Fernando Ramos da Silva

FERNANDO RAMOS DA SILVA
(19 anos)
Ator

* São Paulo, SP (29/11/1967)
+ São Paulo, SP (25/08/1987)

Fernando Ramos da Silva foi um menino de rua, nascido em São Paulo, SP, no dia 29/11/1967. Tornou-se ator ao ser escolhido para viver o personagem Pixote no filme "Pixote, a Lei do Mais Fraco", de 1981, dirigido por Héctor Babenco. O garoto foi considerado uma revelação e o filme foi muito premiado no Brasil e no exterior.

Fernando Ramos da Silva tentou continuar a carreira no Rio de Janeiro, participando da telenovela da TV Globo, "O Amor é Nosso", em 1981. Depois disso ele nunca mais se destacou, fazendo apenas pequenas participações nos filmes "Eles Não Usam Black-Tie", também de 1981, e "Gabriela, Cravo e Canela", de 1983.

Tempos depois do filme, Fernando voltou a Diadema, região do ABCD paulista, e acaba retornando à sua antiga vida, em um ambiente de total miséria e precariedade. Decidido a tentar novamente a carreira de ator, vai ao Rio de Janeiro, sendo escolhido para interpretar um personagem em uma novela da TV Globo, com a ajuda de José Louzeiro. Porém, Fernando foi demitido em pouco tempo, por não conseguir decorar os textos, já que era semi-alfabetizado.


Novamente vivendo nas ruas, se envolveu com a criminalidade, em parte devido à influência dos irmãos. Foi preso duas vezes, uma por assalto e outra por porte ilegal de arma.

Logo após um assalto, aos 19 anos, Fernando foi assassinado por policiais em 1987. Os policiais, depois de uma longa disputa judicial, ainda se encontram em liberdade.

Sua esposa, Cida Venâncio, escreveu o livro "Pixote Nunca Mais", o qual foi inspirador do filme "Quem Matou Pixote?", de José Joffily, que conta a curta trajetória de Fernando Ramos da Silva como ator e como pessoa. No filme, Fernando foi vivido pelo ator Cassiano Carneiro.

Fonte: Wikipédia

7 comentários:

  1. Escolheu seu proprio caminho tambem na vida real foi embora bonitinho bem novinho não gozou nada na vida que sirva de exemplo para esta garotada que vao caminhando sem sem rumo achando lindo ser bandido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE ISSO SIRVA DE LIÇAO AOS JOVENS QUE ACHA BANDIDO E LADRAO HEROIS BANDIDO OU E CADEIA OU CAIXAO

      Excluir
    2. Infelizmente, tem jovens que acham que a bandidagem é o melhor caminho

      Excluir
  2. Tinha tudo para ter uma vida melhor, perdeu a grande chance de um ator, não teve disciplina para estudar, teve mal influencia de seus irmãos. Por outro lado no nosso país nada é de qualidade, inclusive as leis e o sistema penitenciário que não recupera ninguém, e as nossas leis são fraquíssimas. Por outro lado há que se destacar que se as testemunhas estiverem dizendo a verdade ele estava desarmado e foi morto pela polícia com 8 tiros, sendo 5 no tórax, sou policial, temos somente uma vida, mas não me parece nem um pouco razoável matar uma pessoa com 8 tiros sem qualquer troca de tiros!

    ResponderExcluir
  3. Grande informação.Mas se formos analisar hoje nada mudou,A tecnologia só serviu´para corromper mais a sociedade,aumentar a ganância por lucro fácil e r´´apido e uma juventude que mal sabe se expressar,ler,escrever(A não sera linguagem de ''espião'' de celular android)e ainda por cima se julgam espertos.Nos anos 80 e 90 a juventude pelo tinha mais foco,ideologia e opiniões político-culturais.Hoje essa juventude não tem ideia nenhuma,100 são usuários de drogas e vagabundos vivendo às custas da familia.Saudades da miha juventude e daquela filosofia dos zines dos anos 80 e 90 e noticia a gente só via atraves da midia impressa,hoje a grande maioria noticia fútil e falsa.A população de rua aumentou e os drogadso bem piores que esses exemplos do filme Pixote.Uma vez nos anos 80,eu e minha mãe estávamos no Brás(mais precisamente Largo da Concórida para ir embora,naquela época diferente de hoje).Tinha dois ''menores'' lá não sei o que fizeram mas estavam perambulando sem camisa e de bermudas.De repente não sei o que aprotntaram mas dois PMS levaram que eram menores na idade mas bem grandes no tamanho e fortes e levaram em um banheiro público que tinha lá.Todo mundo lá saiu,a gente só escutava os gritos:Pàra senhor!Tá doendo,etc...
    E os PMS decendo o pau neles.Bem eu tinha entre 7 e 10 anos e minha mãe chocada e eu não entendi saimos de perto de lá rápido.Hoje a PM é light mas de que adianta?A bandidagem está pior e a lei nunca funcionou.Hoje o crime está até organizado.Cada tem sua opinoa.A única coisa certa de dizer é que um páis injusto em termos de imposto e socialmente falando nunca vai tomar rumo.Esse país e um trem sem rumo.Desde antes dos meus bisavos nascerem.Desde o Pedro Alvares Cabral que fez daqui colonia de exploração de riquezas,Indios,Negros e mulheres e não de desenvolvimento igual lá no Norte.A coisa toda começou ai.
    http://louismauriceyoung.tripod.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem desenhando, vai mostrar a realidade, para quem se recusa a enxergar e entender. Ali, eram garotos, recém empossados na carreira policial, que foram doutrinados a ter ódio de quem, por acaso do destino, produziu uma obra de arte que fez um estão dos sucesso e com isso, trouxe às luzes e holofotes, uma realidade que o estado fingia não existir, para não assumir uma pesada responsabilidade, por sua má gestão. Tanto a vítima quanto seus algozes, são o subproduto de um descaso com dos governantes para com seus governados e uma doutrina absurdamente irresponsável e seletista que criam monstros a produzirem dor e destruição, onde as vítimas passam a ser em geral nos jovens. Pondo em antagonismo, crianças, colocando armas legais nas mãos de umas e ilegais nas mãos de outras, estabelecendo assim, uma verdadeira guerra entre jovem decepados de futuro e oportunidades. Os dois lados são vítimas. Mas, são elegido e fomentadas a destruir seus presente e roubados seus seus futuros.

      Excluir
    2. Verdade mesmo! Triste realidade!

      Excluir