Airton Rodrigues

AIRTON RODRIGUES LEITE
(71 anos)
Jornalista, Repórter, Apresentador e Analista de TV

* Campinas, SP (06/10/1922)
+ São Paulo, SP (01/11/1993)

Um dos princípais críticos do "Diário da Noite" (dos "Diários Associados", São Paulo). Apresentou os programas "Clube dos Artistas", "Almoço Com as Estrelas" (até 1980, TV TUPI; o segundo também na Rede SBT) e "Os Comunicadores" (TV TUPI) - todos com sua esposa.

Nascido em Campinas, em 1922, gostava do ambiente, das pessoas, das coisas e o que queria era divulgar, levar para os Diários Associados, aquilo que via na televisão.

Sua função realmente era de critico de TV. Foi um dos principais críticos do Diário da Noite, um dos jornais dos Associados em São Paulo. Mas passou a ser um dos principais nomes da televisão. Respeitado e amado por todos, era de uma simpatia ímpar. E era ativo muito ativo. Para o programa: "Almoço com os Artistas", por exemplo, era ele quem fazia pessoalmente os convites para as 20 ou 30 pessoas que participariam no programa, aos sábados, na hora do almoço. Era ele quem os esperava na porta da Televisão Tupi, e quem pessoalmente os conduzia aos estúdios e às cadeiras, previamente selecionadas. Depois, em alguns segundos antes do início do programa, lavava o rosto, as mãos e se preparava para apresentar o programa, sem ter sequer uma dália ou referência nas mãos. Sabia a vida de todos e os tratava como irmãos. Por isso era amado e respeitado.

Foi casado com a atriz Lolita Rodrigues por trinta anos. Eles formavam o Casal 20 da televisão. E com ela apresentou na TV Tupi os programas "Clube dos Artistas" e "Almoço com as Estrelas", ambos até 1980, quando do fechamento do canal.

Posteriormente apresentou o "Almoço Com as Estrelas" no SBT. Após a separação do casal, terminou o programa. Ainda apresentaram, ainda que separados na vida real, na TV Tupi, o programa "Os Comunicadores".

Airton Rodrigues e Lolita, cujo nome na vida real é Silvia, tiveram uma filha, que hoje é médica e, segundo a mãe, dedica-se muito aos pobres. Airton Rodrigues, ao se afastar da televisão, morou muito anos na cidade mineira de Machado.

Faleceu vítima de um Ataque Cardíaco.

Fonte: Projeto VIP e Museu da TV

5 comentários:

  1. Sem dúvida um marcante comunicador! Do incio do programa até o fim do "Almoço com as Estrelas" em 1983, sábado à tarde era esse o programa obrigatório em todos os lares. Deve ser lembrado também que este programa vespertino após o término da Tupi em julho de 1980, transferiu-se para a TV Record em São Paulo e no Rio pela TVS carioca. Em agosto de 1981 com a inauguração da TVS paulista o programa foi pra lá sendo transmitido para todo o Brasil pelo SBT. O casal se separa em 1982, mas mesmo assim o programa continua até o ano seguinte. Durante seis meses(agosto de 1983 à fevereiro de 84) a TVS/SBT cancela o "Almoço" e trás de volta após três anos e um mês o "Clube dos Artistas" comandado pelo casal. Meio ano depois, com o término do contrato, a emissora não renova com os dois e coloca como apresentador Wagner Montes e a então Miss Mundo Cátia Pedrosa. A moça não vinga e em seu lugar vem a saudosa atriz Sandra Bréa, fracasso total! Pois o programa era Aírton e Lolita.

    ResponderExcluir
  2. Esse Apresentador teve seus dias de Gloria na extinta TV Tupi, quem não lembra do Programa Clube dos Artistas com Airton Rodrigues e Lolita Rodrigues suas esposa

    ResponderExcluir
  3. Assisti muitas vezes,era bem divertido

    ResponderExcluir