Sócrates

SÓCRATES BRASILEIRO SAMPAIO DE SOUZA VIEIRA DE OLIVEIRA
(57 anos)
Jogador de Futebol e Médico

* Belém, PA (19/02/1954)
+ São Paulo, SP (04/12/2011)

O Drº Sócrates, Doutor, Magrão, mais conhecido como Sócrates, foi um dos melhores jogadores de futebol do Brasil e um dos maiores ídolos do Corinthians ao lado de Luizinho, Cláudio, Roberto Rivellino, Neto, Marcelinho Carioca, dentre outros.

Foi irmão de Raí, outro famoso futebolista. Exercia a medicina, além de ser articulista da revista CartaCapital e comentarista do programa Cartão Verde da TV Cultura.

Carreira

Única unanimidade em uma pesquisa realizada, em 2006, pela revista Placar para escolher o "Time de Todos os Tempos" do Corinthians. Novamente, a única unanimidade, em uma pesquisa com especialistas, para escolher os dez maiores ídolos da história do Corinthians.

Eleito em 1983 o melhor jogador sul-americano do ano. Escolhido pela FIFA em 2004 como um dos 125 melhores jogadores vivos da história e considerado por muitas pubicações especializadas, como CNN, World Soccer e Placar, como um dos grandes jogadores de todos os tempos.

Foi um atleta reconhecido por seu estilo elegante. Uma característa do jogador que marcou sua passagem pelo futebol foi a sua habilidade e uso inteligente do calcanhar. Era um jogador completo, marcava gols de falta, de cabeça e fora-da-área com frequência. Dava assistências perfeitas para seus companheiros marcarem muitos gols.

Foi revelado pelo Botafogo Futebol Clube, clube de Ribeirão Preto, onde foi considerado um fenômeno desde o início, pois quase não treinava em função de frequentar o curso de medicina na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Nesse time ele foi campeão do 1º turno do Campeonato Paulista de 1977 e artilheiro do campeonato. Também se destacou no Campeonato Brasileiro, autor de um célebre gol de calcanhar contra o Santos em plena Vila Belmiro.


Socrátes se firmaria no Corinthians em 1978, refazendo a dupla com seu ex-companheiro Geraldo Manteiga. Mas seus grandes companheiros de ataque nesse time seriam Palhinha e o amigo Casagrande. Sócrates só aceitou jogar para valer depois que se formou na faculdade de medicina. Na Seleção Brasileira de Futebol estrearia em 1979.

Foi uma das estrelas de dois dos maiores esquadrões do futebol mundial: a Seleção Brasileira de Futebol da Copa do Mundo de 1982 e o Corinthians da década de 80. Teve ótimas atuações, marcou dois belíssimos gols nos jogos dificílimos contra União Soviética e Itália, e mostrou toda sua categoria. Mas não foi o suficiente para o Brasil se sagrar campeão.

Na Copa do Mundo de 1986 estaria novamente em ação, mas já fora de forma ideal. Ficaria ainda marcado pelo penâlti desperdiçado contra a França, na decisão que desclassificou o Brasil.

Depois de uma rápida e decepcionante passagem pelo Fiorentina, prejudicado pelos companheiros de quem suspeitava que manipulassem resultados, Sócrates retornou ao Brasil para encerrar a carreira aonde atuaria ainda no Flamengo, no Santos Futebol Clube e no Botafogo de Ribeirão Preto. Em 2004, atendendo a um convite de um amigo, ele participou de uma partida com a camisa do Garfoth Town, equipe da oitava divisão da Inglaterra.

Fora do futebol, Sócrates sempre manteve uma ativa participação política, tanto em assuntos relacionados ao bem-estar dos jogadores quanto aos temas correntes do país. Participou da campanha Diretas Já, em 1984 e foi um dos principais idealizadores do movimento Democracia Corintiana, que reivindicava para os jogadores mais liberdade e mais influência nas decisões administrativas do clube.

Morte

Em agosto de 2011, Sócrates foi internado na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein devido a uma Hemorragia Digestiva Alta causada por Hipertensão Portal.

Ainda em 2011, Sócrates seria internado mais uma vez devido a uma suposta Intoxicação Alimentar, que acabou por se transformar em um grave quadro de Choque Séptico em razão de sua condição de saúde já debilitada. O jogador morreu às 4:30 da manhã de 4 de dezembro de 2011, em decorrência do Choque Séptico.

Títulos

Botafogo-SP
  • São Paulo Campeão do 1º Turno do Campeonato Paulista: 1977

Corinthians
  • São Paulo Campeonato Paulista: 1979, 1982, 1983

Flamengo
  • Rio de Janeiro Taça Rio de Janeiro: 1986
  • Rio de Janeiro Campeonato Carioca: 1986

Seleção Brasileira
  • Brasil 3ª Colocação Copa América: 1979
  • Uruguai 2º Lugar Mundialito de Montevidéu: 1980
  • Inglaterra Taça da Inglaterra: 1981
  • França Taça da França: 1981
  • Espanha 5ª Colocação Copa do Mundo: 1982
  • Espanha Troféu Sport Billy Time Fair play Copa do Mundo 1982
  • Brasil 2ª Colocação Copa América: 1983
  • México 5ª Colocação Copa do Mundo: 1986
  • México Troféu Sport Billy Time Fair play Copa do Mundo 1986

Prêmios
  • FIFA 100: 2004
  • All-Star Team da Copa do Mundo da FIFA: 1982
  • Bola de Prata da Revista Placar: 1980
  • Melhor Jogador Sulamericano do ano eleito pelo jornal El Mundo: 1983
  • 6º Maior Jogador da Copa do Mundo FIFA de 1982: 1982
  • 5º Melhor jogador do Mundo eleito pela World Soccer: 1982
  • 100 Craques do Século - World Soccer: 1999
  • CNN Sports - 100 Maiores das Copas: 2002

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. ..Deus...como me emocionei com a noticia do falecimento de SOCRATES...que tantas alegria deu aos brasileiros com as suas belissimas jogadas...desejo o reino de Deus e a paz eterna pra esse idolo de todos os BRASILEIROS

    ResponderExcluir