Luiz Pereira Bueno

LUIZ PEREIRA BUENO
(74 anos)
Piloto Automobilístico

☼ São Paulo, SP (16/01/1937)
┼ Atibaia, SP (08/02/2011)

Luiz Pereira Bueno cresceu em volta de carros e oficinas mecânicas. Começou sua carreira em 1958 nas Mil Milhas de Interlagos ao lado de outra lenda do automobilismo, Bird Clemente.

Integrou o departamento de competições da Willys Overland do Brasil desde o seu inicio, sob a tutela de Christian Heins o Bino. Dali formaram a maior e melhor equipe de competições que o Brasil já possuiu.

Após a morte prematura de Christian Heins nas 24 Horas de Le Mans de 1963, Luiz Antônio Greco assumiu o comando da equipe e formou um verdadeiro time de "Ases".

Além de Luiz Pereira Bueno integravam a equipe, Bird Clemente, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi Júnior, Emerson Fittipaldi, Chico Lameirão e Carol FigueiredoLuiz Pereira Bueno iria colecionar uma série imensa de vitórias nas principais provas brasileiras.

Venceu Mil Milhas, 24 Horas, 500 km, 1000 km, 12 Horas, 3 Horas de Velocidade. Foi campeão brasileiro por 5 vezes: 1967, 1968, 1972, 1973 e 1975.

Foi para a Europa e participou da temporada de Fórmula Ford em 1969 tendo como chefe de equipe ninguém menos do que Stirling Moss. Foi vice campeão, mesmo tendo começado a correr no meio do campeonato. Participou da primeira temporada de Fórmula Ford no Brasil o Torneio BUA. Venceu a etapa do Rio de Janeiro. Participou de forma brilhante da temporada de Fórmula 3 no Brasil correndo contra Alan Jones, Toni TrimmerJosé Carlos Pace, Wilson Fittipaldi os feras da categoria na época.

Luiz Pereira Bueno correu 2 provas de Formula 1 ambas realizadas no Brasil. A primeira em 1972 quando foi disputada a primeira corrida de Formula 1 no País. Pilotou um March 711 formando dupla de equipe com Ronnie Peterson.

Em 1973 participou correndo com um Surtees em companhia de José Carlos Pace.

Foi co-proprietario daquela que foi a grande equipe de competição do Brasil nos anos 70, a Equipe Hollywood. Imortalizou o Porsche 908, o Opala, o Marverick Berta, o protótipo Berta Hollywood. Enfim, Luiz Pereira Bueno, o Peroba, é uma verdadeira lenda das pistas. É o piloto que uniu a era amadoristica de Chico Landi, ao profissionalismo que tem inicio em Emerson Fittipaldi.

Morte

Após uma longa batalha contra um tumor ósseo, o paulista Luiz Pereira Bueno, um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro de todos os tempos, faleceu na manhã do dia 08/02/2011 em sua residência na cidade de Atibaia, SP.

Seu funeral aconteceu às 16h00 do dia 08/02/2011 no crematório da Vila Alpina, em São Paulo, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!