Carlos Alberto

CARLOS ALBERTO SOARES
(81 anos)
Ator

* Porto Alegre, RS (11/06/1925)
+ Rio de Janeiro, RJ (06/05/2007)

Carlos Alberto subiu ao palco pela primeira vez na montagem de uma peça teatral, feita pelos alunos da Escola de Arte Dramática da Universidade de Michigan, nos EUA, onde se formou em Geologia do Petróleo e Literatura Comparada.

Quando voltou ao Brasil, iniciou sua carreira no cinema no filme "Carnaval Atlântida", de José Carlos Burle e Berliet Junior, em 1952. Participou de filmes como "Carnaval Atlântida", "Pão de Açúcar", "Ravina", "Rua Sem Sol", "E Eles Não Voltaram", "O Craque", entre outros.

Na televisão, iniciou-se na TV Record, no elenco da telenovela "O Desconhecido". Depois, ao ir trabalhar na Rede Globo, foi galã das novelas "Um Rosto de Mulher", "Eu Compro Esta Mulher", "O Rei dos Ciganos", "A Sombra de Rebeca", "Demian", "O Justiceiro", "Passo dos Ventos" e "A Ponte dos Suspiros", entre 1966 e 1970. Nessa época, foi casado com a atriz Yoná Magalhães, seu par constante nas novelas.

Na época, o ator era reconhecido nas ruas e as fãs tentavam rasgar suas roupas na saída das gravações. Em 1970, mudou-se, junto com Yoná, para a Tupi, onde fez "Simplesmente Maria".

Com a separação do casal, Carlos Alberto permaneceu na TV Tupi e Yoná Magalhães foi trabalhar na TV Globo.

Ainda no início da década de 70, por volta de 1972, Carlos Alberto iniciou um relacionamento amoroso com a cantora Maysa. O casal viveu, totalmente isolado, por mais de três anos, em Maricá, no Estado do Rio de Janeiro.

Voltou para a Globo em 1975, para estrelar uma novela de Janete Clair, "Bravo!", em que interpretou um dos grandes personagens de sua carreira, o maestro Clóvis Di Lourenzo.

"Conheci Carlos Alberto quando fizemos a novela 'Na Idade do Lobo', na Tupi. Ficamos amigos e nos reencontramos em 'Bravo!', em que eu vivia a filha dele. Ele era um homem finíssimo, reservado, discreto, um gentleman", diz a atriz Bete Mendes.

Após o sucesso em "Bravo!", os papéis de destaque foram ficando cada vez mais raros a partir dos anos 80.

Em 1986, Carlos Alberto aceitou o convite do diretor Herval Rossano para retornar à TV em "Dona Beja", um grande sucesso da extinta Rede Manchete. Na emissora, atuou ainda em "Kananga do Japão", "Tocaia Grande" e "Mandacaru".

Em 2001, participou da minissérie "Os Maias", na Globo.

Seu último trabalho na TV foi uma ponta na novela "Chocolate com Pimenta", em que fez o papel de um juiz.

Trabalhou como fiscal de rendas do Estado do Rio no período em que ficou ausente da TV e chegou a candidatar-se a prefeito de Maricá, no Estado do Rio.

Segundo a amiga e atriz Dayse Lucidi, o ator tinha câncer desde 2006. O médico teria lhe dado o prognóstico de apenas quatro meses de vida.

"Tínhamos um projeto para fazer uma peça este ano", conta outra amiga, a atriz Thereza Amayo, que trabalhou com Carlos Alberto na Globo e na Tupi. "Ele era um colega maravilhoso, gentil, um ser humano raro".

O ator morreu aos 81 anos de câncer. A pedido do ator, sua morte somente foi divulgada um mês após. Na data que Carlos Alberto faria 82 anos, foi celebrada uma missa, ao meio-dia, na Igreja Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana.

Deixou a viúva Lúcia Almeida e uma filha.

Fonte: Wikipédia

6 comentários:

  1. Carlos Alberto um grande ator!!!!!!!!!!!!!saudades!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Encontro com a saudade duplo se separaram 1971 - Apos Simplesmente Maria agora esta juntos no andar la de cima a partir de hoje 20/10 - Carlos Alberto & Yona Magalhaes v

    ResponderExcluir
  3. É,eu era um Garoto ainda,quando assisti pela primeira vez
    num Bar na cidade de Montenegro-RS,a novela estrelada pelos 2 atores-Carlos Alberto soares e Yoná Magalhães "Eu Compro esta Mulher"preto e Branco ainda.que saudades desta época.estejam felizes juntos no céu....

    ResponderExcluir
  4. Passados tantos anos, o que admiro, além do talento, era sua cultura.

    ResponderExcluir
  5. O ator Carlos Alberto nasceu em Arroio Grande, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir