Dulce Figueiredo

DULCE MARIA DE GUIMARÃES CASTRO FIGUEIREDO
(83 anos)
Primeira Dama Brasileira

* Rio de Janeiro, RJ (11/05/1928)
+ Rio de Janeiro, RJ (06/06/2011)

Dulce Figueiredo foi uma Primeira Dama Brasileira nascida no Rio de Janeiro, RJ, no dia 11/05/1928. Nascida Dulce Maria de Guimarães Castro, foi a esposa do General João Baptista de Oliveira Figueiredo, Presidente da República de 1979 a 1985. Foi a última primeira-dama do período da Ditadura Militar no país.

Dulce e Figueiredo, se conheceram na Tijuca e casaram-se em 1942. Tiveram dois filhos, Paulo Roberto e João Batista Figueiredo Filho.

Após o falecimento de seu marido, em dezembro de 1999, Dulce passou a enfrentar dificuldades financeiras. Em março de 2001, ela organizou um leilão para vender objetos pessoais que pertenceram ao seu finado marido, tendo recebido críticas da imprensa.

Entre os 218 objetos leiloados estavam uma escultura de caubói de bronze dada por Ronald Reagan, dois quadros de Di Cavalcanti, uma estátua portuguesa de Roque de Montpellier presenteada por Antonio Carlos Magalhães, um tinteiro trazido pelo Rei Juan Carlos I da Espanha, uma bandeja de prata ofertada por Augusto Pinochet e uma caixa de charutos dada por Valéry Giscard d'Estaing.

Cerca de 82% do dinheiro arrecadado foi destinado à Dulce Figueiredo, que, como viúva de general, recebia uma pensão de R$ 8.865,00.

Em junho de 2011, aos 83 anos, Dulce Figueiredo faleceu em uma clínica de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Estava bastante debilitada em função de um câncer. Seu corpo foi enterrado no mausoléu dos Figueiredos, no Cemitério do Caju.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário