Arthur Sendas

ARTHUR ANTÔNIO SENDAS
(73 anos)
Empresário do Setor Varejista

* São João de Meriti, RJ (1935)
+ Rio de Janeiro, RJ (20/10/2008)

Foi o terceiro de sete filhos do casal Manuel Antônio Sendas, também comerciante, e sua esposa, Maria Soares Sendas.

Com a morte de seu pai em 1951, ingressou no comércio, ajudando no atendimento da mercearia da família, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Pouco tempo depois, rebatizou a mercearia com o nome de Casas Sendas.

A empresa cresceu na década de 1960, a partir de um armazém adquirido na Pavuna, bairro da cidade do Rio de Janeiro. Ao longo do tempo, a rede passou a integrar dezenas de lojas, e o empresário diversificou os seus negócios, criando a rede de hipermercados Bon Marché e a rede Casa Show, operando no setor de materiais de construção, paralelamente à rede, já existente, de supermercados Casas Sendas.

Em 2001, o Grupo Sendas, então com 80 lojas no Rio de Janeiro, constituindo-se na quinta maior rede de supermercados do país, anunciou a sua abertura de capital. Em 2003, o Grupo Pão de Açúcar adquiriu 42% do controle acionário das Sendas, e iniciou uma parceria com o grupo carioca.

Engajado nas políticas do setor em que atuava, Arthur Sendas presidiu a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) de 1987 a 1990. Foi ainda presidente de seu Conselho Consultivo (1991-1994), e exerceu, até outubro de 2008, a vice-presidência do Conselho.

Foi assassinado na madrugada do dia 20/10/2008 em seu apartamento no Leblon, Rio de Janeiro. Deixou descendência de seu casamento, no Rio de Janeiro.

Apos seu falecimento, foi sucedido por seu filho Arthur Sendas Filho.

Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário