Vera Abelha


VERA ABELHA
(47 anos)
Atriz e Transexual

* (1955)
+ (2002)

Vera Abelha era um travesti que circulava em São Paulo, nos anos 70 e 80, na região do Largo do Arouche. Ela usava colar de pérola, cabelo chanel e scarpin salto cinco. Vera Abelha fez muito sucesso na noite paulistana. Era chique e chegou a ser atriz, sendo protagonista de uma peça de Darcy Penteado, no Teatro Augusta.

Vera Abelha fez uma participação marcante no filme "Eu Te Amo" no ano de 1981, dirigido por Arnaldo Jabor. No filme, Vera Abelha interpretou ela mesma durante um encontro com o personagem vivido pelo ator Paulo César Pereio dentro de um carro. Vera Abelha, no filme, o travesti-psicanalista, tem por Paulo César Pereio um amor de mãe.

Vera Abelha foi a estrela da peça "A Engrenagem do Meio", de Darcy Penteado, e era uma espécie de musa invertida de Francisco Bittencourt. Foi, também, a terceira mulher no filme de Arnaldo Jabor, "Eu Te Amo".

Vera Abelha e Paulo César Pereio
Arnaldo Jabor fala sobre sua experiência com Vera Abelha:
"Uma das sequências mais impressionantes do filme talvez seja o momento em que o personagem Paulo, vivido por Paulo César Pereio, tem um encontro amoroso com um travesti - Vera Abelha. Travesti? Diria que não é bem um travesti. A seqüência, como afirmei, recebeu um tratamento meio shakesperiano, meio alucinado, mágico.
Para a cena fizemos uma lua artificial brilhando sobre as pedras do Arpoador, sobre as ondas. Ipanema vista de longe, um clima irreal. Sei o quanto é difícil encontrar um ator para fazer esse papel, por isso procuramos um travesti que se superasse, que fosse e adquirisse formas de mulher, que fosse, enfim, uma pessoa de talento e inteligência capazes de dignificar o papel, um monólogo longo e complicado. Vera Abelha foi capaz. Ela é um senhor talento!"

Um comentário:

  1. Era uma pessoa incrível , educada , fina , elegante , eu fazia escova na peruca q ela usava , enquanto crescia o cabelo , rea fazia teatro e logo depois o filme , não sabia q morreu jovem ,, uma pena . ; q Deua à tenha em bom.lugar.

    ResponderExcluir