Magda Tagliaferro

MAGDALENA MARIA YVONNE TAGLIAFERRO
(93 anos)
Pianista e Professora de Piano

☼ Petrópolis, RJ (19/01/1893)
┼ Rio de Janeiro, RJ (09/09/1986)

Considerada uma das grandes pianistas brasileiras do século XX, Magda Tagliaferro impôs uma nova concepção de sonoridade feminina no teclado. Exímia intérprete, tornou-se uma referência interpretativa. Foi um símbolo da arte de tocar piano, uma personalidade de energia contagiante, um talento exuberante. Desde sempre foi reverenciada pela crítica. Desenvolveu uma brilhante carreira artística, sem nunca esquecer da missão pedagógica. Segundo ela, não há gênio no mundo que resista à falta de estudo.

Nascida em Petrópolis, filha de pais franceses, iniciou seus estudos com seu pai, fazendo sua primeira apresentação pública aos 9 anos de idade. Com 13 anos ganhou o primeiro prêmio do Conservatório de Paris.

Participou de concertos na Europa, Brasil e nos Estados Unidos. Conviveu com grandes compositores como Fauré, Maurice Ravel, Poulenc, entre outros grandes artistas do século XX, e foi também professora no Brasil e na França. Gravou seu primeiro disco em 1929 e recebeu diversos prêmios e condecorações nacionais e internacionais.


Desenvolveu uma técnica de ensino muito particular e foi criadora do que hoje chamamos de Aula Pública, que visa a educação dos alunos e a formação do público, o que hoje chamamos de masterclass.

Em 1940 fundou a Escola Magda Tagliaferro e em 1969 constituiu a Fundação Magda Tagliaferro. Para ela, o homem só poderia ser verdadeiro se, em seu desejo de perfeição, aceitasse e, até mesmo, tirasse partido de sua falibilidade.

Seu último aluno bolsista em Paris, o pianista e produtor paulista Fábio Caramuru, vem coordenando uma série de projetos culturais em sua memória, a convite da Fundação Magda Tagliaferro.

Seu nome brilha ao lado de artistas como Arthur Rubinstein, Vladimir Horowitz, Claudio Arrau, Antonieta Rudge, Guiomar Novaes e Marguerite Long.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!