal" (J. Cascata e Leonel Azevedo).

Em 1954 gravou o fox-trot "Façamos as Pazes" (Luiz de França, Ubirajara Nesdan e Nelson Bastos).


Em 1955 gravou na Mocambo o baião "Perigo de Morte" (Gordurinha e Wilson de Morais). No fim da década de 1950, passou a cantar com o estilo que lhe deu fama.

Em 1959 estreou na Odeon com os boleros "Se Eu Pudesse" (Valdir Machado) e "Nas Tuas Horas de Tristeza" (Cid Magalhães).

Orlando Dias atingiu o auge de sua carreira no início dos anos 1960. Nessa época lançou a guarânia "Minha Serás Eternamente" (Arsênio de Carvalho e Lourival Faissal).

Em 1961, lançou com sucesso o bolero "Tenho Ciúmes de Tudo" (Valdir Rocha).

Em 1962, gravou mais dois boleros de Valdir Machado, compositor do qual gravava composições frequentemente.

Em 1963, lançou o LP "Se a Vida Fosse Um Sonho Bom" (Valdir Machado), trazendo, além da faixa-título, "Beija-me" (Valdir Machado).


Em 1965, lançou para o carnaval o samba "Saravá" (Zilda Gonçalves e Jorge Silva).

Em 1966, lançou LP pela Odeon intitulado "O Ator da Canção", onde se destacaram as músicas "Sonho de Amor" (Arsênio de Carvalho) e "Uma Esmola" (Ramirez), com versão de Pedro Lopes.

Em 1968, lançou o LP "O Atual", também pela Odeon, com destaque para "Amor Desesperado" (Dino Ramos), com versão de Romeu Nunes, e "Perdoa-me" (Manzareno), com versão de Rubem Carneiro.

Em 1973, lançou, pela Odeon, o LP "O Cantor Mais Popular do Brasil", com destaques para "Leva-me Contigo" (Orlando Dias), e "Tu Partiste" (Pedrinho).

Nos anos 1980 passou a viajar pelo interior para divulgar seus discos, apresentando-se em rádios locais.

Fez excursão à Europa e, em 1997, regravou vários sucessos em CD intitulado "Vinte Super Sucessos".

Ao longo de sua carreira, Orlando Dias vendeu cerca de 6 milhões de discos.

Morte

Orlando Dias faleceu no sábado, 11/08/2001, aos 78 anos, vítima de infarto, em sua casa na Ilha do Governador, RJ. Orlando Dias começou a passar mal, por volta das 14h00. Sua irmã, Maria Creuza, tentou levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

O sepultamento ocorreu no domingo, 12/08/2001, às 10h00, no Cemitério da Cacuia, na Ilha do Governador, RJ.

#FamososQuePartiram #OrlandoDias

3 comentários: