Tuca

VALENIZA ZAGNI DA SILVA
(33 anos)
Cantora e Compositora

☼ São Paulo, SP (17/10/1944)
┼ São Paulo, SP (08/05/1978)

Tuca foi uma cantora e compositora brasileira. Formou-se em música erudita, em 1957, pelo Conservatório Paulista, começando a compor nesse mesmo ano. Fez parte do Grupo de Música Popular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Em 1962 teve, pela primeira vez, uma canção de sua autoria registrada em disco, com a gravação de sua música "Homem de Verdade", pela cantora Ana Lúcia.

Sua primeira apresentação profissional foi no programa "Primeira Audição", produzido por João Leão e Horácio Berlinck para a TV Record de São Paulo.


Participou, ainda na década de 60, dos seguintes festivais:

  • Festival Nacional de Música Popular da TV Excelsior, São Paulo, interpretando com Aírto Moreira a música "Porta Estandarte", de Geraldo Vandré e Fernando Lona, classificada em 1º lugar e premiada com o Berimbau de Ouro (1966).
  • I Festival Internacional da Canção da TV Rio, Rio de Janeiro, apresentando "Cavaleiro", de sua autoria e Geraldo Vandré, classificada em 2º lugar na fase nacional do festival (1966).
  • O Brasil Canta no Rio, interpretando, com a soprano Stella Maris, a canção de sua autoria "Paixão Segundo o Amor", classificada em 3º lugar.
  • III Festival Internacional da Canção da TV Globo, apresentando a canção "Mestre Sala", de Reginaldo Bessa e Ester Bessa (1968). 

Seu primeiro disco, "Eu, Tuca", lançado pela Chantecler, com composições de sua autoria, introduziu a viola caipira nas orquestrações.

Convidada pelo Itamaraty, participou, ao lado de Gilberto Gil e do Jongo Trio, da Semana de Arte Brasileira, realizada na África.

De volta ao Brasil, apresentou-se com Miéle e Ronaldo Bôscoli no Rui Bar Bossa, no Rio de Janeiro, com o show "Uma Noite Perdida". Ainda com Miéle, inaugurou a Boate Blow Up em São Paulo e apresentou-se na casa noturna Sucata no Rio de Janeiro.


Em 1969, viajou para a Europa, fixando residência em Paris durante seis anos. Fez turnês por vários países como Espanha, Itália e Holanda.

Voltou para o Brasil em 1975, para o lançamento de seu LP "Drácula, I Love You", gravado na França.

Em 1977, produziu um quadro com Fafá de Belém para o especial de Milton Nascimento realizado na TV Bandeirantes, em São Paulo, por Roberto de Oliveira.

Tuca morreu no ano seguinte, em 08/05/1978, aos 33 anos, em função de uma parada cardíaca provocada por sucessivos regimes de emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário