Lula Côrtes

LUIZ AUGUSTO MARTINS CÔRTES
(61 anos)
Cantor, Compositor e Poeta

* Recife, PE (20/04/1949)
+ Recife, PE (26/03/2011)

Foi um dos primeiros a fundir ritmos regionais nordestinos com o Rock'n Roll, juntamente com Zé Ramalho e outros artistas.

Em dupla com Lailson de Holanda Cavalcanti, lançou no início de 1973 o álbum Satwa, o primeiro disco independente da música brasileira moderna, com a participação de músicos que depois ficariam consagrados, como Robertinho de Recife. O álbum chegou a ser relançado na década de 2000 nos Estados Unidos pela gravadora Time-Lag Records.

Em 1975, lança o raro e cultuado álbum Paêbirú em dupla com Zé Ramalho. Quase todas as cópias do álbum foram destruídas em uma inundação, tornando-o muito difícil de ser encontrado. O álbum foi relançado em 2005 pela gravadora alemã Shadoks Music e em 2008 na Inglaterra pelo selo Mr. Bongo.

Ainda em 1976 fez parte da banda de Alceu Valença. Após isso, gravou alguns álbuns solo pela gravadora Rozenblit que nunca foram lançados. Entre eles está Rosa de Sangue, que em 2009 foi finalmente lançado pela gravadora estadunidense Time-Lag Records. Em 1980 finalmente teve um álbum solo lançado, chamado O Gosto Novo da Vida, pela gravadora Ariola.

Durante a década de 1980, a maioria de seus trabalhos foram produzidos com a Má Companhia. Côrtes também não deixou de fazer algumas colaborações com Zé Ramalho em outros álbuns, incluindo o álbum de estreia do cantor Zé Ramalho (1978), O Gosto de Água e de Amigos (1985) e o Cidades e Lendas (1996).

Lula Côrtes também publicou livros de poesia.

Morte

O músico Lula Côrtes faleceu na madrugada de sábado (26/03/2011). De acordo com o site do Diário de Pernambuco, ele sofria com um Câncer na garganta e passou mal na praia de Maracaípe. O artista, com 61 anos, foi socorrido e levado para o Hospital Barão de Lucena em Recife, mas não resistiu.

Fonte: Wikipédia e Rooda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!