Rudá de Andrade

RUDÁ PRONOMINARE GALVÃO DE ANDRADE
(78 anos)
Escritor e Cineasta

* São Paulo, SP (25/09/1930)
+ Bragança Paulista, SP (27/01/2009)

Filho de Oswald de Andrade e Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu.

Batizado como Rudá Poronominare Galvão de Andrade, por seus pais, com um ano de idade, carregou em seu nome o espírito antropofágico que marcou a história do modernismo brasileiro. Carla Caruso em seu trabalho sobre Oswald de Andrade esclarece que Rudá é o nome do deus do amor e Poronominare é o nome indígena para um um ser malicioso, humorístico. Os dois nomes são tirados de deuses da mitologia Tupiniquim, Rudá é o encarregado da reprodução de todos os seres vivos que tem a aparência de um guerreiro e vive nas nuvens. Poronominare é um herói mitológico que vive na bacia do Rio Negro, seria o primeiro ser humano criado, fundador das civilizações.

Biografia

Rudá formou-se em cinema na Itália, onde trabalhou com Vittorio de Sica. Foi também um dos criadores do Museu da Imagem e do Som, que dirigiu entre 1970 e 1981.

Na década de 1960, participou da fundação do curso de cinema da Universidade de São Paulo, onde lecionaria durante dez anos. Foi conservador da Cinemateca Brasileira, da qual era também conselheiro. Publicou também as obras completas do pai.

Na literatura, destacou-se em 1983, ao receber o Prêmio Jabuti, na categoria Biografia e Memórias, por "Cela 3 - A Grade Agride" (Ed. Globo, 2007), um livro autobiográfico de viagem a um mundo desconhecido: o das prisões europeias.

Faleceu em 27 de janeiro de 2009, em decorrência de problema cardíaco, aos 78 anos, em Bragança Paulista, estado de São Paulo. Estava internado, recuperando-se de uma fratura no fêmur sofrida em seu sítio.

Deixou a esposa Halina e três filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário