Ronaldo Bôscoli

RONALDO FERNANDO ESQUERDO E BÔSCOLI
(66 anos)
Compositor, Produtor Musical e Jornalista

☼ Rio de Janeiro, RJ (28/10/1928)
┼ Rio de Janeiro, RJ (18/11/1994)

Ronaldo Bôscoli foi um compositor, produtor musical e jornalista brasileiro nascido no Rio de Janeiro, RJ, no dia 28/10/1928.

Nascido numa família de artistas, era sobrinho-bisneto da compositora Chiquinha Gonzaga, primo do ator Jardel Filho, e teve como primeira profissão, em 1951, o trabalho num jornal, Diário da Noite, como jornalista esportivo, período limitado à juventude. Foi nessa época que iniciou amizade com Vinicius de Moraes, que já havia jogado o seu charme para sua irmã, Lila, com quem se casaria tempos depois.

Amigo de vários músicos e artistas, e disposto a trocar as redações pela noite carioca, em 1957 escreveu sua primeira letra, "Sente", musicada por Chico Feitosa e interpretada por Norma Bengell no mesmo ano. Nesta época, reunia-se no apartamento de Nara Leão, de quem era namorado. Traiu Nara Leão com a cantora Maysa MonjardimNara Leão não perdoou o namorado nem a amiga e se afastou dos dois.

Roberto Carlos e Ronaldo Bôscoli, 1981
Ronaldo Bôscoli compunha com outros artistas as canções que ficariam conhecidas como estilo Bossa Nova. Um dos grandes nomes do movimento, compôs, com Roberto Menescal, as célebres "O Barquinho", "Nós e o Mar", "Telefone" e "Balançamba". Escreveu com Carlos Lyra duas canções, "Lobo Bobo" e "Saudade Fez Um Samba", para o histórico disco "Chega de Saudade", de João Gilberto, lançado em 1959.

Com Luís Carlos Miele produziu diversos espetáculos, o primeiro pocket-show, expressão criada por ele, apresentando, no Little Club, Odete Lara com Sérgio Mendes e Conjunto.

Organizou e dirigiu dezenas de shows em boates no lendário Beco das Garrafas, onde ganhou o apelido de O Véio, não só por ser mais velho que a turma de artistas, mas pelo jeito ranzinza e reacionário.

Elis Regina e Ronaldo Bôscoli
Foi também responsável pela produção televisiva de "O Fino da Bossa", apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues.

Ronaldo Bôscoli se casou com Elis Regina em 1967.

Ainda ao lado de Luís Carlos Mielee, trabalhou como produtor musical durante 24 anos, produzindo os espetáculos de Roberto Carlos, e na TV Globo originando programas como "Brasil Pandeiro", com Beth Faria, "Alerta Geral", com Alcione, e "Bibi 78 e 79", com Bibi Ferreira.

Ronaldo Bôscoli é pai do produtor musical João Marcelo Bôscoli, filho que teve com Elis Regina.

Durante a década de 80 seguiu escrevendo programas para a TV Globo e produzindo o show anual de Roberto Carlos, mas deixou de ter a mesma influência no cenário musical.

Morte

Ronaldo Bôscoli faleceu na sexta-feira, dia 18/11/1994, às 7h00, no Rio de Janeiro, RJ, aos 66 anos, vítima de infecção generalizada e insuficiência renal. Há cinco anos Ronaldo Bôscoli lutava contra um câncer na próstata.

Ronaldo Bôscoli morreu antes de lançar seu último trabalho, o livro "Eles e Eu", uma auto-biografia com muitas histórias sobre a música brasileira. O lançamento do livro estava previsto para terça-feira, 22/11/1994,

Ronaldo Bôscoli estava internado havia um mês no Hospital da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro

O sepultamento de Ronaldo Bôscoli aconteceu no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário