José Meirelles

JOSÉ MEIRELLES PASSOS
(62 anos)
Jornalista

* (1949)
+ Rio de Janeiro, RJ (31/08/2011)

José Meirelles foi correspondente de O Globo em Washington por duas décadas, voltando ao Brasil em 2009.

O jornalista participou de coberturas em mais de 40 países, cobrindo conflitos com a Guerra das Malvinas, as duas guerras de invasão do Iraque e a invasão do Panamá pelos Estados Unidos. Ganhou os Prêmios Esso, Prêmio Vladimir Herzog, SIP (Sociedade Interamericana da Imprensa), entre outros.

José Meirelles também é autor de A Noite dos Generais: Os Bastidores do Terror Militar na Argentina, sobre o julgamento, em 1985, das três juntas militares que governaram a Argentina entre 1976 e 1982.

"O livro é sobre esse lado que as reportagens não tinham como revelar, com os bastidores dos generais na prisão", disse sobre a obra, em uma entrevista para o site da ABI (Associação Brasileira da Imprensa).

Na entrevista, ele declarou sua definição de jornalismo: "Um trabalho que me dá prazer, que me ensina algo todos os dias. Ele me dá chances de ver a história de perto, de registrá-la, de aprender a viver. A profissão me leva a conhecer o mundo, algumas vezes do lado do avesso".

Em 1981 e 1983 ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Revista em matérias para a Revista IstoÉ.

O jornalista José Meirelles Passos, ex-correspondente do Jornal O Globo em Washington (EUA) e em Buenos Aires (Argentina), pela Revista Veja, morreu vítima de Câncer, aos 62 anos.

Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Foi enterrado no Cemitério São João Batista.

Deixou duas filhas e dois netos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário