Zora Yonara

CREUSA GRAMACHO CAROSELLA
(91 anos)
Radialista, Radioatriz e Astróloga

☼ Vitória, ES (1929)
┼ Rio de Janeiro, RJ (11/12/2020)

Creusa Gramacho Carosella, conhecida por Zora Yonara, foi uma radialista, radio atriz e astróloga nascida em Vitória, ES, no ano de 1929.

Iniciou a carreira ainda jovem em rádios do Espirito Santo, produzindo programas e participando de radionovelas, como "Minha Vida é Assim".

Após cursar astrologia, começou a apresentar-se, na rádio, como astróloga. Nos anos 1970,  Zora Yonara trabalhou na TVS Rio de Janeiro com o "Horóscopo" e também entre 1974 e 1980 participou no "Jornal do Almoço". O sucesso chegou, quando começou a trabalhar na TV Globo, no programa "TV Mulher", em 1982.

O nome artístico Zora Yonara foi sugerido pelo radialista Mário Luiz, ex-diretor da Rádio Globo, que faleceu aos 89 anos, em 2009. Zora, em grego, quer dizer força e coragem e Yonara era em homenagem à atriz Yoná Magalhães.


A astrologia surgiu por acaso, quando ela teve de substituir um astrólogo que faltou ao trabalho na Rádio Globo e o radialista Mário Luiz pediu para ela ler no ar o horóscopo que o astrólogo tinha feito. Posteriormente Zora Yonara foi até a Itália, Egito e outros países atrás de conhecimento, livros e formação nos astros.

Posteriormente, passou a ter um quadro no "Show do Antônio Carlos", onde passava aos ouvintes informações sobre astrologia, e auto-ajuda.

Em 2012, foi citada na letra do samba-enredo da escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz, que homenageava esse programa de rádio.

Zora Yonara popularizou-se no Brasil nos anos 2000 por protagonizar a propaganda do produto Castanha da Índia Atalaia.

Até maio de 2017, tinha um programa diário na Rádio Globo. Em 2018 completou sessenta anos de carreira, mas não revelava a sua data de nascimento.

Zora Yonara era viúva do italiano Bruno Carosella, falecido em 1998

Morte

Zora Yonara faleceu na tarde de sexta-feira, 11/12/2020, aos 91 anos, no Rio de Janeiro, RJ, vítima de uma pneumonia. Segundo a secretária de Zora Yonara, ela estava internada no Hospital Copa D'or, na Zona Sul do Rio de Janeiro, há 10 dias. Ela sofria do Mal de Alzheimer.

Em nota, o hospital lamentou a morte de Zora Yonara, mas não deu mais detalhes sobre seus problemas de saúde.

O corpo de Zora Yonara foi sepultado no sábado, 12/12/2020, no Cemitério São João Baptista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #ZoraYonara

2 comentários:

  1. O famoso programa da Rádio Tupi, Show do Antônio Carlos, perdeu em sequencia três de seus componentes: Aldenora Santos, a Pudica, em outubro/2019, Juçara Carioca, a Juju, em outubro/2020 e agora Zora Yonara em dezembro/2020.

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Eu soube agora! Adorava ela. Minha mãe ouvia todos os dias na rádio. Foi uma grande perda, Deus a tenha.

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!