Francisco Carlos

FRANCISCO ANTÔNIO CARLOS
(63 anos)
Ator, Dramaturgo e Diretor

☼ Itacoatiara, AM (1957)
┼ Rio de Janeiro, RJ (18/12/2020)

Francisco Antônio Carlos foi um ator, dramaturgo e diretor nascido em Itacoatiara, AM no ano de 1957. Francisco tinha uma vasta obra na dramaturgia, com mais de quarenta peças escritas.

Único dramaturgo do Amazonas indicado ao Prêmio Shell, o mais importante do teatro brasileiro, Francisco Carlos também já havia dirigido diversos espetáculos, incluindo shows musicais, concertos de canto lírico, vídeo e óperas, além de experiências multimídias. Ministrou workshops de expressão cênica para cantores líricos do Coral Paulistano e Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo e do Coral Sinfônico do Estado de São Paulo.

Estudou filosofia na Universidade do Amazonas e aplicava esses conhecimentos em processos de invenção para teatro poético-filosófico. Na composição de sua estética teatral, dialogava com outras áreas artísticas, tais como música, dança, cinema, vídeo, performance, história em quadrinhos, fotografia, moda, esportes, publicidade, cibérnetica e artes plásticas.


Francisco Carlos
dirigiu e encenou, em 2011, a tetralogia "Jaguar Cibernético", de sua autoria, no Serviço Social do Comércio (SESC) Pompeia, em São Paulo. Com a tetralogia "Jaguar Cibernético" e as "Peças dos Fenômenos Urbanos Extremos" foi considerado destaque do Fringe na 20ª edição do Festival de Curitiba.

Atualmente, Francisco Carlos trabalhava com os atores Begê Muniz e Elisa Telles no projeto "Cosmos Amazônicos", contemplado no Edital Prêmio Zé Renato, de São Paulo, previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2021.

O ator também ministrava workshops de dramaturgia pelo Serviço Social do Comércio (SESC) do Amazonas em várias cidades do Brasil.

Em 2014, coordenou a Residência Teatral "Sonata Fantasma Bandeirante" na SP Escola de Teatro, em parceria com o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Morte

Francisco Carlos foi encontrado morto na manhã de sexta-feira, 18/12/2020, aos 63 anos, no Rio de Janeiro, RJ, na casa de Roberta Salgado, onde estava morando temporariamente. A suspeita é de um infarto fulminante.

Em nota, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa manifestou pesar pela morte do artista.

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #FranciscoAntonioCarlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!