Diva Pacheco

DIVA PACHECO
(72 anos)
Atriz

* Panelas, PE (02/03/1940)
+ Caruaru, PE (20/07/2012)

Diva Pacheco era viúva de Plínio Pacheco, gaúcho que idealizou e construiu o teatro de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, para abrigar a encenação mais famosa da Paixão de Cristo no Brasil. Plínio Pacheco morreu em 2002. A atriz deixou uma bisneta, oito netos e sete filhos: Xuruca, Nena, Robinson e Paschoal (já falecido), biológicos, e Flávio e Pedro, adotivos.

Diva Pacheco nasceu em Panelas, Pernambuco, em 1940. Em 1956, conheceu Plínio Pacheco, 12 anos mais velho e divorciado. A família de Diva não aprovou o relacionamento, e os dois fugiram para casar-se, voltando ao estado em 1958, como marido e mulher.

A atriz interpretou Maria nos primeiros anos da Paixão de Cristo, além de contribuir na criação de figurinos e adereços para o espetáculo. Participou de cinco filmes, entre eles "A Noite do Espantalho", Batalha dos Guararapes e A Compadecida.

Na televisão chegou a ser diretora de arte na TV Globo do Rio de Janeiro, na novela Roque Santeiro e na minissérie "Morte e Vida Severina". Seu último trabalho foi em 2005, na novela A Lua Me Disse, de Miguel Falabella, onde interpretou Sulanca.

Além de atriz, Diva Pacheco também reinava nos bailes de carnaval do Recife. Por diversas vezes venceu concursos de fantasia no Bal Masqué e Baile Municipal

Depoimento

O diretor e ator da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, Carlos Reis, relembrou o início da amizade com Diva Pacheco: "Eu a conheci em 1960 e ela já estava liga à coordenação do espetáculo com Plínio e de lá para cá estabelecemos uma amizade sólida. Ela sempre esteve à frente dos trabalhos de produção e foi um esteio na criação e fundação de Nova Jerusalém, suportando todas as dificuldade para construir o teatro".


Morte

A atriz pernambucana, imortalizada no papel de Maria na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, morreu às 9h10 da manhã de sexta-feira (20/07/2012), em Caruaru, no agreste do estado de Pernambuco. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva da Unimed Caruaru, vítima de câncer na tireoide. Segundo familiares, foi internada na quinta-feira (19/07/2012). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário