Prêntice

PRÊNTICE MACIEL TEIXEIRA
(48 anos)
Cantor e Compositor

☼ Pelotas, RS (31/05/1956)
┼ Petrópolis, RJ (25/05/2005)

Prêntice Maciel Teixeira, ou simplesmente Prêntice, foi um cantor e compositor brasileiro. Irmão de Maritza Fabiani, a Kris da dupla Kris & Cristina, começou a se interessar pela música com apenas 14 anos de idade.

Tereza Cristina, a outra irmã do cantor, era casada com Paulo Cézar Barros, integrante da banda Renato e Seus Blue Caps, e Prêntice via Paulo Cézar, aos 18 anos de idade, compondo e tocando violão, com ele começou a aprender os primeiros acordes que futuramente o levariam a compor canções que se tornaram sucessos na voz de renomados artistas.

Aos 14 anos, ingressou em uma escola de música, e chegou a ter aulas de canto com Paulo Fortes. Resolveu seguir a carreira de compositor, o que não o impediu de gravar uma de suas músicas como cantor, "Não Diga Nada", em parceria com Ed Wilson, Gilson e Ronaldo Bastos, e que na novela "Ti Ti Ti" (1985), da TV Globo, era o tema da personagem da atriz Myriam Rios, e que mais tarde seria regravada por Fábio Jr., Rodrigo Faro, Filhos da Lua e Só Pra Contrariar. A música "Você Ainda Mora Em Mim", outro sucesso de Prêntice, foi tema da novela "Jogo do Amor" (1985), do SBT.

Além de cantor, Prêntice também compunha. Além de "Não Diga Nada", são de sua autoria "Agüenta Coração" (Augusto César e Paulo Sérgio Valle), gravada por José Augusto, e que foi tema da novela "Barriga de Aluguel" (1990), também da TV Globo, "Pede a Ela", gravada por Tim Maia, "Viver e Deixar Rolar", gravada por Wando, e voltaria a atuar como intérprete, em "Ainda Acredito", com participação de Ivan Lins, "Carinhos", outro sucesso de Tim Maia, "Ama Quem Te Ama", com Elymar Santos, "Desiguais", com Alcione. Com Xuxa: "Dança da Xuxa", "O Circo", "Conta Comigo", "Boto Rosa", e "Voz dos Animais" - com esta última, ganhou o Prêmio Sharp, juntamente com Xuxa. Compôs também a música do papagaio Louro José, do programa "Mais Você".

Festival dos Festivais de 1985

Para o Festival dos Festivais, que a TV Globo fez em 1985, Prêntice interpretou "Violão e Voz", em parceria com o paranaense Heitor Valente, cantando junto com Cláudia Telles, e suas irmãs, Maritza Fabiani e Cristina.

Morte

Em 25/05/2005, seis dias antes de completar 49 anos de idade, um ataque cardíaco surpreendeu Prêntice, que morreria pouco depois.

Fonte: Wikipédia

5 comentários:

  1. Valeu pela indicação Miguel Sampaio ! Ótima página !

    ResponderExcluir
  2. Faltou citar Íntima Solidão,que é uma música linda

    ResponderExcluir
  3. eu sempre fui alucinada pelo Prêntice. Graças a Deus que a voz ficou eternizada...
    De qualquer forma, acho que ele morreu tão cedo...

    ResponderExcluir
  4. Eu era apaixona pelas musicas dele que pena que se foi tão cedo

    ResponderExcluir