Mazzaropi

AMÁCIO MAZZAROPI
(69 anos)
Ator, Humorista, Cantor e Cineasta

☼ São Paulo, SP (09/04/1912)
┼ São Paulo, SP (13/06/1981)

Amácio Mazzaropi, mais conhecido por Mazzaropi, foi um ator, humorista, cantor e cineasta nascido em São Paulo, SP, no dia 09/04/1912.

Filho de Bernardo Mazzaroppi, imigrante italiano e Clara Ferreira, portuguesa, com apenas dois anos de idade sua família mudou-se para Taubaté, no interior de São Paulo. O pequeno Mazzaropi passou longas temporadas no município vizinho de Tremembé, na casa do avô materno, o português João José Ferreira, exímio tocador de viola e dançarino de cana verde. Seu avô também era animador das festas do bairro onde morava, às quais levava seus netos que, já desde cedo, entram em contato com a vida cultural do caipira, que tanto inspirou Mazzaropi.

Em 1919, sua família voltou à capital e Mazzaropi ingressou no curso primário do Colégio Amadeu Amaral, no bairro do Belém. Bom aluno, era reconhecido por sua facilidade em decorar poesias e declamá-las, tornando-se o centro das atenções nas festas escolares.

Em 1922, morreu o avô paterno e a família mudou-se novamente para Taubaté, onde abriram um pequeno bar. Mazzaropi continuou a interpretar tipos nas atividades escolares e começou a frequentar o mundo circense. Preocupados com o envolvimento do filho com o circo, os pais mandaram Mazzaropi aos cuidados do tio Domenico Mazzaroppi em Curitiba, PR, onde trabalhou na loja de tecidos da família.

Em 1926, com 14 anos, regressou à São Paulo ainda com o sonho de participar em espetáculos de circo e, finalmente, entrou na caravana do Circo La Paz. Nos intervalos do número do faquir, Mazzaropi contava anedotas e causos, ganhando uma pequena gratificação.

Em 1929, sem poder se manter, Mazzaropi voltou a Taubaté com os pais, onde começou a trabalhar como tecelão, mas não conseguiu se manter longe dos palcos e atuou numa escola do bairro.

O Teatro, o Rádio e a Televisão

Com a Revolução Constitucionalista de 1932 seguiu-se uma grande agitação cultural e Mazzaropi estreou em sua primeira peça de teatro, chamada "A Herança do Padre João".

Em 1935, conseguiu convencer seus pais a seguir turnê com sua companhia e a atuarem como atores. Até 1945, a Troupe Mazzoropi percorreu muitos municípios do interior de São Paulo, mas não havia dinheiro para melhorar a estrutura da companhia.

Com a morte da avó materna, Maria Pita Ferreira, Mazzaropi recebeu uma herança suficiente para comprar um telhado de zinco para seu pavilhão, podendo assim estrear na capital, com atuações elogiadas por jornais paulistanos. Depois, partiu com a companhia em turnê pelo Vale do Paraíba. A grave situação de saúde de seu pai complicou a situação financeira da companhia de teatro e, em 08/11/1944, faleceu Bernardo Mazzaroppi.

Dias após a morte de seu pai, estreou no Teatro Oberdan ao lado de Nino Nello, sendo ator e diretor da peça "Filho de Sapateiro, Sapateiro Deve Ser", acolhida com entusiasmo pelo público.

Em 1946, convidado por Dermival Costa Lima da Rádio Tupi, estreou o programa dominical "Rancho Alegre", encenado ao vivo no auditório da rádio no bairro do Sumaré e dirigido por Cassiano Gabus Mendes.

Em 1950, este mesmo programa estreou na TV Tupi, mas agora contava com a coadjuvação dos atores João Restiffe e Geny Prado.

Mazzaropi tinha um hobby, gostava de cantar valsa, música popular brasileira e seresta com os seus amigos .

O Cinema

Convidado por Abílio Pereira de Almeida e Franco Zampari, Mazzaropi estreou seu primeiro filme, intitulado "Sai da Frente", em 1952, rodado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, onde filmaria mais duas películas. Com as dificuldades financeiras da Vera Cruz, Mazzaropi fez, até 1958, mais cinco filmes por diversas outras produtoras.

Naquele mesmo ano, vendeu sua casa e criou a Produções Amácio Mazzaropi (PAM Filmes). O primeiro filme da nova produtora foi "Chofer de Praça", que agora passou não só a produzir, mas distribuir as películas em todo o Brasil.

Em 1959, foi convidado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o famoso Boni, na época da TV Excelsior de São Paulo, a fazer um programa de variedades que ficou no ar até 1962. Neste mesmo ano começou a produzir um de seus filmes mais famosos, o "Jeca Tatu", que foi aos cinemas em 1963.

Em 1961, Mazzaropi adquiriu uma fazenda onde iniciou a construção de seu primeiro estúdio de gravação, que produziu seu primeiro filme em cores, "Tristeza do Jeca", que também foi o primeiro filme veiculado na televisão pela TV Excelsior e ganhou prêmios para melhor ator coadjuvante, Genésio Arruda, e melhor canção.

Em 1966, lançou o filme "O Corintiano", recorde de bilheteria do cinema nacional.

Em 1972, foi recebido pelo então Presidente da República, o general Emílio Garrastazu Médici, ao qual pediu mais apoio ao cinema brasileiro.

Em 1974, rodou "Portugal... Minha Saudade", com cenas gravadas no Brasil e em Portugal.

Em 1975, começou a construir, em Taubaté, um grande estúdio cinematográfico, oficina de cenografia e um hotel para os atores e técnicos. A partir de então produziu e distribuiu mais cinco filmes até 1979.

Seu 33º filme, "Maria Tomba Homem", nunca seria terminado.

Em 1994 foi inaugurado o Museu Mazzaropi, localizado na mesma propriedade dos antigos estúdios, recolhendo a história da carreira de um dos maiores nomes do cinema, do teatro e da televisão brasileira.

Foi somente na década de 1990 que a cultura brasileira começou a ver de uma outra óptica a obra de Mazzaropi, que durante sua vida sempre foi duramente atacado (ou ignorado) pela crítica e pela intelectualidade.

A partir de "Chofer de Praça", em 1959, além de ser o protagonista, Mazzaropi também acumulou as funções de produtor e roteirista, colaborando frequentemente com os diretores. Recentemente, foi lançada em DVD uma coleção de 22 de seus filmes em sete volumes. Alguns dos filmes tinham no título o nome "Jeca" mesmo ele tendo interpretado esse personagem apenas no filme "Jeca Tatu".

Morte

Mazzaropi faleceu no sábado, 13/06/1981, aos 69 anos, vítima de um Câncer na Medula Óssea, em São Paulo, SP, no Hospital Albert Einstein, depois de 26 dias internado.

Mazzaropi foi sepultado na cidade de Pindamonhangaba, no mesmo cemitério onde seu pai já repousava. Mazzaropi nunca se casou, mas deixou um filho adotivo, Péricles Mazzaropi.

Homenagens

Desde a década de 80, a cidade de São Paulo possui equipamentos culturais com filosofia descentralizada com o objetivo de formar profissionais da arte e da cultura (ou reforçar a sua formação). A Oficina Cultural que homenageia Amácio Mazzaropi foi criada em agosto de 1990 e está instalada num edifício centenário, de 1912, construído especialmente para abrigar a segunda mais antiga Escola Normal de São Paulo, a Escola Padre Anchieta. O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico tombou o prédio em 1988. Trata-se de um centro fomentador da cultura brasileira, responsável em trabalhar o resgate da cultura popular e o intercâmbio entre artistas com atividades nas diversas expressões artísticas. O objetivo é integrar artistas amadores e profissionais, formar públicos e ampliar sua atuação para bairros como o Brás, o Pari, o Belém e a Mooca.

Outra homenagem significativa é o filme longa-metragem "Tapete Vermelho". Trata-se de um caipira, vivido por Matheus Nachtergaele, que resolve mostrar ao filho quem era Mazzaropi. No caminho até o cinema que exibe um filme do comediante, pai e filho se envolvem com violeiros que venderam a alma ao diabo, mandingas, o Movimento dos Sem-Terra, vigaristas que lhes roubam a mula, caminhoneiros e um milagre em Aparecida. Experiências que vão render a ambos uma grande lição sobre direitos humanos. A homenagem não para no argumento do filme, que tem direção de Luiz Alberto Pereira. O ator Matheus Nachtergaele compõe um tipo com o mesmo andar e a mesma voz do ídolo.

Filmografia

  • 1952 - Sai da Frente
  • 1952 - Nadando em Dinheiro
  • 1954 - Candinho
  • 1955 - A Carrocinha
  • 1956 - Fuzileiro do Amor
  • 1956 - O Gato de Madame
  • 1956 - Chico Fumaça
  • 1957 - O Noivo da Girafa
  • 1958 - Chofer de Praça
  • 1959 - Jeca Tatu
  • 1959 - As Aventuras de Pedro Malazartes
  • 1960 - Zé do Periquito
  • 1961 - Tristeza do Jeca
  • 1961 - O Vendedor de Linguiça
  • 1962 - Casinha Pequenina
  • 1963 - O Lamparina
  • 1964 - Meu Japão Brasileiro
  • 1965 - O Puritano da Rua Augusta
  • 1966 - O Corintiano
  • 1967 - O Jeca e a Freira
  • 1969 - No Paraíso das Solteironas
  • 1969 - Uma Pistola Para Djeca
  • 1971 - Betão Ronca Ferro
  • 1972 - O Grande Xerife
  • 1973 - Um Caipira em Bariloche
  • 1974 - Portugal... Minha Saudade
  • 1975 - O Jeca Macumbeiro
  • 1976 - Jeca Contra o Capeta
  • 1977 - Jecão, Um Fofoqueiro no Céu
  • 1978 - O Jeca e Seu Filho Preto
  • 1979 - A Banda das Velhas Virgens
  • 1980 - O Jeca e a Égua Milagrosa
  • Maria Tomba Homem (Não Concluído)

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #Mazzaropi

9 comentários:

  1. Já assisti os filmes dele na TVE. Maravilhoso! (Núbia - SSA-BA)

    ResponderExcluir
  2. Mazzaropi, fez muito sucesso no cinema, poucos hoje se dão conta do fenômeno de fazer dinheiro, que eram seus filmes. Até hoje, seus filmes tem ótima procura em dvd. Brasil, não podemos continuar a esquecer as coisas boas do passado!

    ResponderExcluir
  3. O grande Mazzaropi tem hoje alguns que tentam imitá-lo, até no bigode, como o Ratinho. Mazzaropi deixou saudades. Um verdadeiro gênio nunca compreendido pela intelectualidade preconceituosa do Brasil

    ResponderExcluir
  4. O GÊNIO IMORTAL,O MELHOR DOS MELHORES.....

    ResponderExcluir
  5. O GÊNIO DOS GÊNIOS,O IMORTAL MAZZAROPI O MELHOR DOS MELHORES JUNTO COM OS INESQUECÍVEIS,OSCARITO,GOLIAS,ANKITO,MUSSUM,ZACARIAS E CHICO ANÍSIO......

    ResponderExcluir
  6. Hoje 09/04 os 103 anos do Nascimento do Nosso eterno Jeca - Foi tambem Cantor..

    ResponderExcluir
  7. ELE É ETERNO E VIVE ENTRE NÓS ATÉ HOJE. BUYU-FIRE

    ResponderExcluir
  8. ELE É IMORTAL E NUNCA MORRE NO FINAL. BUYU-FIRE

    ResponderExcluir
  9. SOMENTE A PARTIR DE 1993 QUE A MIDIA O DEU VALOR,FOI QUANDO A EXTINTA TV MANCHETE EXIBIU 5 FILMES DELE

    ResponderExcluir