Renato Russo

RENATO MANFREDINI JÚNIOR
(36 anos)
Cantor e Compositor

* Rio de Janeiro, RJ (27/03/1960)
+ Rio de Janeiro, RJ (11/10/1996)

Renato Manfredini Júnior, mais conhecido pelo nome artístico Renato Russo, foi um cantor e compositor brasileiro, famoso por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Antes da fundação do grupo que o tornou conhecido mundialmente, Renato Russo integrou o grupo musical Aborto Elétrico, do qual saiu devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos.

Homossexual assumido, Renato Russo morreu devido as complicações causadas pela AIDS em 11 de outubro de 1996, à época com 36 anos. Amigos do cantor afirmam que o mesmo contraiu a doença após se envolver com um rapaz que conhecera em Nova York, portador da doença, em 1989.

Legião Urbana
Como integrante da Legião Urbana, Renato Russo lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo, alguns lançados postumamente, e diversos singles, escritos em sua maioria pelo próprio Renato. Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Robert Evangelista, Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Laura Pausini, Biquini Cavadão, 14 Bis e Plebe Rude. Em 2010 foi lançado o disco "Duetos".

Infância

Até os seis anos de idade Renato Russo viveu no Rio de Janeiro junto com sua família. Começou a estudar cedo no Colégio Olavo Bilac, na Ilha do Governador, zona norte da cidade. Nessa época teria escrito uma bela redação chamada "Casa Velha, Em Ruínas…", disponível logo abaixo na íntegra.


Em 1967, mudou-se com sua família para Nova York pois seu pai, funcionário do Banco do Brasil, fora transferido para a agência do banco na cidade, mais especificamente para Forest Hills, no distrito do Queens. Foi quando Renato Russo foi introduzido a língua e a cultura norte-americanas. Em 1969 a família voltou para o Brasil, indo Renato Russo  morar na casa de seu tio Sávio na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

Adolescência

Em 1973 a família trocou o Rio de Janeiro por Brasília, passando a morar na Asa Sul. Em 1975, aos quinze anos, Renato Russo começou a atravessar uma das fases mais difíceis e curiosas de sua vida quando fora diagnosticado como portador da epifisiólise, uma doença óssea. Ao saber do resultado, os médicos submeteram-no a uma cirurgia para implantação de três pinos de platina na bacia. Renato Russo sofreu duramente a enfermidade, tendo que ficar seis meses na cama, quase sem movimentos. Durante o período de tratamento teria se dedicado quase que integralmente a ouvir música, iniciando sua extensa coleção de discos dos mais variados estilos. Em entrevista, teria alegado que este período fora determinante na formação de sua musicalidade.

Aborto Elétrico
Carreira

Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, ao lado dos irmãos Felipe Lemos, Fê Lemos, (bateria) e Flávio Lemos (baixo elétrico), e do sul-africano André Pretorius (guitarra). O grupo durou quatro anos, de 1978 a 1982, terminando por brigas entre Fê Lemos e Renato Russo. O Aborto Elétrico foi a semente que deu origem à Legião Urbana e ao Capital Inicial, formado por Fê Lemos, Flávio Lemos, junto ao guitarrista Loro Jones e ao vocalista Dinho Ouro-Preto.

Após o fim do Aborto Elétrico, Renato Russo começou a compor e se apresentar sozinho, tornando-se o Trovador Solitário. A fase solo durou poucos meses, até que o cantor se juntou a Marcelo Bonfá, baterista do grupo Dado e o Reino Animal, Eduardo Paraná, guitarrista conhecido como Kadu Lambach e Paulo Guimarães, tecladista, conhecido como Paulo Paulista, formando a Legião Urbana, tendo Renato Russo como vocalista e baixista.

Suas principais influencias eram as bandas de post punk que surgiram na epoca, especificamente, Renato Russo se espelhava no trabalho de Robert Smith, vocalista do The Cure e especialmente Morrissey que era vocalista da banda The Smiths.

Após os primeiros shows, Eduardo Paraná e Paulo Paulista saíram da Legião Urbana. A vaga de guitarrista é assumida por Ico-Ouro Preto, irmão de Dinho Ouro-Preto, que fica até o início de 1983. Seu lugar é assumido definitivamente por Dado Villa-Lobos, que criou a banda Dado e o Reino Animal com Marcelo Bonfá, Dinho Ouro-Preto, Loro Jones e o tecladista Pedro Thompson. A entrada de Dado Villa-Lobos consagrou a formação clássica da banda.

À frente da Legião Urbana, que contou com o baixista Renato Rocha entre 1984 e 1989, Renato Russo atingiu o auge de sua carreira como músico, criando uma relação com os fãs que chegava a ser messiânica onde alguns adoravam o cantor como se fosse um deus. Os mesmos fãs chegavam a fazer um trocadilho com o nome da banda: Religião Urbana/Legião Urbana. Renato Russo desconsiderava este trocadilho e sempre negou ser messiânico.

Morte

Renato Russo, que se declarava católico que fazia seu próprio catolicismo, faleceu no dia 11 de outubro de 1996, às 01:15 hs, pesando apenas 45 kg, em consequência de complicações causadas pela AIDS. Ele era soropositivo desde 1989, mas jamais revelou publicamente sua doença. Deixou um filho, o produtor cultural Giuliano Manfredini, na época com apenas 7 anos de idade. O corpo de Renato Russo foi cremado e suas cinzas foram lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.

No dia 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do cantor, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, ao lado do empresário Rafael Borges, anunciaram o fim das atividades do grupo. Estima-se que a banda tenha vendido cerca de 20 milhões de discos no país durante a vida de Renato Russo.

Livros

Durante sua carreira teve quatro livros publicados e, após sua morte, outros quatro livros foram lançados. Em junho de 2009, foi lançada a biografia "Renato Russo: O Filho da Revolução", do jornalista Carlos Marcelo Carvalho. A obra é contextualizada desde o período de infância de Renato Russo, passando pela sua juventude - com acontecimentos políticos históricos da época forte de opressão da Ditadura Militar como pano de fundo - e culminando com o seu amadurecimento como homem, poeta, artista e músico.

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #RenatoRusso

6 comentários:

  1. Não, não é piada, tão pouco mentira. Talvez Eu seja sim, um grande penetra, um cara-de-pau. Bem, o que importa é que essa figurássa que já não brilha entre nós, também tive a honra de conhecer nos estudios da instinta Rádio Cidade 96 FM, em 1989 jundo a comunicadora Sandra Groth. Que saudades Renato.

    ResponderExcluir
  2. É uma tristeza uma pessoa tão inteligente e genial como foi o Renato já ter partido. Eu conheci a Legião Urbana tardiamente mas tõ muito apaixonada por eles (em especial pelo Renato. O Renato era o gênio do momento capaz de falar de sociedade e amor sem tirar o peso da bateria e da guitarra e no maispra mim suas opiniões são belissímas e inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que é cafona o que vou dizer, mas eu não encaro a morte do Renato, do Cazuza e de tantos outros jovens talentos do nosso país, como natural. Eu acho que a vida não é pra ser vivida tão intensamente, ao ponto de encurtá-la pela metade! Eles merecem todos os créditos pelo trabalho em prol da música, mas como exemplo de vida, acho que ficaram devendo!

    ResponderExcluir
  4. Espercial. Por. Toda. Minha. Vida.

    ResponderExcluir