Aracy de Almeida

ARACY TELES DE ALMEIDA
(73 anos)
Cantora e Jurada de TV

* Rio de Janeiro, RJ (19/08/1914)
+ Rio de Janeiro, RJ (20/06/1988)

Teve grande convivência com o compositor Noel Rosa. Também foi jurada do programa Show de Calouros do Programa Sílvio Santos. Era conhecida como "Dama da Central do Brasil", pois somente viajava de trem, "A Dama do Encantado", em referência ao bairro em que morou no Rio de Janeiro, ou "O Samba em Pessoa".

Cantava samba, mas era apreciadora de música clássica e se interessava por leituras de psicanálise, além de ter em sua casa quadros de importantes pintores brasileiros como Aldemir Martins e Di Cavalcanti, com quem mantinha amizade.

Os que conviviam com ela, na intimidade ou profissionalmente, a viam como uma mulher lida e esclarecida. Tratada por amigos pelo apelido de "Araca", Noel Rosa disse, em entrevista para A Pátria, em 4 de janeiro de 1936:

"Aracy de Almeida é, na minha opinião, a pessoa que interpreta com exatidão o que eu produzo."


Aracy Almeida foi criada no subúrbio carioca, no bairro de Encantado, numa grande família evangélica. O pai, Baltazar Teles de Almeida era chefe de trens da Central do Brasil e a mãe, Dona Hermogênea, dona de casa. Tinha apenas homens como irmãos.

Estudou num colégio no bairro do Engenho de Dentro, onde foi colega do radialista Alziro Zarur, passando depois para o Colégio Nacional, no Méier.

Aracy de Almeida costumava cantar hinos religiosos na igreja Batista e, escondida dos pais, cantava músicas de entidades em terreiros de macumba e no bloco carnavalesco Somos de Pouco Falar. "Mas isso não rendia dinheirim", como Aracy dizia.

Mais tarde, conheceu Custódio Mesquita, por intermédio de um amigo. Cantou para ele a música "Bom-dia, Meu Amor" (Joubert de Carvalho e Olegário Mariano), conseguindo entrar na Rádio Educadora (depois Rádio Tamoio), em 1933. Ali mesmo, conheceu Noel Rosa e aceitou o convite, que ele lhe fez, para "tomar umas cervejas cascatinhas na Taberna da Glória". Desde este dia, o acompanhou todas as noites.


No ano seguinte, gravou para o carnaval seu primeiro disco, pela Columbia, com a música "Em Plena Folia" (Julieta de Oliveira). Em 1935, assinou seu primeiro contrato com a Rádio Cruzeiro do Sul e gravou "Seu Riso de Criança", composição de Noel Rosa, de quem se tornaria a principal intérprete.

Transferindo-se para a RCA Victor, participou do coro de diversas gravações e lançou, ainda em 1935, como solista, "Triste Cuíca" (Noel Rosa e Hervé Cordovil), "Cansei de Pedir", "Amor de Parceria" (ambas de Noel Rosa) e "Tenho Uma Rival" (Valfrido Silva).

A partir de então, tornou-se conhecida como intérprete de sambas e músicas carnavalescas, tendo sido apelidada por César Ladeira de "O Samba em Pessoa".

Trabalhou na Rádio Philips com Sílvio Caldas, no Programa Casé, na Rádio Cajuti, Rádio Mayrink Veiga e Rádio Ipanema, excursionando com Carmen Miranda pelo Rio Grande do Sul.

Em 1936 foi para a Rádio Tupi e gravou com sucesso duas músicas de Noel Rosa: "Palpite Infeliz" e "O X do Problema".


Em 1937 atuou na Rádio Nacional e destacou-se com os sambas "Tenha Pena de Mim" (Ciro de Sousa e Babau), "Eu Sei Sofrer" (Noel Rosa e Vadico) e "Último Desejo" (Noel Rosa) que faleceu nesse ano.

Gravou, em 1938, "Século do Progresso" (Noel Rosa) e "Feitiço da Vila" (Noel Rosa e Vadico), e, em 1939, lançou em disco "Chorei Quando o Dia Clareou" (Davi Nasser e Nelson Teixeira) e "Camisa Amarela" (Ary Barroso).

Para o carnaval de 1940, gravou a marcha "O Passarinho do Relógio" (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira) e, no ano seguinte, "O Passo do Canguru" dos mesmos autores.

Em 1942, lançou o samba "Fez Bobagem" (Assis Valente), "Caramuru" (B. Toledo, Santos Rodrigues e Alfeu Pinto), "Tem Galinha no Bonde" e "A Mulher do Leiteiro" (Milton de Oliveira e Haroldo Lobo). Fez sucesso no carnaval de 1948 com "Não Me Diga Adeus" (Paquito, Luis Soberano e João Cerreia da Silva) e, em 1949, gravou "João Ninguém" (Noel Rosa) e "Filosofia" (Noel Rosa e André Filho).


Entre 1948 e 1952, trabalhou na boate carioca Vogue, sempre cantando o repertório de Noel Rosa. Graças ao sucesso de suas interpretações nessa temporada, lançou pela Continental dois álbuns de 78 rpm com músicas desse compositor.

O primeiro deles, lançado em setembro de 1950, continha "Conversa de Botequim" (com Vadico), "Feitiço da Vila" (com Vadico), "O X do Problema", "Palpite Infeliz", "Não Tem Tradução" e "Último Desejo". No segundo, lançado em março de 1951, interpretou "Pra Que Mentir" (com Vadico), "Silêncio de Um Minuto", "Feitio de Oração" (com Vadico), "Três Apitos", "Com Que Roupa" e "O Orvalho Vem Caindo" (com Kid Pepe).

Foi, ao lado de Carmen Miranda, a maior cantora de sambas dos anos 30. Depois de atuar com sucesso na Boate Vogue em Copacabana na década de 40. Entre 1950 e 1951, gravou dois álbuns dedicados a Noel Rosa, que seriam responsáveis pela reavaliação da obra do "Poeta da Vila".

Mudou-se para a cidade de São Paulo em 1950, e lá viveu durante 12 anos. Em 1955, trabalhou no filme "Carnaval Em Lá Maior", de Adhemar Gonzaga, e lançou, pela Continental, um LP de dez polegadas só com músicas de Noel Rosa, no qual foi acompanhada pela orquestra de Vadico, cantando, entre outras, "São Coisas Nossas", "Fita Amarela" e as composições inéditas "Meu Barracão", "Cor de Cinza", "Voltaste" e "A Melhor do Planeta" (com Almirante).


Três anos depois, lançou pela Polydor o LP "Samba em Pessoa". Em 1962 a RCA Victor, reaproveitando velhas matrizes, editou o disco "Chave de Ouro". Em 1964, gravou com a dupla Tonico & Tinoco o cateretê "Tô Chegando Agora" (Mário Vieira) e apresentou-se com Sérgio Porto e Billy Blanco na Boate Zum-Zum no Rio de Janeiro.

Em 1965, fez vários shows no Rio de Janeiro: "Samba Pede Passagem", no Teatro Opinião. "Conversa de Botequim", dirigido por Luís Carlos Miele e Ronaldo Bôscoli, no Crepúsculo. E um espetáculo na Boate Le Club, com o cantor Murilo de Almeida.

No ano seguinte, a gravadora Elenco lançava o disco "Samba é Aracy de Almeida". Com o cômico Pagano Sobrinho, fez "É Proibido Colocar Cartazes", um programa de calouros da TV Record, de São Paulo, em 1968. No ano seguinte, a dupla apresentou-se na boate paulistana Canto Terzo. Ainda em 1969, fez o show "Que Maravilha!", no Teatro Cacilda Becker em São Paulo, ao lado de Jorge Bem Jor, Toquinho e Paulinho da Viola.

Depois disso, com a entrada da bossa nova, os intérpretes de samba já não eram tão solicitados. Aracy de Almeida trabalhou em vários programas de TV: Clube do Bolinha (TV Tupi), com Mário Montalvão; Buzina do Charinha (TV Globo); Programa Sílvio Santos; Programas na TV Educativa; Programa da Pepita Rodrigues, na TV Manchete; Programa do Perlingeiro, na TV Excelsior; Almoço Com As Estrelas, com Aérton Perlingeiro, entre outros.


Em 1988, Aracy de Almeida teve um Edema Pulmonar. No início, ficou internada em São Paulo, retornando ao Rio de Janeiro para o Hospital da SEMEG, na Tijuca. Sílvio Santos a ajudou financeiramente na época em que esteve doente e lhe telefonava todos os dias às 18 horas para saber como ela estava.

Depois de dois meses em coma, voltou a lucidez por dois dias, e, num súbito aumento de pressão arterial, faleceu no dia 20 de junho, aos 74 anos. Seu corpo foi velado no Teatro João Caetano, visto que seu último show com Albino Pinheiro havia sido lá.

O Jardim da Saudade doou o túmulo para ela, porém já havia uma gaveta no cemitério em São Paulo, mas Adelaide não quis levá-la para lá. O Corpo de Bombeiros percorreu parte do Rio de Janeiro com o seu caixão como homenagem, passando pelos lugares importantes freqüentados por Aracy (Copacabana, Glória, Lapa, Vila Isabel, Méier e Encantado).

Ela não casou e não quis ter filhos, apesar de ter morado com alguns namorados.

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #AracyDeAlmeida

6 comentários:

  1. Quem com mais de 40 anos não se lembra da Aracy de Almeida como jurada do programa de calouros? Mas poucos viram essa mulher cantando, mesmo o Silvio Santos, me lembro de apenas uma vez, ele dar oportunidade dela cantar. Aracy foi muito próxima de Noel Rosa, mas a imagem que vai ficar, é da mulher durona, que raramente ria e estava sempre mau-humorada, que era a imagem dela como jurada, junto com outro nome marcante, José Fernandes.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Lembro dela com esses trajes sempre muito masculinos, a voz de quem fumava e bebia muito, e sua rigidez como jurada. Fiquei surpresa ao ver aqui o montão de música boa que ela gravou. Lembro de tê-la ouvido cantar apenas uma vez (e não gostei, com aquela voz).

    ResponderExcluir
  3. Ouvir Aracy cantando durante as décadas de 30,40,50,60 é um primor... Aquela voz de jurada não representa a sua afinação impecável. Oucça: https://www.youtube.com/watch?v=GMwRVdHs89Q

    E estamos conversados!!!!

    ResponderExcluir
  4. Aracy de Almeida cantora da velha guarda foi juradas de programas de Televisão, passou uma boa temporada no programa de Silvio Santos. e era uma jurada que julgava com firmeza e sempre exigia dos calouros que ali se apresentava

    ResponderExcluir
  5. Eu vou dar 10 paus.

    ResponderExcluir
  6. maestro. oscar. nelson. safuan. mestre.

    ResponderExcluir