Falcão

ANTÔNIO ROSA RIBEIRO
(53 anos)
Cantor

* Morrinhos, GO (1956)
+ Goiânia, GO (18/09/2009)

Falcão era o nome artístico de Antônio Rosa Ribeiro que fez dupla com Marcelo Justino de Moraes, conhecido artisticamente como Felipe.

Jornalista de formação, Falcão trabalhou em TV e apresentou festivais de música no começo de sua carreira. Foi em um desses festivais, no início da década de 1980, que conheceu Felipe. Assim surgiu a dupla Felipe & Falcão.

Figura querida no meio sertanejo, Falcão tinha 1,88m, diferente dos padrão dos cantores sertanejos, e a voz muito grave, com a qual brincava em algumas de suas canções. Entre os grandes sucessos da dupla, estão "Que Pena, Grito de Amor" e "Deixa Eu Te Amar, Por Favor".

Felipe & Falcão

Marcelo Justino de Moraes e Antônio Rosa Ribeiro, ou simplesmente Felipe & Falcão, nascidos em Jataí, GO e Morrinhos, GO, formaram uma dupla sertaneja brasileira que emplacou vários sucessos em 24 anos de carreira, até que, infelizmente no dia 18/09/2009, aos 53 anos, Falcão veio a falecer na cidade de Goiânia, vítima de uma infecção generalizada e erisipela.

O último show da inesquecível dupla sertaneja foi realizado em 20/08/2009 na cidade de Pedrinópolis, MG.

Antes do destino unir esses parceiros, Felipe trabalhou como verdureiro e caminhoneiro, mas envolvido com a música desde os 12 anos, quando começou a cantar no grupo escolar, sempre buscou sua realização na música participando de vários festivais.

Falcão por sua vez, formado em jornalismo, trabalhava como apresentador da TV Regional de Goiás e apresentava concursos de música da região, e foi em um desses concursos, onde Felipe participava como intérprete e Falcão como apresentador que foram apresentados por uma amiga em comum. Logo, a amizade não demorou a acontecer e Marcelo Moraes e Antonio Rosa descobriram a afinidade em cantar e compor juntos, ainda sem pretensão de fazer sucesso.

Recebendo o apoio de amigos e da grande incentivadora Fátima Leão, a dupla gravou o primeiro álbum em 1985, dando destaque para as músicas "Por Amor Se Morre" e "Gosto da Felicidade" obtendo grande repercussão no estado de Goiás e resultando em inúmeras apresentações pela região.

Em 1987 veio o segundo disco gravado em São Paulo e a dupla emplacou outros grandes sucessos como "Que Pena", "Você é Isso", "Homem Tem Que Ter Mulher", em todo território nacional. Esse álbum atingiu a marca de mais de 300 mil cópias vendidas e a partir daí a dupla lotou sua agenda e marcou a carreira com sucessos como "Deixa Eu Te Amar Por Favor", "Grito de Amor", "Comitiva dos Solteiros", "Nóis é Simprão de Tudo", "Hoje Não é Nosso Dia", entre outras.

Além de grande intérprete Felipe reúne em seu histórico como compositor, grandes sucessos gravados por artistas consagrados como Bruno & Marrone, Edson & Hudson, Daniel, Guilherme & Santiago e Alexandre Pires, além do talento como produtor musical.

Dupla Sertaneja Felipe & Falcão e Alcides Alves
Após a Morte de Falcão

Muito abatido com a morte de Falcão, Felipe parou de cantar por um período e, incentivado por fãs, amigos, parceiros e familiares, decidiu procurar um novo parceiro para dar continuidade à dupla. Chegou-se a cogitar um concurso, na TV, para selecionar aquele que seria o novo Falcão. Esse concurso acabou não acontecendo, pois Felipe foi apresentado por Elaine Scalon a Almiro Almeida de Oliveira, que integrava a dupla Frank & Jordão. Chamou atenção a semelhança tanto do seu porte físico, quanto da voz com o antigo Falcão.

Em maio de 2010, a nova formação foi apresentada pelo sertanejo Edson, no programa "Rota Sertaneja".

Discografia

A dupla Felipe & Falcão, em sua formação original, reuniu 14 CDs gravados e 2 DVDs. O último trabalho lançado, “Boteco”, foi produzido pelo cantor Edson, da dupla sertaneja Edson & Hudson, que também cantou ao lado de Felipe & Falcão e de Bruno, da também dupla sertaneja Bruno & Marrone.

Morte

Antônio Rosa Ribeiro morreu na noite de sexta-feira, 18/09/2009, vítima de infarto. Ele estava internado em estado grave no Hospital São Lucas, em Goiânia, por causa de uma erisipela, uma infecção causada por bactérias que começa na pele e se espalha pelos vasos linfáticos.

Por volta de 18:00 hs do sia 18/09/2009, o cantor sofreu um infarto e os médicos não conseguiram reanimá-lo. A morte foi anunciada às 23:00 hs. Falcão chegou no dia 03/09/2009 a um hospital na sua cidade natal, Morrinhos, GO, a 125 km de Goiânia, já com um quadro de infecção generalizada e suspeita de erisipela. No dia seguinte, foi levado para a UTI do Hospital São Lucas. Na última semana, seu quadro geral havia apresentado uma melhora, mas ele não resistiu à duas paradas cardíacas.

O velório e enterro ocorreram na cidade de Morrinhos.

Fonte: Notícia Sertaneja, Projeto VIP e Jornal do Povo

6 comentários:

  1. E. Duduca. Da. Dupla. Duduca. E. Dalvan. Mestres. Eu. Tenho. Muitas. Coisas. Deles.

    ResponderExcluir
  2. Eu. Tenho. Muitas. Coisas. Dessa. Dupla. Fantástica. Viva. Felipe. E. Falçao

    ResponderExcluir
  3. Foi um cantor maravilhoso.uma voz muito marcante.so ficou saudade.agora ele esta com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Jamais esquecerei o Falcão !!!
    Deus o tenha na sua Glória !!! Canta no Céu Falcão

    ResponderExcluir