Terry Winter

THOMAS WILLIAM STANDEN
(57 anos)
Cantor e Compositor

* São Paulo, SP (08/05/1941)
+ São Paulo, SP (22/09/1998)

Filho de pais ingleses, Charlie Standen e Tessie Standen, começou sua carreira artística participando de comédias na sua adolescência. Antes de se tornar profissional, foi professor de inglês. Um de seus alunos trabalhava na gravadora RCA Victor, o que facilitou a gravação do seu primeiro disco, um compacto simples, que continha as músicas: "Véspera Do Fim Do Mundo" e "Não Brinque Com Fogo", usando o seu verdadeiro nome Thomas Standen. Gravou, com o mesmo nome, vários compactos, inclusive uma das músicas que obteve bastante sucesso, "O Quente".


Começou a ser reconhecido quando mudou de nome para Terry Winter. Antes, tinha usado o nome artístico Tony Temple e não deu certo. Foi primeiro artista brasileiro a gravar em inglês. Depois, surgiram outros, como por exemplo: Dave MacLean (José Carlos Gonzales), os irmãos Ralf (Ralf Richardson da Silva) e Chrystian (José Pereira da Silva Neto), Morris Albert (Maurício Alberto Kaisermann), Uncle Jack, depois Mark Davis e atualmente Fábio Jr. (Fábio Correa Ayrosa Galvão), Tony Stevens (Jessé), Edward Cliff (Jean Carlo), dentre muitos outros. Também brasileiros gravando em inglês foram os grupos Trepidants, Pholhas, Lee Jackson e Light Reflections.

Em 1962, quando se lançou com "Running For Love" e recebeu a primeira enxurrada de críticas, defendeu-se:

"Esse pessoal não está com nada. Dizem que a gente tem que fazer música em português pra ser respeitado, mas Ary Barroso compunha tango com o pseudônimo de Juan Robledo e nunca ninguém disse nada."

Terry Winter também foi o primeiro a revelar ao público que era brasileiro. Isso aconteceu no "Programa Sílvio Santos".

O cantor usou outros pseudônimos. Dizia que, em razão de não obter sucesso, o público nem notava a troca constante de nomes.

Foi lançado na Rádio Record e TV Record através do cantor Nick Savoia, no programa que ele comandava, chamado "Entrevista Orniex Com Nick Savoia".

Terry Winter casou-se com Vicky, irmã adotiva de Nick Savoia. Anos depois, porém, divorciaram.

Com o nome verdadeiro, Tommy Standen fez várias composições para os cantores na década de 60, dentre os quais Nilton César ("Chamado Interurbano", "Ao Mundo Vou Contar", "Garota Caprichosa", "Turbilhão"), Wilson Miranda ("Eu Vou Chorar Por Você"), Vanusa ("Eu Vou Ser Eu"), Agnaldo Rayol ("Nosso Caminho No Mundo") e outros.

Teve afinidade maior com Ronnie Von, quem lhe ajudou muito no período crítico de sua vida e que gravou, dentre outras, "Igual A Peter Pan" e "Minha História". Em parceria com Fred Jorge fez "Pequeno Príncipe", "Soldadinho De Chumbo" e "Paraíso".

Gravou 6 álbuns e vários compactos, destacando-se os sucessos "Summer Holliday" (Seu maior hit), "You´ll Notice Me", "Mission To Carry", "Lovely Love" e "Our Love" (Em dueto com Sylvoa Massari), "Our Love Dream", dentre outros.

Terry Winter deixou de fazer sucesso como intérprete, mas ainda frequentou as paradas graças a mais uma metamorfose: como Chico Valente, assinou vários sucessos de música sertaneja moderna como "Sonho De Um Caminhoneiro", "Mãe De Leite" (ambas gravadas por Milionário & José Rico), "Convite De Casamento" (gravadas por Ataíde & Alexandre), "Meu Velho Amigo" (Tonico & Tinoco) e "Rei Do Gado" (tema de abertura da telenovela homônima da Rede Globo) compostas em parceria com Nil Bernardes, o mesmo Neil Bernard co-autor de "Summer Holiday" e outras.


Morte

Terry Winter sofria desde criança de bronquite asmática e durante a vida toda foi muitas vezes socorrido e cuidado por sua esposa Miriam.

Em 1998, andava muito ansioso e as crises voltaram a ficar freqüentes. Numa manhã de agosto de 1998 passou mal e com a demora na chegada do resgate, ele sofreu um derrame.

Por volta da 6:00 hs foi levado para o pronto socorro do Butantã, SP, e de lá foi transferido para Hospital do Jabaquara, onde ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva. As perspectivas de recuperação eram boas e o médico que o assistia garantiu que em dois meses ele estaria saindo do hospital. Terry Winter só permitiu a visita de seus familiares.

Após 32 dias de internação, contraiu inesperadamente uma pneumonia e veio a falecer em 22/09/1998, aos 57 anos. Foi sepultado em 23/09/1998 no Cemitério Campo Grande, no bairro de Interlagos.

5 comentários:

  1. Marcos, você deixou de mencionar "Our love dream" (nosso sonho de amor), creio que o maior sucesso de Terry Winter, que fez o Brasil inteiro cantar!

    ResponderExcluir
  2. A música que ele gravou com a Sylvia Massari foi "Our love". Fez sucesso, mas não tão estrondoso quanto "Our love dream"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia, obrigado pelas informações/correções. Foi feita a alteração. Abraços e obrigado!

      Excluir
  3. O Maior sucesso e Indiscutivel Summer Holliday de 1972 com Arranjos e bases dos Os Carbonos.

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!