Pery Ribeiro

PERI OLIVEIRA MARTINS
(74 anos)
Cantor e Compositor

* Rio de Janeiro, RJ (27/10/1937)
+ Rio de Janeiro, RJ (24/02/2012)

Pery Ribeiro era filho de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. Tem seis irmãos (quatro por parte de pai, um de pai e mãe, e uma irmã adotiva por parte de mãe). Foi um grande admirador da obra artística de seus pais, e através deles conseguiu se decidir e apreciar a música, seguindo a carreira de cantor.

Despontou como cantor ainda na infância, e logo se tornou sucesso. Na chegada a adolescência passou a fazer shows profissionais.

Mais tarde no anos 50, passou a adotar o nome artístico de Pery Ribeiro, por sugestão do radialista César de Alencar. O primeiro disco foi gravado em 1960, mesmo ano em que estreou como compositor com a música Não Devo Insistir, com Dora Lopes. Em 1961 foi o intérprete de Manhã de Carnaval e Samba de Orfeu, ambas de Luiz Bonfá e Antônio Maria.

Pery gravou a primeira versão comercial da canção Garota de Ipanema, sucesso em todo o mundo, além de 12 discos dedicados à Bossa Nova. A partir da década de 1970, desenvolveu trabalhos mais voltados para o Jazz, ao lado de Leny Andrade, viajando pelo México e Estados Unidos, onde atuou também ao lado do conjunto de Sérgio Mendes.

Entre os 50 troféus e 12 prêmios que ganhou, estão o Troféu Roquette Pinto, o Troféu Chico Viola e o Troféu Imprensa.

Foi apresentador de programas de televisão e participou de alguns filmes no cinema nacional.

Morou muitos anos com a família em Miami, na Flórida, retornando em 2011 para a cidade do Rio de Janeiro.

Morte

Faleceu aos 74 anos, vítima de um Infarto Agudo do Miocárdio.

De acordo com a esposa de Pery, a empresária Ana Duarte, ele estava internado havia 30 dias no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte, para tratar de uma Endocardite e tinha alta programada para esta semana.

Fonte: Wikipédia

3 comentários:

  1. Grande Cantor/Compositor Filho deDalva e Herivelto no qual foi grande admirador da obra dos mesmos mais infelizmente discriminado pela midia foi um dos primeiros a gravar o Classico n. 1 da Bossa Nova Garota de Ipanema.estaria ontem completando 76 anos.Saudades

    ResponderExcluir
  2. Fui fã desde maravilhoso cantor!
    Saudades

    ResponderExcluir