Rui Viotti

RUI VILLARA VIOTTI
(79 anos)
Jornalista e Locutor Esportivo

* Caxambu, MG (26/09/1929)
+ São Paulo, SP (07/09/2009)

Rui Viotti iniciou a carreira como locutor esportivo em sua cidade natal, na Rádio Caxambu, com apenas 15 anos de idade. Em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi um dos três vencedores de um concurso coordenado por Ary Barroso, para substituí-lo na Rádio Tupi. Participou das transmissões esportivas da rádio.

Rui Viotti e Silvio Luiz (Foto Silvio Luiz Página Oficial)
Permaneceu por pouco tempo na Rádio Tupi, transferindo-se em seguida para a Rádio Nacional e, posteriormente, para a Rádio Tamoio, onde realizou a cobertura da Copa do Mundo de 1950, no Brasil. Participou do processo de implantação da televisão no país. Em meados da década de 1950, conciliava o trabalho da rádio com o da TV Tupi. Até apresentar seu próprio programa, sobre notícias esportivas, chegou a exercer as funções de caboman e cinegrafista. Em 1956, recebeu o Troféu Antenas de Prata, na categoria Melhor Narrador Esportivo.

Entre 1962 e 1966, abandonou a televisão para trabalhar no mercado publicitário. Após breve passagem pela TV Bandeirantes, retornou à TV Tupi Rio em 1970, para ocupar o cargo de diretor de programação. Em 1973, recebeu o convite para assumir a direção de esportes da Rede Globo. Na emissora, foi um dos criadores do programa Esporte Espetacular e pela organização da transmissão da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, no último ano em que atuou na emissora.

Em 1976, realizou a primeira transmissão de uma partida de tênis internacional para o Brasil, a final individual masculina do Torneio de Wimbledon. Ficou conhecido como a Voz do Tênis, devido a sua especialidade em narrar jogos do esporte.

Posteriormente, realizou as transmissões de torneios de tênis pela TV Manchete e Rede TV.

Com o final dos contratos com a televisão aberta, Rui Viotti se aposentou. Mais tarde, com problemas de saúde, só voltou a trabalhar para a BandSports em 2009, tendo narrado o torneio de Campos do Jordão em julho e vários torneios ATP e WTA da temporada.

Faleceu em setembro de 2009, aos 79 anos em São Paulo, vítima de Falência Múltipla dos Órgãos, em decorrência de uma Infecção Generalizada.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário