Bira

UBIRAJARA PENACHO DOS REIS
(85 anos)
Baixista

☼ Salvador, BA (05/09/1934)
┼ São Paulo, SP (22/12/2019)

Ubirajara Penacho dos Reis, mais conhecido como Bira, foi um músico brasileiro, nascido em Salvador, BA, no dia 05/09/1934.

Natural de Salvador, BA, Ubirajara Penacho dos Reis ficou conhecido como "Bira do Jô". Tocava baixo elétrico no Sexteto do Jô, que se apresentava diariamente no "Programa do Jô", sempre seguindo as piadas do apresentador com seu riso peculiar.

O sexteto era formado por Bira (baixo elétrico), Tomati (guitarra elétrica), Osmar Barutti (piano), Chiquinho Oliveira (trompete), Derico (saxofone) e Miltinho (bateria). O grupo acompanhou o apresentador Jô Soares nos programas "Jô Soares Onze e Meia", no SBT, e "Programa do Jô", da TV Globo.

Bira ganhou ganhou popularidade no talkshow por sua risada forte e alta.

Bira foi endorser da fabricante de instrumentos musicais Tagima. Tinha um Tagima modelo Music Man de cor vermelho, o que mais usava, assim como seu Tagima modelo Jazz Bass cor Verde Abacate, fabricado antes do processo da Fender contra a Tagima, devido ao uso indevido de seus modelos.

Bira também utilizava chaves de fenda, rotativas e aparelhos de solda para realizar seus artifícios mecânicos.

Morte

Bira estava internado desde a última sexta-feira, 13/12/2019, em um hospital na Zona Leste de São Paulo. Bira sofreu um Acidente Vascular Cerebral, que comprometeu a parte do cérebro que comanda a fala e a deglutição. A informação foi confirmada por outro ex-integrante do sexteto, o saxofonista Derico"Como ele não fala e não come, estava sendo alimentado por meio de uma sonda. Um dos efeitos colaterais desse tipo de intervenção é a broncopneumonia" disse Derico.

A complicação respiratória fez com que Bira fosse levado à UTI do Hospital Sancta Maggiore, na Mooca. Apesar da situação delicada, Derico disse o tratamento com antibióticos surtiu efeito e que o ex-colega de banda deve deixar o centro de tratamento intensivo no domingo 22/12/2019.

Nas redes sociais de Bira, um comunicado assinado pela produtora RCS Music e familiares do baixista pediu que os fãs rezassem por ele:
"Venho pedir orações ao nosso querido Bira, que encontra-se hospitalizado em estado delicado. Contamos com vocês nesta corrente de orações e pensamentos positivos. Nosso muito obrigado".
Bira faleceu às 7h00 de domingo, 22/12/2019, aos 85 anos, em São Paulo, SP

Trabalhos

  • 1991-1999 - Jô Soares Onze e Meia (SBT)
  • 2000-2016 - Programa do Jô (TV Globo)

Fonte: WikipédiaVejaExtra
#FamososQuePartiram #Bira

Nenhum comentário:

Postar um comentário