Yoná Magalhães

YONÁ MAGALHÃES GONÇALVES MENDES DA COSTA
(80 anos)
Atriz

☼ Rio de Janeiro, RJ (07/08/1935)
┼ Rio de Janeiro, RJ (20/10/2015)

Yoná Magalhães Gonçalves Mendes da Costa foi uma atriz brasileira. Começou a sua carreira na Rádio e TV Tupi em 1954, desempenhando pequenos papéis e fazendo figuração. Depois de muito trabalho, teve a sua grande chance e surgiram os grandes papéis e personagens de destaque. Tudo isto ainda antes do vídeo-tape. Quando este surgiu, Yoná Magalhães já estava casada com o produtor Luís Augusto Mendes, pai do seu filho, Marcos Mendes.

Apesar de estar afastada do Rio de Janeiro, tendo ido morar na Bahia, não abandonou o trabalho. Em Salvador, com o grupo A Barca, formado por ex-alunos da escola de teatro e sob a direção de Luís Carlos Maciel, participou em grandes clássicos da TV Itapoã. Convidada por Glauber Rocha, participou também da gravação de "Deus e o Diabo na Terra do Sol", como Rosa, filmando em Monte Santo, na Bahia.

No teatro trabalhou com vários autores brasileiros como Vicente Pereira, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Guilherme Figueiredo, Miguel Falabella, Pedro Bloch, Alcione Araújo e Carlos E. Neves. Contudo, dedicou-se mais à televisão, onde realizou a maioria dos seus trabalhos.

Em 1964 voltou ao Rio de Janeiro, grávida, tendo sido neste ano que nasceu Marcos Mendes. Ainda antes de voltar ao vídeo, foi dirigida por Sérgio Cardoso, tendo recebido um convite da atriz Nathália Timberg para trabalhar na peça "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, encenada no Teatro Municipal. Participou ainda nas montagens de "Terror e Miséria no Terceiro Reich", de Bertolt Brecht, e em "Os Físicos", de Dürrenmat, antes de criar sua própria Companhia, com a qual encenou "O Pecado Imortal" e "Os Inimigos Não Mandam Flores", de Pedro Bloch.

Popularidade: 1966-1978

A popularidade veio em março de 1966, quando foi convidada por Walter Clark para participar na novela "Eu Compro Esta Mulher" (1966), de Glória Magadan, onde formou par com o ator Carlos Alberto, sendo o primeiro par romântico da emissora. A atriz trabalhou ainda em outras novelas da mesma autora, tais como "O Sheik de Agadir" (1966), com Leila Diniz e Marieta Severo, "A Sombra de Rebecca" (1967), "O Homem Proibido" (1968), "A Gata de Vison" (1968/1969), onde contracenou com Tarcísio Meira e Geraldo Del Rey, e "A Ponte dos Suspiros" (1969). Com o ator Carlos Alberto Yoná Magalhães formou a dupla mais famosa da televisão brasileira.

Yoná Magalhães foi a primeira mocinha do casting da Rede Globo.

Transferiu-se para a TV Tupi, de São Paulo, em 1971, junto com Carlos Alberto, tendo ambos participado na novela "Simplesmente Maria", dirigida por Walter Avancini.

Em 1972, de volta à TV Globo, Yoná Magalhães integrou a novela "Uma Rosa Com Amor", ao lado de Marília Pêra e Paulo Goulart. Escrita por Vicente Sesso, com a direção de Walter Campos, a novela contava a história da secretária Serafina Rosa Petroni, Marília Pêra, e do seu amor pelo patrão, Claude Antoine GeraldiPaulo Goulart. Na trama, Yoná Magalhães deu vida a Nara Paranhos de Vasconcelos, que rivalizava com Serafina pelo amor de Claude.

No ano seguinte, integrou o elenco de "O Semideus" (1973), de Janete Clair, sob a direção de Daniel FilhoWalter Avancini. Faziam parte do elenco, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Francisco Cuoco, entre outros.

Em 1974, atuou em "Corrida do Ouro", de Lauro César Muniz, que teve a colaboração de Gilberto Braga e a direção de Reynaldo Boury.

Em 1975, a atriz atuou em duas novelas: "Cuca Legal", de Marcos Rey, sob a direção de Oswaldo Loureiro, e "O Grito", de Jorge Andrade, que foi dirigida por Walter Avancini, Roberto Talma e Gonzaga Blota.

Em 1976, Yoná Magalhães integrou o elenco de "Saramandaia", de Dias Gomes, sendo novamente dirigida pelo mesmo trio. Yoná Magalhães participou, ainda de "Espelho Mágico" (1977), de Lauro César Muniz, com direção de Daniel Filho, Gonzaga Blota e Marco Aurélio Bagno. No enredo, que retratava o quotidiano dos profissionais que trabalham na televisão, Yoná Magalhães interpretou Nora Pelegrini, uma ex-estrela que desempenhava papéis secundários.

"Sinal de Alerta", escrita por Dias Gomes e Walter George Durst, em 1978, apresentou a atriz no papel da jornalista Talita, proprietária da Folha do Rio, um jornal que liderava uma campanha contra a deterioração do meio ambiente. A novela teve direção de Jardel Mello, Gonzaga Blota e Paulo Ubiratan.

TV Tupi e Volta à Rede Globo:  1979-1989

No final da década de 70, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou na TV Tupi, atuando na novela "Gaivotas" (1979), de Jorge Andrade, e na TV Bandeirantes, onde participou nas novelas "Cavalo Amarelo" (1980), de Ivani Ribeiro, "Os Imigrantes" (1981), de Benedito Ruy Barbosa, Wilson Aguiar Filho e Renata Palottini, e "Maçã do Amor" (1983), de Wilson Aguiar Filho.

Depois, de volta ao Rio de Janeiro e à TV Globo, Yoná Magalhães viveu a jovem americanófila Maria das Graças, na novela "Amor Com Amor Se Paga" (1984), escrita pela autora Ivani Ribeiro e dirigida por Atílio Riccó, Jayme Monjardim e Gonzaga Blota.

No ano seguinte, participou na novela de maior sucesso da história da TV Globo: "Roque Santeiro" (1985), de Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Na trama, dirigida por Paulo Ubiratan, Jayme Monjardim, Gonzaga Blota e Marcos Paulo, a atriz deu vida a Matilde, dona de uma boate onde trabalhavam as dançarinas Ninon (Cláudia Raia) e Rosaly (Isis de Oliveira).

A seguir, Yoná Magalhães integrou a novela "O Outro" (1987), escrita por Aguinaldo Silva, na qual interpretou a exuberante Índia do Brasil, secretária do personagem Denizard, interpretado por Francisco Cuoco.

Em 1989 desempenhou um papel em "Tieta" (1989), de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, tendo dado vida a Tonha, mulher de Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), pai de Tieta (Betty Faria).

1990-2013

Em 1990, atuou em "Meu Bem, Meu Mal", de Cassiano Gabus Mendes, no papel de Valentina, irmã de Dom Lázaro, desempenhado pelo ator Lima Duarte. Dois anos depois, participou da novela "Despedida de Solteiro" (1992), escrita por Walther Negrão, Rose Calza e Ângela Carneiro, sob a direção de Reynaldo Boury, Carlos Manga Júnior e Cláudio Cavalcanti.

Até o final da década de 90, participou ainda de outras três novelas do autor Walther Negrão: "Anjo de Mim" (1996), na qual interpretou Ivete, "Era Uma Vez..." (1998), no papel de Anita, e "Vila Madalena" (1998), quando viveu Abigail Rodriguez, a Bibiana.

Em 2001, a atriz participou de duas novelas: "A Padroeira", de Walcyr Carrasco, com a direção de Walter Avancini - em seu último trabalho - e Mário Márcio Bandarra. E "As Filhas da Mãe", escrita por Silvio de Abreu, Alcides Nogueira e Bosco Brasil, com direção de Jorge Fernando.

Do autor Silvio de Abreu, Yoná Magalhães trabalhou ainda em "A Próxima Vítima" (1995), no papel de Carmela Ferreto, Cacá, uma das quatro Irmãs Ferreto, as outras foram Filomena Ferreto (Aracy Balabanian), Francisca Ferreto (Tereza Rachel) e Romana Ferreto (Rosamaria Murtinho). A personagem de Yoná Magalhães era mãe de Isabella Ferreto (Cláudia Ohana), a vilã da novela e ex-esposa de Adalberto, interpretado por Cecil Thiré, o pai de Isabella, que no final viria a ser o serial-killer da trama. O personagem de Yoná Magalhães causou grandes discussões, por ter um relacionamento com um rapaz muito mais jovem do que ela - Adriano, interpretado pelo ator Lugui Palhares.

Em "Agora é Que São Elas" (2003), novela de Ricardo Linhares, a atriz viveu Sofia, sob a direção de Roberto Talma, Leandro Nery e Amora Mautner. No ano seguinte, a atriz interpretou Flaviana, sogra do personagem de José Wilker, Giovanni Improtta, em "Senhora do Destino", de Aguinaldo Silva. Na novela, a personagem Flaviana implicava com o personagem de José Wilker por ele se relacionar com uma garota muito mais jovem do que ele, a ninfa Bébé, interpretada pela atriz Ludmila Dayer.


Em 2007, Yoná Magalhães integrou o elenco da novela "Paraíso Tropical", de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Na trama, deu vida à ex-vedete Virgínia, mulher do malandro Belisário Cavalcanti (Hugo Carvana), com quem participava em pequenos golpes que visavam, sobretudo, manter o nível de vida do casal, agora decadente. O personagem de Yoná Magalhães teve brigas memoráveis com a personagem Iracema (Daisy Lúcidi), que era síndica do Edifício Copa Mara, em Copacabana, onde as personagens moravam.

Em 2008, atuou na novela "Negócio da China", de Miguel Falabella, interpretando Suzete, mãe da protagonista Lívia (Grazi Massafera) e avó do menino Théo (Eike Duarte).

Yoná Magalhães participou também em importantes minisséries da TV Globo, como "Grande Sertão: Veredas" (1985) e "Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados" (1995), e atuou em diversas séries da emissora, entre as quais "A Vida Como Ela É", "Você Decide" e "Carga Pesada".

Em 2009, Yoná Magalhães participou na série "Tudo Novo de Novo" e da novela "Cama de Gato", ambos da Rede Globo, nesta última interpretando Adalgísa Monteiro de Brito, que armava trambiques com Severo, personagem de Paulo Goulart.

Yoná Magalhães foi protagonista de grandes sucessos da televisão como "O Sheik de Agadir" (1966), "Eu Compro Esta Mulher" (1966), "A Sombra de Rebeca" (1967), "Demian, o Justiceiro" (1967), "A Gata de Vison" (1968), "A Ponte dos Suspiros" (1969), "Simplesmente Maria" (1970), "Uma Rosa com Amor" (1972), "Cuca Legal" (1975), "Saramandaia" (1976), "O Grito" (1975), "Espelho Mágico" (1977), "Sinal de Alerta" (1978), "Gaivotas" (1979), "Cavalo Amarelo" (1980), "Maçã do Amor" (1983), "Amor Com Amor Se Paga" (1984), "O Outro" (1987) e "Vida Nova" (1988).

Com o enorme sucesso da sua personagem Matilde, a dona da boate, na novela "Roque Santeiro", foi convidada, em fevereiro de 1985, a posar nua na revista masculina Playboy, aos cinquenta anos de idade. Seu último trabalho foi na novela "Sangue Bom" (2013) interpretando a personagem Glória Pais.

Morte

Yoná Magalhães morreu no Rio de Janeiro, na manhã terça-feira, 20/10/2015, aos 80 anos. Ela estava internada desde o dia 18/10/2015 na Casa de Saúde São José, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. A atriz estava no CTI do hospital devido a um problema no coração. Foi submetida a uma operação, porém não resistiu e veio a falecer às 10:05 hs do dia 20/10/2015.

O velório aconteceu no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, e seu corpo cremado no mesmo lugar às 13:30 hs.

Yoná Magalhães deixou o filho Marcos Mendes, fruto de seu casamento com o produtor Luis Augusto Mendes.

Isis de Oliveira, Yoná Magalhães e Claudia Raia na novela "Roque Santeiro"
Novelas

  • 2013 - Sangue Bom ... Glória Pais
  • 2011 - Tapas & Beijos ... Leda
  • 2009 - Cama de Gato ... Adalgisa
  • 2009 - Tudo Novo de Novo ... Esther (Episódios: "Sogras e Lagartos" e "Intimidades")
  • 2008 - Negócio da China ... Suzete Noronha
  • 2008 - Dicas de Um Sedutor ... Eliana (Episódio: "Amor e Amizade")
  • 2007 - Paraíso Tropical ... Virgínia Batista
  • 2005 - Carga Pesada ... Edna
  • 2005 - Sob Nova Direção ... Daslusa Fragoso
  • 2004 - Senhora do Destino ... Flaviana
  • 2004 - Um Só Coração ... Lígia do Amaral
  • 2003 - Agora é Que São Elas ... Sofia
  • 2001 - As Filhas da Mãe ... Violante Ventura
  • 2001 - A Padroeira ... Úrsula
  • 1999 - Vila Madalena ... Abigail Ramirez (Bibiana)
  • 1999 - Você Decide
  • 1998 - Era Uma Vez ... Anita
  • 1996 - Anjo de Mim ... Ivete
  • 1995 - A Próxima Vítima ... Carmela Ferreto de Vasconcellos
  • 1994 - Você Decide
  • 1993 - Sonho Meu ... Magnólia
  • 1992 - Despedida de Solteiro ... Lola
  • 1990 - Meu Bem, Meu Mal ... Valentina Venturini
  • 1989 - Tieta ... Tonha
  • 1988 - Vida Nova ... Lalá
  • 1987 - O Outro ... Índia do Brasil
  • 1985 - Roque Santeiro ... Matilde
  • 1984 - Amor Com Amor Se Paga ... Grace (Maria da Graça)
  • 1983 - Maçã do Amor ... Lia
  • 1982 - Os Imigrantes - Terceira Geração ... Mercedita
  • 1981 - Os Imigrantes ... Mercedes
  • 1980 - Dulcinéa Vai à Guerra ... Pepita
  • 1980 - Cavalo Amarelo ... Pepita
  • 1979 - Gaivotas ... Maria Emília
  • 1978 - Sinal de Alerta ... Talita
  • 1977 - Espelho Mágico ... Nora Pelegrini
  • 1976 - Saramandaia ... Zélia Tavares
  • 1975 - O Grito ... Kátia
  • 1975 - Cuca Legal ... Fátima
  • 1974 - Corrida do Ouro ... Valquíria
  • 1973 - O Semideus ... Adriana
  • 1972 - Uma Rosa Com Amor ... Nara Paranhos de Vasconcellos
  • 1970 - Simplesmente Maria ... Maria
  • 1969 - A Ponte dos Suspiros ... Leonor Dantolo
  • 1968 - A Gata de Vison ... Dolly Parker / Meggy Parker
  • 1968 - Demian, o Justiceiro ... Princesa Surama
  • 1967 - A Sombra de Rebeca ... Suzuki
  • 1966 - O Sheik de Agadir ... Janette Legrand
  • 1966 - Eu Compro Esta Mulher ... Maria Teresa
  • 1959 - Trágica Mentira
  • 1955 - As Professoras

Yoná Magalhães e Ney Latorraca em Grande Sertão: Veredas, 1985
Minisséries

  • 1995 - Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados ... Geni
  • 1985 - Grande Sertão: Veredas ... Maria Mutema

Yoná Magalhães e Geraldo Del Rey em "Deus e o Diabo na Terra do Sol"
Filmes

  • 1958 - Alegria de Viver
  • 1958 - Pista de Grama
  • 1964 - Deus e o Diabo na Terra do Sol
  • 1965 - Society em Baby-Doll
  • 1967 - Opinião Pública

Miguel Falabella e Yoná Magalhães
Teatro

  • Terror e Miséria
  • Os Físicos
  • Socity em Baby
  • Os Inimigos Não Mandam Flores
  • Balbina de Inhansãn
  • Vestido de Noiva
  • Mulher Integral
  • Falcão Peregrino
  • Vagas Para Moças de Fino Trato
  • A Partilha
  • O Milagre da Santa

Fonte: Wikipédia

Um comentário: