Ednardo D'Ávila

EDNARDO D'ÁVILA MELLO
(72 anos)
Militar

* Rio de Janeiro, RJ (23/08/1911)
+ Rio de Janeiro, RJ (16/04/1984)

Nascido no Rio de Janeiro, ocupou diversos postos de comando e chefia e, ao lado do seu hobby principal, estudo de cidades e igrejas antigas e das técnicas de envelhecimento de gravuras, cultivou também uma atenção especial para colecionar cartas, documentos e fotografias dos fatos mais importantes dos quais participou na vida política e militar do Brasil.

Assumiu diversos cargos de destaque como o de adido militar nos Estados Unidos junto a embaixada brasileira e de chefe do Serviço Federal de Informações e Contrainformação (SFICI), mas foi como comandante do II Exército que recebeu notoriedade.

Em 19 de janeiro de 1976, foi exonerado pelo presidente Ernesto Geisel do comando do II Exército, posto que ocupava desde 1974, depois das mortes do jornalista Vladimir Herzog e do operário Manoel Fiel Filho nas dependências do DOI/CODI, em São Paulo, unidade até então subordinada a ele.

Faleceu vítima de Câncer no Hospital Central do Exército onde estava internado há 20 dias.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!