Selma do Coco

SELMA FERREIRA DA SILVA
(84 anos)
Cantora e Compositora

☼ Vitória de Santo Antão, PE (10/12/1930)
┼ Paulista, PE (09/05/2015)

Selma Ferreira da Silva, conhecida como Dona Selma do Coco ou simplesmente Selma do Coco, foi uma cantora e compositora brasileira.

Nascida em Vitória de Santo Antão, na Região da Mata de Pernambuco, no dia 10/12/1935, Selma travou conhecimento com a música tradicional pernambucana, em especial o coco de roda, desde a infância, nas festas juninas que frequentava com seus pais.

Aos 10 anos, mudou-se com a família para Recife. Casou-se muito jovem e, aos 30 anos, depois de ter um filho, Zezinho, e criar 13 sobrinhos, ficou viúva. Passou 15 anos no bairro da Mustardinha, ainda em Recife. De lá foi morar em Olinda, onde vendia tapioca. Para atrair os turistas e aumentar as vendas, cantava o coco enquanto trabalhava. Nas horas de folga passou a organizar rodas de coco e ficou famosa a partir do sucesso das rodas de coco que organizou nos fundos do seu quintal.

Nos anos 90 foi descoberta pelos jovens do movimento Manguebeat, como Chico Science, que começaram a elogiar suas músicas. Passou a se apresentar em festas populares, nas quais vendia fitas cassete gravadas artesanalmente com suas músicas.


Em 1996, apresentou-se pela primeira vez para um grande público, no Festival Abril Pro Rock. No ano seguinte, seu coco "A Rolinha" fez sucesso no carnaval de Recife e Olinda.

Gravou seu primeiro CD, "Minha História", em 1998, com músicas compostas em parceria com Zezinho. A gravação lhe valeu no ano seguinte o Prêmio Sharp.

Em 2001 foi a principal atração brasileira no 32º New Orleans Jazz & Heritage Festival, considerado o maior evento do gênero nos Estados Unidos. Apresentou-se acompanhada por três percussionistas e três vocalistas, teve seu show transmitido pela Rádio Pública de New Orleans. Apresentou-se também no Festival Lincoln Center, em New York.

Já conhecida em diversos países da Europa, em 2004, aos 68 anos, Selma integrou um grupo de artistas populares de Pernambuco, juntamente com Silvério Pessoa, entre outros, em 3 turnês internacionais, excursionando pela Europa, sendo dois meses só na Alemanha. O grupo foi convidado por diversos países para representar a música tradicional do Brasil em shows e eventos culturais. No mesmo ano lançou o CD "Jangadeiro".

Durante a excursão pela Europa, atendendo a um convite do Instituto Cultural de Berlim, gravou o disco "Heróis da Noite", ao lado de cantores africanos.

Era considerada a musa da nova geração da música de Pernambuco.

Em 2002 apresentou-se no Rio de Janeiro no Centro Cultural Ariano Suassuna.

 Morte

Selma do Coco faleceu às 16:50 hs de sábado, 09/05/2015. Ela teve falência múltipla dos órgãos após 29 dias de internamento no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, PE. A cantora e compositora havia dado entrada no hospital após ter fraturado o fêmur em uma queda. Minutos antes da morte, Selma teve uma parada cardíaca, chegando a ser reanimada, mas não resistiu.

Durante a semana a cantora foi transferida para o Hospital da Restauração, onde passou por bateria de exames que detectou uma infecção urinária. Na quinta-feira, 23/04/2015, ela passou por uma cirurgia para correção da fratura. Desde então, vinha sendo tratada com diálise, após complicações nos rins.

O velório foi realizado no Clube Vassourinhas e o enterro aconteceu no Cemitério do Guadalupe, no domingo, 10/05/2015.

Selma do Coco tinha o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, ganhado em 2008 pela relevância da sua obra musical para a cultura popular do Estado.

Discografia

  • 1998 - Minha História (Paraddoxx, CD)
  • 2004 - Jangadeiro (Independente, CD)


Participações Em Coletâneas

  • Heróis da Noite
  • Cultura Viva
  • Pernambuco em Concerto

Indicação: Douglas Bachine

2 comentários: