Lucy Mafra

Lucy Mafra
(60 anos)
Atriz

* Vassouras, RJ (27/09/1954)
+ Vassouras, RJ (04/12/2014)

Lucy Mafra foi uma atriz brasileira. Iniciou a carreira no teatro de rua e fez sua estreia na TV na novela "Água Viva" (1980). Atuou ainda na minissérie "Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados" (1995), onde viveu Assunta. Foi Candoquinha na "Escolinha do Professor Raimundo", ainda em 1990. No cinema, fez "Eu Matei Lúcio Flávio" (1979) e "Gabriela, Cravo e Canela" (1983).

Na TV Globo Trabalhou por 30 anos, atuando nas novelas "Água Viva" (1980), "Partido Alto" (1984), "Pátria Minha" (1994), "A Próxima Vítima" (1995), "Estrela Guia" (2001) e "O Clone" (2001), onde viveu Valéria. Em "Kubanacan" (2003) foi Nadine e em "América" (2005), Claudete.

Durante as filmagens da novela "América" de Glória Perez, em 2005, Lucy Mafra foi acusada por uma camareira de ter furtado dinheiro da bolsa da atriz Christiane Torloni, em episódio que nunca foi comprovado. Lucy Mafra foi imediatamente demitida da TV Globo sem que houvessem provas e desde então nunca mais conseguiu um papel na TV.

Lucy Mafra certa vez em uma entrevista, disse que sua família sempre nutriu preconceito por ela pela fato de querer viver seu sonho de atriz e não seguir o conselho de arrumar "um emprego de verdade"

"Ela tinha uma certa rixa com essa camareira (que a acusou de furto). Neste dia que sumiu esse dinheiro da Christiane Torloni, a Lucy estava mexendo no armário dela, que ficava embaixo ou em cima do armário de Christiane Torloni. Mas ela não pegou nada. E esse foi o motivo dela ter sido afastada na novela. Colocaram o nome dela na mídia como ladra e isso acabou com sua carreira."

Andréa Mafra ainda conta que a autora de novelas Telma Guedes tinha escalado Lucy Mafra para um papel em "Joia Rara" (2013), mas o projeto não pôde ir para frente.

"Telma Guedes escalou ela, mas não pôde porque o nome dela tinha restrição na Globo."

Lucy Mafra ainda teve um outro episódio triste na vida. Nos anos 70, perdeu um filho afogado na piscina, conforme contou Andréa Mafra.

"Ela tem uma história triste de vida. Tudo começou a ficar ruim quando ela perdeu meu irmão, afogado na piscina, nos anos 70. Ele tinha três anos."

O menino era filho de Fausto Schiavo Mafra Trindade, que morreu em 1980, e também é pai de Andréa Mafra. Aliás, ela tenta na Justiça provar a paternidade.

"Não aceitaram fazer exame de DNA até hoje. A Lucy deixou exumarem meu irmão para comprovar."

Em crise financeira, foi morar com a mãe, em Vassouras, RJ, sua cidade natal, de quem cuidou até agôsto de 2014, quando a mãe morreu. Após o ocorrido e sem forças para recomeçar Lucy Mafra entrou em uma profunda depressão e desde então não conseguia sair de sua casa em Vassouras no Rio de Janeiro, onde era amparada por seus vizinhos.

Lucy Mafra estava afastada da TV desde 2005, quando participou da novela "América". Estava sem dinheiro e exercendo seu ofício apenas no teatro.

A atriz prometeu a sua família que no dia em que sua mãe viesse a falecer jamais pediria ajuda a nenhum parente. Dito e feito. O apelo vem de um primo distante que ficou comovido com a história. 

"É difícil acreditar que com uma família tão grande como a dela, ninguém se preocupe. Acredito que se lhe fosse dada uma oportunidade de voltar a atuar, sua vida poderia recomeçar!"

Após o ocorrido em 2005, Lucy Mafra deu entrevistas em programas como "Superpop", "Sônia Abrão" e "Ratinho". Promessas de um novo emprego lhe foram feitas. Mas, até então, 9 anos depois nenhuma oportunidade apareceu.

Morte

Lucy Mafra morreu na quinta-feira, 04/12/2014, aos 60 anos, após dois meses de internação em um hospital de Vassouras, município do estado do Rio de Janeiro. A atriz foi internada com depressão e, segundo sua enteada, Andréa Neves Schiavo Mafra, estava muito fraca, precisando até de ajuda para se locomover. Na quinta-feira, 27/11/2014, ela foi transferida pela CTI até que, uma semana depois, faleceu vítima de falência múltipla de órgãos, pneumonia, insuficiência respiratória e neoplasia de pulmão.

A atriz desenvolveu um quadro de depressão após o falecimento da mãe, que morreu vítima de câncer em agosto de 2014. Sem filhos e viúva, ela deixou uma enteada, a auxiliar de odontologia Andréa Neves Schiavo Mafra, de 41 anos.

"Ela passou os últimos meses cuidando da mãe em Vassouras, sua terra natal. Quando a mãe dela morreu, ela entrou em depressão, ficou sem se alimentar, sem querer mais viver e ficou muito fraca. Foi internada e passou dois meses no hospital. Nessa última semana ficou com água no pulmão e foi para o CTI. Quinta-feira de tarde, ela piorou e infelizmente me deixou!", contou Andréa, que cuidou dos preparativos do enterro que aconteceu na sexta-feira, 05/12/2014, no Cemitério de Inhaúma, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Ainda segundo a enteada, Lucy Mafra passou os últimos anos vivendo da pensão da mãe e de ajuda de amigos. "A vida dela foi muito sofrida. Ela foi muita injustiçada", lamentou Andréa.

Carreira

Televisão
  • 1980 - Água Viva ... Nurse
  • 1984 - Partido Alto ... Andreia
  • 1990 - Escolinha do Professor Raimundo ... Candoquinha
  • 1994 - Pátria Minha ... Denise
  • 1995 - A Próxima Vítima ... Alcina
  • 1995 - Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados ... Assunta
  • 1996 - Quem é Você? ... Mara
  • 1997 - Por Amor ... Santa
  • 1999 - Sandy & Junior ... Dona Xênia
  • 2000 - Malhação 2000 ... Simone
  • 2001 - Estrela-Guia ... Tânia
  • 2001 - O Clone ... Valeria
  • 2003 - Chocolate Com Pimenta ... Vanusa
  • 2003 - Kubanacan ... Nadine
  • 2005 - América ... Claudete

Cinema
  • 1977 - Os Amores da Pantera
  • 1978 - O Cortiço ... Leoni
  • 1978 - O Gigante da América
  • 1978 - Reformatório das Depravadas
  • 1979 - Eu Matei Lúcio Flávio ... Verinha
  • 1983 - Gabriela, Cravo e Canela ... Sinhazinha


Indicação: Miguel Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário